quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

OSCAR 2017: 10 CURIOSIDADES SOBRE UM DOS PRÊMIOS MAIS IMPORTANTES DO MUNDO, QUE SERÁ ENTREGUE NO DOMINGO

<>
Em sua 89ª edição, o Oscar é um dos prêmios mais antigos, importantes e lendários do mundo
<>

De 16 de maio de 1929 (quando aconteceu a primeira edição) para cá, muita coisa aconteceu - e, de alguma forma, o prêmio concedido pela Academia de Artes e Ciência Cinematográficas de Hollywood continua impressionando.

Confira 10 curiosidades sobre a edição de 2017:

1. 'LA LA LAND', O FENÔMENO

Com 14 indicações, 'La La Land - Cantando Estações'  (trailer acima) é o terceiro filme na história a atingir o recorde de nomeações, anteriormente de 'A Malvada' (1950) e 'Titanic' (1997).

O longa de Damien Chazelle (que pode se tornar o cineasta mais jovem a levar o prêmio de Melhor Diretor, aos 32 anos) é a grande favorito da noite e ainda tem a chance de se tornar o maior vencedor de todos os tempos.

Para isso, precisará superar a marca de 11 Oscar, alcançada por 'Ben-Hur' (1959), 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei' (2003).


2. MERYL STREEP, A RECORDISTA

Ao ser indicada por seu trabalho com a personagem-título de 'Florence - Quem É Essa Mulher' (trailer acima), Meryl Streep bateu o seu próprio recorde e se tornou a intérprete mais nomeada de todos os tempos.

Agora, a atriz que o idiota do Donald Trump chamou de "superestimada'' já soma 20 indicações.

Streep ganhou 3 Oscar: Melhor Atriz Coadjuvante por 'Kramer vs Kramer' e Melhor Atriz por 'A Escolha de Sofia' e A Dama de Ferro' e nessa edição pode empatar o número de vitórias de Katharine Hepburn, a atriz recordista, com 4 prêmios.

O único ator vivo que está "próximo" da marca de nomeações de Streep é Jack Nicholson, que tem 12 indicações no total.


3. CASEY AFFLECK OU DENZEL WASHINGTON?

Casey Affleck pode ter perdido o prêmio de Melhor Ator do SAG (sindicato dos atores dos Estados Unidos e sólido indicador do Oscar) para Denzel Washington, mas ainda é o favorito da categoria no Oscar.

O irmão mais novo de Ben Affleck levou o Globo de Ouro, o BAFTA e ganhou várias outras premiações por sua atuação em 'Manchester à Beira-Mar' (trailer acima).

No entanto, a campanha do ator tem sofrido um boicote por causa do seu envolvimento em um caso de abuso sexual - o qual também envolveu seu irmão, Ben, em 2010.

Esse escândalo pode tirar Affleck da jogada, deixando o caminho livre para Denzel Washington, seu concorrente direto.

Se o protagonista de 'Um Limite Entre Nós' levar a estatueta, entrará para o seleto grupo formado por Daniel Day-Lewis, Jack Nicholson e Walter Brennan - os três são os atores mais vitoriosos da história, com 3 prêmios cada - e também se tornará o ator negro com maior número de vitórias.

Com essa sétima indicação, Washington se manteve no posto de ator negro mais vezes indicado ao Oscar.


4. EMMA STONE E O FIM DO JEJUM

Há 12 anos, 'Menina de Ouro', de Clint Eastwood, levou os Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Morgan Freeman) e Melhor Atriz (Hillary Swank).

Esta foi a última vez em que a atriz principal do Melhor Filme ganhou um Oscar - mas esse "jejum" pode acabar em 2017.

Se tudo correr como o previsto pelas casas de apostas dos Estados Unidos e pela mídia especializada internacional, Emma Stone e 'La La Land' (veja um 'atrás das câmeras acima) vencerão a premiação e, novamente, a protagonista do Melhor Filme também será a Melhor Atriz do ano.


5. VIOLA DAVIS, OUTRA RECORDISTA

Após ser indicada como Melhor Atriz Coadjuvante por 'Dúvida' e como Melhor Atriz por 'Histórias Cruzadas', Viola Davis - que é a favorita da disputa - foi indicada novamente (como coadjuvante) ao Oscar por seu trabalho em 'Um Limite Entre Nós' (trailer acima).

Com esta nomeação, Davis atinge uma marca história: ela é a primeira atriz negra a ser indicada a três Oscar.


6. O OSCAR DA DIVERSIDADE

Após a grande polêmica do #OscarSoWhite no ano passado, quando só atores e atrizes brancos foram indicados às quatro categorias de atuação, a Academia resolveu se mexer para promover uma maior diversidade nos prêmios.

Enquanto muito ainda precisa ser realizado, a boa notícia é que a premiação de 2017 bateu vários recordes na questão da diversidade e, pela primeira vez na história, todas as categorias de atuação têm pelo menos um indicado negro: Denzel Washington como Ator Principal por 'Um Limite Entre Nós'; Ruth Negga como Atriz Principal por 'Loving'; 'Mahershala Ali' como Ator Coadjuvante por 'Moonlight: Sob A Luz do Luar' (veja trailer acima) - sem contar com a nomeação do indiano/britânico Dev Patel por 'Lion - Uma Jornada Para Casa' e Octavia Spencer, Naomie Harris e Viola Davis indicadas à categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por 'Estrelas Além do Tempo', 'Moonlight' e 'Um Limite Entre Nós', respectivamente.

A categoria de Atriz Coadjuvante, inclusive, também traz um recorde em si: o maior número de indicados negros em uma só categoria de atuação na história do Oscar.


7. O ANO DOS DIRETORES NEGROS

O ano também foi ótimo para os diretores negros

Na categoria de Melhor Documentário, quatro dos cinco indicados são negros: Ava DuVernay por 'A 13ª Emenda'; Roger Ross Williams por 'Vida, Animada'; Raoul Peck por 'Eu Não Sou Seu Negro' (trailer acima) e Ezra Edelman por 'O.J.: Made in America'.

Barry Jenkins, por sua vez, se tornou o quarto cineasta negro a ser indicado na história da premiação - os outros são John Singleton, o nomeado a Melhor Diretor mais novo de todos os tempos, por 'Os Donos da Rua' na edição de 1992, quando tinha apenas 24 anos; Lee Daniels por 'Preciosa - Uma História de Esperança' na edição de 2010; e Steve McQueen por '12 Anos de Escravidão' no ano de 2013.

Jenkins também é o primeiro realizador negro a ser indicado também como produtor e roteirista (Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado).

8. JOI McMILLON, PRIMEIRA NEGRA INDICADA  A MELHOR MONTAGEM

Em 1970, a grande sensação do Oscar foi 'Perdidos na Noite', filme protagonizado por Dustin Hoffman e Jon Voight e que venceu 3 Oscar (Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado).

Indicado ainda a outros 4 Oscar, o longa fez história também por causa da nomeação do montador negro Hugh A. Roberston à categoria de Melhor Montagem - Robertson tornou-se o primeiro negro a ser indicado na categoria.

Neste ano, a montadora Joi McMillon seguiu os passos de Robertson ao editar 'Moonlight' e inscreveu seu nome na história do prêmio: é a primeira mulher negra a ser indicada na categoria.

9. ASGHAR FARHADI PODE LEVAR MELHOR FILME ESTRANGEIRO EM PROTESTO À POLÍTICA ANTI REFUGIADOS DE TRUMP

Donald Trump é presidente dos Estados Unidos há apenas um mês, mas suas ações já abalaram diversas áreas da sociedade estadunidense, atingindo também a política externa e assuntos internacionais.

Seu decreto, que proibiu a entrada de refugiados provenientes de 7 países do Oriente Médio (Irã, Iraque, Síria, Líbia, Iêmen, Somália, Sudão) impediu a viagem do diretor Asghar Farhadi e da atriz Taraneh Alidoosti aos Estados Unidos.

Os iranianos eram esperados na cerimônia do Oscar, uma vez que 'O Apartamento' (na foto acima, Shahab Hosseini e Taraneh Alidoosti, em cena do filme), longa mais recente de Farhadi, está na competição pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

O cineasta e a protagonista da obra já anunciaram que não irão ao país comandado por Trump nem que uma permissão especial seja concedida para sua viagem ou que o veto seja revogado.

A produção mais cotada para vencer na categoria é o concorrente da Alemanha, 'Toni Erdmann', um dos maiores destaques do último Festival de Cannes, mas a mídia internacional já especula que a Academia pode dar a vitória a 'O Apartamento' como uma forma de protesto a Trump.


10. A PRIMEIRA INDICAÇÃO DA DIVA FRANCESA ISABELLE HUPPERT

Prestes a completar 64 anos, Isabelle Huppert enfim recebeu sua primeira indicação ao Oscar.

A intérprete de Michèle Leblanc em 'Elle' (trailer acima), dirigido por Paul Verhoeven, é considerada uma das maiores atrizes francesas de todos os tempos e é a recordista de nomeações nos prêmios César, o Oscar francês.

Além de ter vencido a maior competição de cinema da França em 1996 com seu trabalho por 'Mulheres Diabólicas', Huppert levou o Globo de Ouro neste ano e os prêmios de Melhor Atriz em Veneza e em Cannes duas vezes.

Se vencer o Oscar, Huppert se juntará à italiana Sophia Loren ('Duas Mulheres') e à também francesa Marion Cottilard ('Piaf - Um Hino ao Amor'), as únicas vencedoras do prêmio de Melhor Atriz por uma interpretação em um filme estrangeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário