quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

BISCATES EM DESFILE!

Pessoal:
Nessa semana, além do Arruda no Xadrez, tivemos a Dona Dilma e o Serra revelando serem ótimos foliões - foram a tudo quanto é festa! E a semana se encerra com o congresso do PT, que será a largada oficial da Dona Dilma candidata.

COMEÇA HOJE O CONGRESSO DO PT

O PT abre hoje em Brasília o congresso nacional que vai aclamar no sábado Dona Dilma - a simpática carnavalesca - 62, como a pré-candidata da legenda à sucessão do Luiz Inácio .
Os dirigentes petistas pretendem restringir ao máximo a possibilidade de questionamentos internos durante o evento, que deve aprovar diretriz de campanha submetendo todos os arranjos regionais do partido à estratégia nacional em favor da ainda ministra da Casa Civil.
Ex-pedetista, filiada ao PT desde março de 2001, Dona Dilma teve sua candidatura bancada diretamente pelo Luiz Inácio, de quem também foi ministra de Minas e Energia antes de assumir a Casa Civil, em 2005.
Ela fará no sábado, após a fala de Lula "a apresentando" como a candidata, o discurso final do congresso, que será encerrado com um show de Jorge Ben Jor. O PT estima gastar R$ 6,5 milhões, o que inclui transporte e hospedagem de cerca de 1.350 delegados, mais convidados.
No discurso, a ministra deve, de acordo com petistas, falar da necessidade de avanços como a qualificação do funcionalismo responsável pela execução das obras e dos programas federais.
Amanhã o partido deve aprovar as diretrizes preliminares para o programa de governo de Dilma e para a política de alianças. Nos documentos, o PT prega um fortalecimento do papel do Estado, o aprimoramento dos programas sociais e a manutenção das políticas de ajuste fiscal, entre outros pontos.
O PT deixa claro nos documentos que o objetivo de eleger Dilma "deve orientar todos os movimentos políticos", ou seja, candidaturas regionais da legenda podem ser sacrificadas.
"Quem vai conduzir o processo da candidatura e das alianças é a Dilma. O próprio Lula diz isso", diz o deputado Candido Vaccarezza (PT-SP), líder do governo na Câmara.
Nos textos, o PT critica indiretamente a atual base de Lula no Congresso, dizendo que o eventual governo Dilma precisará "de apoio parlamentar afinado com seus objetivos".
Segundo dirigentes do partido, haverá a tentativa de restringir a um limite "tolerável" os debates em torno das emendas das alas mais à esquerda. "Será o congresso da unidade. Não teremos uma agenda negativa", disse o deputado - e alcagueta mór - José Genoino (SP), integrante do Diretório Nacional que toma posse.

<><><><><>

LULA PRIMEIRO, O ÚNICO

A comparação entre as versões inicial e final do programa a ser apresentado no congresso do PT, mostra que o texto, depois de passar pelas mesas da presidência do , ganhou tom mais subserviente em relação ao atual governo. Antes, falava-se no "sucesso da transição que Lula realizou", como se a "verdadeira" gestão do partido estivesse por vir. Agora, a referência é simplesmente ao "sucesso alcançado por Lula".
A versão anterior pregava "melhor gestão dos programas de transferência de renda, que perderão importância na medida em que o crescimento acelerado provoque mais empregos". A nova, mais cautelosa, quer "aprimoramento permanente dos programas".
Menções genéricas a sucessos administrativos contidas na primeira versão do programa do PT agora são sempre acompanhadas de crédito explícito para o "governo Lula". Antes, as referências ao futuro falavam no "próximo presidente". Alguém cuidou de alterar para "presidenta".

<><><><><>

DONA DILMA, A SUCESSORA

Essa é ótima pra uma novela - mexicana, né? No roteiro concebido pelo Planalto para o sábado, quando Dona Dilma será aclamada ao final do congresso dos petistas, haverá um descolamento entre os discursos da candidata e do partido. Enquanto o PT, pela voz da nova direção, falará do futuro, ela se concentrará no que foi realizado por Lula, se apresentando como legítima e única opção de continuidade. Dona Dilma não entrará em especificidades sobre o que pretende fazer se for eleita -o comando da campanha considera que isso é assunto para mais adiante-, mas lançará na praça o mote de que, como o atual governo "fez muito" por crianças e idosos, a prioridade agora serão adolescentes e jovens.

<><><><><>

RINHA DE GALO PETISTA

Dona Dilma é a candidata do partido ao Planalto, ponto. Mas o PT abre o seu seu congresso, hoje, com algumas coisas a serem tratadas ,quanto à ocupação de cargos na nova cúpula do partido.
De saída da tesouraria, Paulo Ferreira (RS) tenta acintosamente emplacar o desconhecido conterrâneo João Motta na secretaria de Comunicação. Pela composição de forças que elegeu José Eduardo Dutra presidente da sigla, esse posto seria destinado à corrente Novo Rumo, que indicou o deputado estadual Rui Falcão. E a bancada de deputados federais quer colocar na Comunicação André Vargas (PR), que chegou a ser cotado para a tesouraria. Mas essa já é de João Vaccari (SP) e ninguém tasca. Se eles se engalfinham assim por vagas no partido, imagine como devem ser as batalhas por cargos na máquina pública...

<><><><><>

ALIANÇA PARA O "POGRÉSSIO"!

Os partidos aliados encontraram um trecho da resolução do PT sobre tática eleitoral e política de alianças que diz, com todas as letras que, apesar de destacar a vitória de Dilma e o fortalecimento das bancadas no Congresso como prioridades, o partido diz que não se pode "menosprezar a importância que têm os governos de Estado". Tá explicada a insistência com candidaturas próprias.

<><><><><>

JUVENTUDE PETISTA

Resolução apresentada pela juventude do PT quer a construção de um "Comitê Nacional de Juventude Dilma Presidenta". Sua coordenação pretende participar do dia-a-dia da "campanha geral". As vitidas da Dona Dilma ao Campus Party e outros eventos da mulekada já começar a dar resultado.

<><><><><>

NA CORDA BAMBA

Ainda tentando se agarrar ao cargo de governador, Paulo Octávio pegou um avião na segunda e desembarcou em Goiânia para um bate-papo por ele solicitado com o senador Demóstenes Torres, hoje seu principal algoz no DEM.
"PO" disse ao correligionário que precisa do apoio do partido para "manter a governabilidade". Demóstenes respondeu que sente muito, mas não vê outra saída: defenderá sua expulsão da sigla na próxima reunião da Executiva Nacional, que deve ratificar o pedido para que todos os filiados deixem seus cargos na administração do Distrito Federal.
<><><><><>

AGORA VAI?
Paulo Octávio foi dormir ontem inclinado a renunciar ainda hoje ao governo do Distrito Federal.

<><><><><>

BRINCANDO COM FOGO

Apesar do risco Joaquim Roriz, o PSDB continuará a buscar aliança com o PSC, partido do ex-governador - e larápio - do DF. A prioridade é ampliar o tempo de TV. E, do jeito que as coisas vão, ninguém sabe se Roriz ainda estará no palanque quando José Serra tiver de fazer campanha em Brasília. Já no PSC, há dois focos de resistência ao acordo com o PSDB: Pernambuco, onde o partido apoia Eduardo Campos (PSB), e Paraíba, onde Marcondes Gadelha,-que veio do PSB - assumiu o comando da sigla.

<><><><><>

INSURREIÇÃO DEMOCRATA

Mesmo entre os insatisfeitos com a liderança de Rodrigo Maia, há quem procure conter os "radicais" Demóstenes Torres e Ronaldo Caiado, críticos declarados da atuação do presidente do DEM durante a crise no Distrito Federal. Dizem que o partido está muito fragilizado para suportar guerilha interna.

<><><><><>

TEMER, DANDO...UMA DE BONZINHO

Ao voar com Guido Mantega (Fazenda) ontem de SP a Brasília, o presidente da Câmara e possível vice de Dona Dilma, Michel Temer (PMDB), fez lobby a favor da proposta de reduzir a jornada de trabalho de 44 para, numa primeira etapa, 42 horas.

<><><><><>

AS QUADRILHAS SINDICALISTAS APOSTAM

Carlos Alberto Grana (PT), presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, e Tadeu Morais de Sousa (PDT), vice do Sindicato dos Metalúrgicos de SP e presidente do Dieese, são os dois nomes do mundo sindical para a eleição à Assembleia paulista. Antes, a CUT continua trabalhando - muito - para que as seis principais centrais aprovem em junho, na Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, resolução recomendando o voto de seus filiados em Dona Dilma. A Força Sindical até se , inclina pra Dona Dilma, mas resiste em aderir oficialmente à campanha petista. Os organizadores da conferência esperam reunir dez mil dirigentes sindicais na sede da CUT em São Paulo.
<><><><><>

SONHANDO NO PLANALTO

Advogados e políticos com trânsito no Supremo Tribunal Federal não sabem de onde os aliados que ainda restam a José Roberto Arruda tem tanta certeza de que, caso venha a renunciar ao cargo de governador do Distrito Federal, o ex-"demo" teria boas chances de vitória no julgamento, pela Corte, do mérito de seu pedido de habeas corpus.
Segundo eles, o clima para Arruda não é nada bom no plenário do STF. Mais e mais, levanta-se a suspeita de que, fora do governo, ele não se sentiria constrangido em tentar atrapalhar as investigações, movimento que o levou para a prisão.
<><><><><>

LÁ VEM O NOIVO

O PMDB escalou, além do presidente Michel Temer e de seus líderes no Congresso, todos os ministros do partido para prestigiar a aclamação de Dona Dilma, ao final do congresso do PT.

<><><><><>

VISITANDO A EQUIPE DE "GIL" GRISSOM"?

Enquanto Dona Dilma e Serra percorriam o circuito candidato-folião, Aécio Neves passou seu Carnaval em Las Vegas.
<><><><><>

MEIRELLES, CANDIDATO A "SOSSEGA MERCADO"

Luiz Inácio diz que Henrique Meirelles, como o restante da equipe econômica, ficará onde está até o final do governo. Mas na real, nem o Planalto nem o presidente do Banco Central desistiram da ideia de transformá-lo em companheiro de chapa de Dona Dilma . Lula reconhece que, se a escolha tivesse de ser feita hoje, esse acerto não vingaria, dada a rejeição do PMDB a entregar esse posto a um recém-filiado peemedebista. Mas, como resta tempo pela frente e Dona Dilma cresce nas pesquisas, as apostas já são que o governo estará em situação privilegiada para convencer o PMDB a aceitar compensações em troca de garantir à petista um vice do tipo sossega-mercado.

<><><><><>

O LISTÃO DO EDUARDO

Lula quer Mercadante como candidato a governador em SP. Faltou combinar com Eduardo Suplicy, que está perto de conseguir as 2.970 assinaturas de apoio exigidas pela direção do PT paulista para registrar pré-candidaturas ao governo. O senador ficou todo feliz ao obter o endosso da ex-mulher. "Quando passar a lista da Marta eu assino também", prometeu o come quieto.
Sobre a possibilidade de apoiar Ciro Gomes (PSB), como deseja o Planalto, Suplicy diz que vai depender das pesquisas. "Em 2006, tive 48% dos votos para o Senado. O Ciro aparece com 13% no Datafolha para o governo. Você acha que eu deveria abrir mão para ele?".

<><><><><>

COM QUE ROUPA EU VOU?

Serra é supersticioso pra caramba. Usou sempre a mesma camiseta polo azul em suas aparições carnavalescas. A tucanada que o acompanhava teve de providenciar uma lavagem rápida da peça entre o desfile do Galo da Madrugada, em Recife, e o dos blocos em Salvador. Perigava a polo sair sambando sózinha...
<><><><><>

DILMA TUR INFORMA:

De sábado próximo, até o final de março quando deixará a Casa Civil, Dona Dilma protagonizará, além de uma renca de inaugurações, pelo menos três grandes eventos do governo: os lançamentos do PAC 2, do projeto da CLS (Consolidação das Leis Sociais) e do PNBL (Plano Nacional de Banda Larga).

<><><><><>

CINE PORNÔ NO PLANALTO

Delegados da Polícia Federal tem feito sessões onde são exibidos os melhores momentos das produções do gravador-geral do panetonegate,Durval Barbosa. E quem viu a nova safra de vídeos nas mãos dos procuradores, disse que há uma cena de Márcio Machado, ex-secretário de Arruda, enchendo uma pasta de laptop com maços de dinheiro. Vai ter filminho de sacanagem pra fazer sessão dupla, tripla...

<><><><><>

DE OLHO NOS MILICOS CABEÇUDOS

Os generais Raymundo Nonato de Cerqueira Filho, que criticou a presença de homossexuais nas Forças Armadas, e Maynard Marques de Santa Rosa, exonerado após chamar de "comissão da calúnia" a comissão da verdade que o governo quer criar para investigar crimes da ditadura,eram muito amigos nos tempos de academia militar. Formaram-se juntos em 1967 na Academia das Agulhas Negras, que fica aqui no interior de São Paulo.
<><><><><>

E O MEU GORÓ?

Ao defender sua agenda carregada de inaugurações, Lula disse na sexta em Goiânia que a oposição pode reclamar o quanto quiser, mas ele manterá o ritmo:
-Tenho compromisso com o povo brasileiro até o dia 31 de dezembro de 2010, à meia-noite, quando vou parar para comemorar o ano, tomar um uísque ou uma caninha boa, se alguém de Goiás me der...
A plateia riu, e o presidente cobrou:
-Porque Goiás fala, fala, fala que produz caninha boa, mas eu venho aqui e só me dão empadão!
Ô povo de Goiás, ainda dá tempo de vocês ficarem de bem com o hómi!

<><><><><>

DEM NACIONAL TAMBÉM TEM RABO PRESO

A Polícia Federal apreendeu durante a Operação Caixa de Pandora recibos de doações ao DEM, assinados pelo tesoureiro nacional do partido, no anexo da residência oficial do governador afastado do DF, José Roberto Arruda (sem partido), enjaulado a uma semana.As doações foram feitas por empresas com interesses em negócios no Distrito Federal.
Na análise do material apreendido, a PF diz que "chamam a atenção os valores" pagos a empresas suspeitas de financiarem o esquema e já citadas em depoimento por Durval Barbosa,que delatou o mensalão. As duas empresas doadoras ao DEM não constam da lista.

<><><><><>

PELO MENOS UM NOME É MUITO BOM!

Por mais que Lula não queira nem ouvir falar em intervenção federal no DF, aumentam as especulações de nomes para o caso de a hipótese se concretizar. Os mais mencionados são o ex-presidente do STF Sepúlveda Pertence e o ministro Nelson Jobim (Defesa). Sempre fui fã do Dr. Pertence. Sua aponsentadoria no STF foi um retrocesso jurídico para o Brasil, a meu ver. Era um dos únicos com tranquilidade e cultura pra tocar aquilo.
<><><><><>

E O CORDÃO DOS PUXA SACOS...

O site do deputado João Paulo Cunha (PT-SP) tem postada uma marchinha de Carnaval, acompanhada de imagens da dupla Lula-Dilma, com o refrão: "Depois do cara, a gente vota é na coroa; a gente quer é gente boa".
<><><><><>

PSOL COLORIDO

Além de Marcelo Yuka, ex-O Rappa, o PSOL lançará à Câmara pelo Rio o ex-campeão do BBB Jean Wyllys. Ambos dividirão votos com Chico Alencar.Podiam chamar o Richarlyson pra se candidatar aqui por SP. Economizariam nos eventos, já que o Ricky agora ataca - também - de cantor. E as bixettes votariam em peso!
<><><><><>

ARRUDA VAI CONTINUAR NO BLOCO DOS ENJAULADOS!

Como os ministros do Supremo voltam a se reunir pra valer só na semana que vem, é só na semana que vem que eles vão analisar o pedido de habeas corpus do Governador Arruda. Até lá, ele continua sambando enjaulado na PF de Brasília.
<><><><><>

ARRUDA? NÃO CONHEÇO!


De um cardeal do DEM, sobre os caminhos abertos pela prisão de Arruda: "Para nós, o melhor seria a intervenção federal".

<><><><><>

INFERNO, URGENTE!

Nessa semana, mais uma das cabeças do nefasto regime militar finalmente foi pro andar de baixo! Morreu finalmente - aos 90 anos! - o ex-ministro da Justiça dos milicos Armando Falcão, aquele que deixou famosa a frase "nada a declarar", que pronunciava sempre que um jornalista perguntava algo a ele. Foi também o responsável pela maior palhaçada do seu tempo, ao fazer uma Lei que limitava as aparições dos candidatos às eleições a apenas um retrato 3 x 4 com uma narração do currículo do sujeito - Lei que tinha o seu nome, o modesto. Nesse 2010, o capeta tem recebido contribuições valiosas no inferno. Armando Falcão é, sem dúvida, uma das mais importantes. Sua importância é tão grande, que foi recebido às portas do inferno pelo Diabo em pessoa.
<><><><><>

E DERAM UM MIGUÉ NO SENADOR PAVÃO!

O Senador Wellington Salgado recebeu na semana passada telefonema de um rapaz que convidou o peemedebista a ser patrono de uma turma de formandos em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.
O jovem contou que ele e os colegas, residentes no interior, gostariam de ir pessoalmente a BH levar o convite, mas precisavam de ajuda financeira. Lisonjeado, o pavão prontamente fez um depósito na conta sugerida.
Como os dias passaram e ninguém apareceu, Salgado ligou para a UFMG e viu que fora vítima de trote. Acionou a polícia, mas também riu um pouco de si próprio:
-Depois dizem que todo político é esperto...Parabéns a quem bolou um golpe. É a primeira vez que eu vejo um político perdendo grana!

<><><><><>

Até quinta!


Nenhum comentário:

Postar um comentário