sábado, 20 de fevereiro de 2010

FESTIVAL DE BERLIM: OS PREMIADOS


Os produtores de ''The Ghost Writer'', Robert Benmussa e Alain Sarde receberam o Urso de Prata de melhor direção em nome de Roman Polanski - o terceiro de sua carreira - e se comunicaram com ele por telefone. Polanski ainda se encontra em prisão domiciliar em Zurique, na Suíça."Conversamos com ele, que está muito feliz, honrado e continua trabalhando muito", disse Benmussa na coletiva. Os produtores lembraram que o filme estreou nos Estados Unidos na sexta (19), em algumas poucas capitais. "Os resultados estão ótimos", disse Benmussa. "Isso quer dizer que as pessoas estão interessadas em filmes com boas histórias, nada além disso.''

Já Boras Alta, o menino de 7 anos que faz o papel de Yusuf em "Honey", ainda não sabe que o filme do qual é protagonista venceu o Urso de Ouro . Depois da cerimônia de entrega dos prêmios neste sábado (20), o diretor turco Semih Kaplanoglu fez um novo agradecimento público a Boras e lamentou não ter podido avisá-lo do prêmio. "Ele tem apenas 7 anos e já está dormindo", disse o cineasta na entrevista coletiva dos premiados. "Mas amanhã pretendo falar com ele por telefone e, se possível, encontrar com ele. Também quero levar o troféu à comunidade onde filmamos, já que eles contribuiram muito também para esse resultado."
O diretor e casal de atores do filme romeno "If I Want To Whistle, I Whistle", por sua vez, não tiveram que ligar para ninguém para avisar sobre os dois prêmios recebidos pelo filme. Mas receberam uma ligação do presidente da Romênia, Traian Basescu, que lhes parabenizou pela realização. "Eu fico muito feliz de saber que estou em companhia de Cristi Puiu, Cristian Mungiu, Corneliu Porumboiu e vários outros", disse Florin Serban. "Eu fiz esse filme para os romenos e espero que esses prêmios atraiam o público. Atraiu a atenção do presidente, que estará na pré-estreia do filme!"

O diretor de "Caterpillar" , Koji Wakamatsu, que recebeu o prêmio de melhor atriz para Shinobu Karajima , elogiou muito sua colaboradora, mas não sem enaltecer a parte que lhe cabe na produção. "Ela é uma atriz maravilhosa", disse ele. "Mas acho que ela não ganhou esse prêmio apenas por ser boa atriz, mas porque o filme tem um ótimo roteiro. Eu não esperava um prêmio e não esperava que [Yoji] Yamada também ganhasse, o que foi uma honra para mim." Wakamatsu confirmou que a mãe e o pai de Karajima eram atores de teatro Kabuki. "Eu tive oportunidade de fazer o filme com ela, o que foi quase por acaso", disse ele. "Mas os pais dela me ajudaram muito no início da carreira e fiquei muito feliz com o resultado."
Alexei Popogrebsky, diretor de "How I Ended This Summer", que recebeu o prêmio pelo diretor de fotografia do filme, Pavel Kostomarov. Popogrebsky disse que é a segunda vez que trabalha com Kostomarov e em um estilo totalmente diferente. "Ele não é somente um diretor de fotografia talentoso, ele é também um ótimo diretor de documentários", disse o cineasta russo. "E trabalhar com uma pessoa assim é importante porque ele tem muita sensibilidade, entende o que você quer." Kostomarov dirigiu três documentários: "Mother", "Life in Piece" e "Transformator".

O chinês Wang Quan'an , que recebeu o prêmio de melhor roteiro com Nan Jim por "Apart Together", não acreditava que ganharia um prêmio tão importante. "Foi o que pensei, porque quando Dieter - Kosslick, diretor do festival - me disse que seria o filme de abertura achei que seria inviável", disse Quan'an. "Para mim, esse prêmio é o melhor que poderia haver, porque eu escrevo os meus próprios roteiros."

Babak Najaf i, que recebeu o prêmio de melhor filme de estreia do Festival pelo filme sueco "Sebbe" , exibido na mostra Generation 14Plus, comemorou. "Vou curtir cada segundo desse prêmio", disse Najafi. "Já que é a única vez na vida em que somos estreantes como diretores."
******

E foi assim que a 60ª edição do Festival de Berlim reverenciou um - ainda - cinema desconhecido, ao entregar seu Urso de Ouro ao turco "Bal", de Semih Kaplanoglu, e Ursos de Prata ao novo cinema de Romênia e Rússia, além de premiar o ausente Roman Polanski, escolhido melhor diretor por ''The Ghost Writer''.

Polanski foi aclamado pela solidez de seu filme, onde o personagem de Ewan McGregor escreve as memórias do ex-primeiro-ministro britânico e acaba descobrindo uma trama sobre sequestros da CIA no Iraque.

"Se pudesse, também não teria vindo a Berlim para receber o prêmio. A última vez em que fui a um festival buscar um prêmio, acabei na prisão", dizia a mensagem de Polanski lida por Alain Sarde e Robert Benmussa na premiação - o cineasta foi detido em setembro quando compareceu ao festival de Zurique.

Sua inclusão na disputa foi vista como um gesto de solidariedade ao colega em dificuldades. Mas ficou evidente, acima de tudo, que Polanski continua fazendo bom cinema. E eu, como seu fã confesso, mal posso esperar a estréia desse filme aqui no Brasil!

Com "Bal", terceiro filme do turco Kaplanoglu sobre a região da Anatólia, foi premiado um estilo muito diferente de entender o cinema, por meio de uma poética feita de silêncios e sobre a figura de uma criança que só fala por meio de sussurros com seu pai.

Presidido pelo diretor alemão Werner Herzog, o júri agraciou também o filme "Eu Cand Vreau sa Fluier, Fluier" , do jovem realizador romeno Florin Serban.

Rodado em uma casa de detenção para menores romena e interpretado, à exceção dos protagonistas, por internos do local, o filme de Serban levou o Grande Prêmio Especial do Júri e o prêmio Alfred Bauer.

Herzog e seus companheiros de júri - entre eles a atriz Renée Zellweger - deixaram clara sua intenção nos prêmios de interpretação: antes de tudo, intensidade. Por isso, nada de tributos a nomes reconhecidos, como Gérard Depardieu.

A japonesa Shinobu Terajima levou o Urso de Prata de melhor atriz por sua atuação no duríssimo "Caterpillar", de Koji Wakamatsu, como a abnegada esposa de um soldado japonês que retorna da guerra sem braços nem pernas, mas decidido que sua mulher continue sendo sua escrava sexual.

Os atores russos Grigori Dobrygin e Sergei Puskepalis dividiram o Urso de Prata de melhor interpretação masculina pelo trabalho em "Kak ja Provel Etim Letom", de Alexei Popogrebsky, filme sustentado inteiramente na atuação da dupla e na paisagem polar.

O filme russo - o primeiro do país em anos a disputar prêmios em Berlim - também ganhou o Urso de Prata de melhor contribuição artística, pelo trabalho do cinegrafista Pavel Kostomarov.

Polanski foi o único grande nome entre os principais prêmios da noite, além do chinês Wang Quan'an, que dividiu com Na Jin o Urso de Prata de melhor roteiro por "Tuan Yuan". Wang venceu o Urso de Ouro de 2007 como diretor de "O Casamento de Tuya".

O que mais chamou a atenção nesse ano - não só da imensa mídia presente nessa edição, também para mim! - não foram as estrelas nem o cinema atual, mas a projeção de uma versão restaurada da obra prima das obras primas "Metrópolis" (1927), de Fritz Lang, diante do Portão de Brandeburgo e debaixo de um frio abaixo de zero! Daria dois maridos meus - e sem troco de volta - só para poder ter estado lá! Felizmente, sei que essa cópia será exibida ao ar livre ainda muitas vezes, e espero que uma dessas vezes seja aqui em SP.

Outra grande emoção nessa 60a. Edição do Festival foi a entrega do Urso de Ouro honorário à diva do cinema alemão Hanna Schygulla e ao lendário roteirista Wolfgang Kohlhaase, ativo desde os tempos da extinta Alemanha Oriental. A aparição da atriz no palco principal da Berlinale, e os aplausos que se seguiram - foram mais de 8 minutos! - com todos de pé, é, desde já, um dos momentos mais marcantes desse 2010 para mim. É uma das atrizes de que eu mais gosto, assisti a TODOS os seus filmes e achei a homenagem a ela simples, sincera e muito bonita. E "Fraulein" Schygulla, mesmo velhota, ainda dá um bom caldo!
Só nos resta agora esperar que esses filmes todos - ou ao menos a maioria - sejam exibidos por aqui.
(com EFE, UOL e Reuters)
******
Vencedores dos prêmios do 60º Festival de Cinema de Berlim

Abaixo, os ganhadores dos prêmios oficiais e de outros prêmios de júris independentes:.


Urso de Ouro: "Bal", de Semih Kaplanoglu (Turquia/Alemanha).

Prêmio Especial do Júri: "Eu cand vreau sa fluier", de Florin Serban (Romênia/Suécia).

Urso de Prata de melhor diretor: Roman Polanski, por "The Ghost Writer" (França/Alemanha/Reino Unido).

Urso de Prata de melhor ator: Grigori Dobrygin e Sergei Puskepalis, por "Kak ja Provel Etim Letom" (Rússia).

Urso de Prata de melhor atriz: Shinobu Terajima, por "Caterpillar", de Koji Wakamatsu (Japão).

Urso de Prata de melhor contribuição artística: Pavel Kostomarov, cinegrafista de "Kak Ja Provel Etim Letom", (Rússia).

Urso de Prata de melhor roteiro: Wang Quan'an e Na Jin, por "Tuan Yuan" (China).

Prêmio Alfred Bauer: "Eu cand vreau sa fluier, fluier", de Florin Serban (Romênia/Suécia).

Prêmio de melhor estreia: "Sebbe", de Babak Najafi (Suécia) Urso de Ouro de melhor Curta-metragem: "Händelse Vid Bank", de Ruben Östlund (Suécia).

Urso de Cristal da mostra Generation 14plus (cinema infanto-juvenil): "Neukölln Unlimited", de Agostino Imondi e Dietmar Ratsch (Alemanha).

Urso de Cristal da mostra Generation Kplus (cinema infantil): "Shui Yuet Sun Tau", de Alex Law (China).

Prêmio Caligari (mostra Forum): "La bocca del lupo", de Pietro Marcello (Itália).

Prêmio do público (mostra Panorama): "Lixo Extraordinário", de Lucy Walker (Reino Unido/Brasil).

Prêmio Teddy (cinema de temática gay): "The Kids Are All Right", de Lisa Cholodenko (Estados Unidos).

Prêmio C.I.A.C.E. (Confederação Internacional de Cinema de Arte e Ensaio): "Kawasakiho ruze", de Jan Hrebejk (República Tcheca), na mostra Panorama; e "Winter's Bone", de Debra Granik (EUA), na mostra Forum.

Prêmio da Federação Internacional da Crítica (Fipresci): "En Familie", de Pernille Fischer Christensen (Dinamarca), na mostra competitiva; "Parade", de Isao Yukisada (Japão), na mostra Panorama; e "El Vuelco del Cangrejo", de Oscar Ruiz de Navia (Colômbia), na mostra Forum.

Prêmio da Anistia Internacional: "Son of Babylon", de Mohammed Al-Daradji (Iraque) e "Lixo Extraordinário", de Lucy Walker (Reino Unido/Brasil).
******

No link abaixo, você pode ver trailers de todos os filmes que passaram por Berlim:

http://cinema.uol.com.br/videos/?tagId=24480,5140&tagName=festival%20de%20berlim%202010

Nenhum comentário:

Postar um comentário