quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

BISCATES EM DESFILE!


Pessoal:

Vou tentar sempre colocar aqui as melhores caricaturas e charges que eu encontro na net, nos jornais e revistas, para dar uma "quebrada" nas notas desse nosso resumo semanal de notícias da Política.

Se vocês tiverem algumas, pode mandar! Eu arquivo e uso quando a nota precisar.

<><><><><>

DOAÇÃO ELEITORAL TEM DE SER FEITA ÀS CLARAS!
No Brasil, se você quiser que algum projeto que beneficie a transparência vá pra frente, você tem de evitar de bater em quem reralmente manda.
Nesse semana, os partidos e a Federação Brasileira de Bancos começaram a pressão para que o Tribunal Superior Eleitoral revogue a instrução que liberava as doações de campanha por meio de cartão de crédito, adotada justamente para dar maior transparência à grana que circula em época de eleições.
Disseram que esse repasse levaria no mínimo um mês para chegar à conta de campanha, o que poderia ferir o prazo estipulado pelo próprio TSE para captação de doações (até o dia da eleição).
Além disso, ao transferir os créditos, as operadoras não informam o CPF do doador.
Segundo a Febraban, a adaptação exigiria "o desenvolvimento de sistemas pelos bancos", e não haveria mais tempo para tanto.
O TSE tem até o próximo dia 5 para resolver.
Mexer no bolso dos banqueiros? Xiii...
<><><><><>

COLANDO COM CUSPE


E por falar nisso, as regras eleitorais estão agora na fase de audiências públicas.

O TSE tem recebido vários pedidos dos partidos. O PT - por exemplo - tenta liberar as chamadas "doações ocultas". "Expressão errônea, que os jornais de circulação nacional insistem em propalar", diz o texto enviado pela sigla.
Já o diretório mineiro do PSDB pede autorização para distribuir camisetas e bonés a cabos-eleitorais.

E pergunta se poderá haver distribuição de combustível ao "pessoal a serviço".

Se o TSE não tomar cuidado, a eleição desse ano vai ser a nova festa da uva de Jundiaí.
<><><><><>

BOATARIA 1


Voltou a correr na praça ao boato de que José Serra (PSDB) pode deixar de concorrer à Presidência da República.

Quase todos os boateiros, porém, são parte (muito) interessada.
<><><><><>

BOATARIA 2

Ao mesmo tempo, aqui e ali começam a aparecer petistas que já não descartam a hipótese de o mineiro Aécio Neves aceitar ser vice em chapa encabeçada pelo governador de São Paulo.
<><><><><>

DILMA TUR INFORMA:

O comando da campanha da Dona Dilma prepara conversas da ministra com representantes de movimentos sociais que apóiam o governo Lula , assim que ela saia da Casa Civil, no fim de março.
<><><><><>

ARRUDA, A REVANCHE!

No STF já se fala que a necessidade de autorização da Assembleia para processar o governador, prevista na constituição dos Estados, pode não se aplicar ao caso de José Roberto Arruda, pois o Distrito Federal tem apenas Lei Orgânica.

A consulta do procurador-geral da República deve ser analisada pelo tribunal ainda neste semestre.
<><><><><>

É SÓ PENA VOANDO!

Apostando que Orestes Quércia (PMDB) não concorrerá, os tucanos José Anibal e Paulo Renato se bicam por uma vaga na disputa ao Senado.

E quando alguém diz aos dois que outros partidos têm nomes de maior densidade eleitoral, aliados de ambos alegam que a votação de Geraldo Alckmin para o governo paulista dará conta de eleger um senador do PSDB.
<><><><><>

BOTA LASTRO NELA!

Numa reunião de dirigentes partidários e marqueteiros para decidir qual seria a linha do programa de televisão do PV exibido na quinta-feira passada, falava-se da conveniência de apresentar a candidata à Presidência Marina Silva "sem artifícios e com naturalidade".
-Vamos mostrar a Marina de carne e osso!- defendeu um dos presentes.
A senadora pelo Acre , bem humorada, comentou:
-No meu caso, mais osso do que carne, né?
<><><><><>

A CLASSE "C" DOMINA!

A "Veja" publicou no sábado que "a classe C, a nova classe média brasileira, voltou a crescer e aparecer", com mais 2,6 milhões entre setembro e dezembro.
E domingo a manchete do jornal "O Globo" ressaltou que a "Classe C do Brasil já detém 46% da renda", segundo a FGV, representando "a maior fatia", passando os 44% das classes A e B.

O jornal ouve, de publicitários, que a mudança vem levando o setor a "rever conceitos".
<><><><><>

"SEM MEDO DO PASSADO"

Esse foi o título do artigo assinado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso publicado no domingo pelos jornais "O Globo" e "O Estado de S. Paulo". O sem noção teve a coragem de escrever: "se o lulismo quiser comparar, a briga é boa. Nada a temer".
Já na segunda, a manchete do "Estado": "Governo sai em bloco para responder a FHC". Depois, foi manchete no G1, no UOL e em outros portais: "Dilma não é líder, é reflexo de um líder, afirma FHC".
<><><><><>

DONA DILMA ATACA!

Em resposta ao ex-presidente Fernando Henrique Primeiro - o Invejoso, Dona Dilma disse que o governo Lula está pronto para comparar números de sua gestão aos de FHC.
"Se quiserem comparar, nós vamos comparar. Número por número, casa por casa, obra por obra, escola por escola, emprego por emprego", disse a Miss Simpatia.
Ela estava ao lado do Luiz e outros cinco ministros, em discurso para cerca de 400 pessoas em Governador Valadares (MG), em cerimônia de lançamento de ações vinculadas a programas federais, como PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida.
A declaração foi a resposta às recentes declarações de FHC, que chamou Dilma de "boneco" do presidente Lula e "reflexo de um líder" e que, em artigo, desafiou o governo a fazer comparações com a sua gestão "sem mentir".
A atitude do ex-presidente causou desconforto entre os tucanos. O pré-candidato do partido à sucessão de Lula, o governador José Serra (SP), vem buscando fugir de confrontos abertos com o governo federal -estratégia estimulada pelo Planalto para forçar uma eleição plebiscitária entre PT e PSDB-, em especial no tocante a comparações entre governos.
No seu discurso -em que, por duas vezes chamou Governador Valadares de Juiz de Fora-, Dilma não chegou a fazer comparações numéricas com o governo tucano. Essa função coube ao presidente Lula, em entrevista a duas rádios locais, antes da cerimônia oficial.
O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) também entrou na troca de acusações entre tucanos e governistas, e escolheu FHC como alvo. Para ele, as críticas do ex-presidente derivam de uma "vaidade misturada com inveja que tem de Lula".
Segundo Ciro, FHC é a "única pessoa que não tem moral para falar mal de Dilma, e deveria colocar a sua viola no saco". "O Serra foi a Dilma do Fernando Henrique", disse.
Ciro afirmou ainda que Dilma é a melhor opção do PT para a sucessão, mas criticou o fato de ela não ter vivência eleitoral.
O ministro Tarso Genro (Justiça), pré-candidato ao governo do RS, também abordou o assunto. Disse que FHC "sintetiza a oposição" e que busca dar um rumo a "uma oposição sem rumo".
Mas pelo menos, essa passagem da Dona Dilma por MG teve um momento de ótimo humor: depois de ouvir a ministra confundir Governador Valadares com Juiz de Fora, o líder do PSDB na Assembleia, Domingos Sávio, resolveu dar ao colega do PT, Padre João, um GPS e um mapa de Minas para ser entregue à ela, mineira de nascimento

<><><><><>


"UM ARTIGO CERTO NUM MOMENTO ERRADO"

Com o título acima, o blog de Reinaldo Azevedo na Veja.com comentou: "Seu legado tem que ser defendido? Eu acho que tem. Mas há o momento certo para saltar para o primeiro plano".

E sob o título "FHC-Serra, uma relação delicada", o blog de Luis Nassif no portal iG comentou: "Goste-se ou não, FHC é a única voz da oposição. Ocupou o espaço porque há um vácuo no PSDB que não foi preenchido".
<><><><><>

A RECONQUISTA DO IRAQUE

O site de notícias internacionais Global Post, através do seu correspondente Seth Kugel destacou: as "Exportações do Brasil para o Iraque explodiram no último ano e o frango lidera o ataque".

Também entram na conta carne, açúcar, tratores e escavadoras.
<><><><><>

ECONOMIA BRASILEIRA: SUCESSO DE PÚBLICO E CRÍTICA

Em entrevista à TV Bloomberg nessa semana, Mohamed El Erian, que dirige o fundo Pimco detalhou por que ele "prefere títulos do Brasil e moeda da China".

A razão principal é a "expectativa de que vão sobrepujar as economias desenvolvidas em riqueza". Do Brasil, ele gosta em especial da postura de "falcão" do Banco Central.

Já o "China Daily" destacou que Howard Davies, diretor da London School of Economics, declarou que a economia mundial "está se movendo para a Ásia muito rapidamente" e saudou a criação do G20, porque países como China, Índia e Brasil "agora formam uma parte imensamente importante da economia global".
<><><><><>

"O MERCADO SE DIVIDE ENTRE SERRA E DILMA"

Essa foi a manchete que o "Valor Econômico" deu ontem. O principal jornal de economia do país ouviu bancos de investimento, corretoras e outros.
Por um lado, o ex-ministro Luiz Carlos Mendonça de Barros afirmou ser "uma 'irresponsável superficialidade' acreditar que, num governo Dilma, tudo estará muito bem, pois os investidores continuarão ganhando, já que serão preservadas as políticas". Diz que ela tem "uma visão soviética das coisas, de ampliar a presença do Estado".
Por outro, relatório do ex-diretor do Banco Central Alexandre Schwartsman concluiu que "a evolução das contas públicas do Estado de São Paulo foi muito semelhante à do governo federal, não confirmando a avaliação de que Serra tenderia a ser mais duro na questão fiscal do que Dilma". Pela "realidade fria dos números, é muito parecido".
<><><><><>

DONA DILMA E LUIZ INÁCIO: ESTRELAS DA NET!

Ontem, em propaganda paga no UOL e no iG, o Partido dos Trabalhadores comemorou seu aniversário num comercial com Dilma e Lula como protagonistas.

Dele, primeiro, "Eu sou PT. A Dilma é PT. Nós todos somos PT. E você?" Dela, encerrando: "Venha com a gente. Vamos continuar mudando o Brasil".
Segundo o blog de Fernando Rodrigues, "o comercial marca a formalização da associação entre o publicitário João Santana, o PT e a campanha de Dilma". Nas "sondagens preliminares, o filme bateu muito positivamente no coração dos eleitores petistas e neutros".
<><><><><>

AS "PACIFIC LADIES"!

O jornal carioca "O Dia" deu na sexta e ecoou no exterior, em sites como Vibe, que Beyoncé e Alicia Keys gravaram clipe esta semana no Rio, em cenários como uma favela e uma escola. "Sou fã da alegria e do suíngue do Brasil. E é um bom momento de mostrar a nova fase que estão vivendo as comunidades do Rio", disse Alicia Keys ao jornal carioca.
Em todo o momento, as duas esbanjaram simpatia e contribuíram muito para a imagem da cidade no exterior.

Já falei aqui no blog várias vezes, e repito: torço muito para que a cidade do Rio de Janeiro recupere sua aura de ser um dos lugares mais legais e bonitos do planeta.
<><><><><>

PEEMEDEBICES 1

Com Michel Temer reeleito à presidência do PMDB, a preocupação imediata da cúpula do partido é o coelho tirado da cartola pelo Planalto e por setores do PT em Minas, segundo colégio maior eleitoral do país: lançar o vice José Alencar (PRB) ao governo com um companheiro de chapa petista, empurrando para a concorrida disputa do Senado o peemedebista Hélio Costa, líder nas pesquisas para sucessão estadual.

Saudado por Temer como "futuro governador de Minas", Costa foi uma das figuras mais paparicadas na convenção.

O comando do partido sabe, porém, que a operação Alencar não será fácil de ser desmontada, dada a aura de unanimidade que o enfrentamento do câncer conferiu ao vice.
<><><><><>


PEEMEDEBICES 2

Em discurso na convenção, José Sarney disse estar completando bodas de ouro por seus 25 anos no PMDB, mas logo foi lembrado de que as bodas eram de prata.

Na plateia, alguém comentou: "Esse está sempre tentando aumentar o passe". E eu completo: deve ser um lapso de memória, né? Ele pode estar véinho, mas a cabeça pras falcatruas está em dia!
<><><><><>

SONHO MEU...

Não meu, da Dona Dilma! O vice ideal no entender de muitos no Planalto, Henrique Meirelles foi acomodado no palco ao lado de Temer, vice considerado ideal por boa parte do partido.

O presidente da Câmara cochichou para o do BC: "O PMDB unido jamais será vencido".
<><><><><>

LULA LÁ? NÃO!

Ainda tentando acalmar o governador Sérgio Cabral (PMDB) - que tentará a reeleição - petistas da campanha de Dona Dilma têm dito que apenas a ministra poderá subir no palanque de Anthony Garotinho (PR).

A participação do Luiz Inácio no Rio, afirmam, seguirá outro roteiro.
<><><><><>

LABORATÓRIO PAULISTA

Já que o protótipo de coroné Ciro Gomes não vem pra São Paulo disputar pra governador, surgiu a ideia de transformar Paulo Skaf (PSB, mesmo partido do Ciro) em vice de chapa encabeçada pelo senador petista Aloizio Mercadante.

Falta apenas combinar com Skaf, que segue decidido a disputar o governo.

Quando alguém pondera que o presidente da Fiesp não terá o apoio do PT e de setores de seu próprio partido, o neossocialista dá de ombros, pois espera contar com PP e PR.
<><><><><>

PANETONEGATE, A REVANCHE!

Procuradores da República que investigam o panetonegate juntaram indícios de que Fábio Simão, ex-chefe de gabinete do governador José Roberto Arruda, montou uma rede de espionagem com o auxílio de ex-policiais.
<><><><><>

PANETONEGATE, O DESAFIO FINAL!

Exonerado do governo após o estouro da crise, Simão ainda é visto na residência oficial, em Águas Claras, onde mantinha uma sala privativa.

Segundo conhecedores da política do DF, ele frequenta os bastidores do poder há 20 anos: foi assessor do senador cassado Luiz Estevão e secretário particular de Joaquim Roriz (PSC).

Além de cuidar dos contratos com terceirizadas e das obras milionárias da Copa-2014, Simão também tinha atuação política: era a ponte do governo com o PMDB, partido ao qual é filiado.

Antes do escândalo, falava em se candidatar a deputado...

Deve ser a língua mais molhada do Planalto.
<><><><><>

PANETONEGATE BEGINS!

Às voltas com vídeos e depoimentos que complicam a cada dia a situação de José Roberto Arruda, a defesa do governador do Distrito Federal tem agora mais uma coisa com que se ocupar: no STJ, o inquérito da Operação Caixa de Pandora passará das mãos do ministro "moderado" Fernando Gonçalves, às vésperas da aposentadoria, para as do "linha dura" José de Castro Meira.

Ao incorporar a seu time de advogados o criminalista Nélio Machado, que defendeu, entre outros, o banqueiro Daniel Dantas e o bicheiro Castor de Andrade, Arruda, agora com um pedido de prisão nas costas, deixa claro que sua preocupação já não é mais política.

Enquanto isso, a PF investiga fraude em recibo de R$ 1,4 mi para panetones.Documentos foram apreendidos com aliado de Arruda e se encaixam na estratégia da defesa.
A polícia suspeita que recibos, com datas de 2004 a 2007, tenham sido feitos todos no mesmo dia. E um dos advogados do pilantra diz que papéis são autênticos...
Cadeia nele!

<><><><><>

PANETONEGATE URGENTE:

STJ decreta prisão preventiva de José Roberto Arruda

O Superior Tribunal de Justiça acabou de decretar a prisão do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, acusado de tentar subornar uma testemunha e envolvido num escândalo de suposto pagamento de propinas.

Em corte especial do tribunal, 12 ministros votaram a favor da prisão e afastamento do cargo de Arruda, enquanto dois foram contrários.

O âncora do "Jornal da Band", Ricardo Boechat, acabou de comentar a notícia numa participação especial no "Brasil Urgente" do Datena. Disse Boechat que em mais de 40 anos de profissão nunca soube da decretação de prisão de um governador no exercício do mandato.

Arruda foi preso por - no entender do STJ - estar obstruindo as investigações do panetonegate e continuar na tentativa de subornar pessoas para que não deponham contra ele.

Espero que essa ótima notícia seja o início de outra maneira de se fazer política nesse país. Pelo menos, o pessoal vai saber que, se roubar, vai preso.
<><><><><>

DATA TUCANO INFORMA:

Pesquisa realizada pós-Vox Populi e pós-CNT/ Sensus , encomendada pelos tucanos, aponta 12 pontos de vantagem de José Serra sobre Dilma Rousseff (PT) no cenário sem Ciro Gomes (PSB) na cédula.
<><><><><>

ACERTANDO O DISCURSO

Reunidos ontem para discutir o programa de governo a ser apresentado no congresso do PT, na próxima semana, os incumbidos da tarefa não se entenderam sobre três pontos.

O primeiro é a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas, que consta da minuta elaborada sob a coordenação do assessor presidencial Marco Aurélio Garcia.

Há na sigla quem ache que descontentar o setor empresarial em plena pré-campanha não é uma boa.

Outra ala acha necessário frisar no programa também o papel da iniciativa privada.

Por fim, foi detectada a necessidade de editar o trecho sobre a política de direitos humanos.
<><><><><>

EU QUERO SABER: COM QUE ELA BATEU?

Os governistas deram bobeira ontem ,e a Dona Dilma foi convocada para explicar o Programa Nacional de Direitos Humanos no Senado.

Quem viu, diz que a Miss Simpatia chegou a bater na mesa!
E eu fiquei aqui pensando: com o que será que ela bateu na mesa, hein?
<><><><><>

MALUF, O HUMILDE!

Um grupo de amigos do deputado Paulo Maluf (PP) se reuniu na semana passada num restaurante na zona sul de Sampa pra festejar os 90 anos do cantor Pedro Miguel.
Hélio Bastos, que esteve na Casa Civil quando Maluf ocupava o Palácio dos Bandeirantes (1979-1983), resolveu palpitar no repertório do aniversariante:
-Lembra da música predileta do doutor Paulo?
-Claro, mas ninguém vai acreditar...- devolveu o cantor, para em seguida levantar a plateia com a canção de Chico Buarque e Vinícius de Moraes:
-Maestro, vamos de "Gente Humilde"!
Sen-sa-cio-nal!
<><><><><>

CADA UM TEM OS AMIGOS QUE MERECE...

E pra encerrar, reproduzo aqui uma postagem de hoje no Twitter, do ótimo humorista Oscar Filho (CQC): "Enquanto o Serra recebe a Madonna, a Dilma vai no Superpop... Alô, assessoria da Dilma..."
<><><><><>

Até quinta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário