quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

'ESTRELAS ALÉM DO TEMPO': INCRÍVEL HISTÓRIA DE MULHERES NEGRAS CRUCIAIS PARA O SUCESSO DOS EUA NO ESPAÇO TEM DIREÇÃO SEGURA E DESEMPENHOS NOTÁVEIS


SINOPSE:

Em 1961, plena Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética disputam a supremacia na corrida espacial ao mesmo tempo em que a sociedade norte-americana lida com uma profunda cisão racial, entre brancos e negros.

Tal situação é refletida também na NASA, onde um grupo de funcionárias negras é obrigada a trabalhar à parte.

É lá que estão Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), grandes amigas que, além de provar sua competência dia após dia, precisam lidar com o preconceito arraigado para que consigam ascender na hierarquia da NASA.

CRÍTICA:
'Estrelas Além Do Tempo', em exibição em 240 salas em todo o Brasil,  mostra a incrível história de mulheres negras da NASA em plenos anos 60, auge da busca pelos direitos civis nos EUA, e como elas enfrentaram preconceitos e lutaram contra o sistema para ajudar a colocar o primeiro norte-americano no espaço e serem reconhecidas por isso.

Se só esse fato já faz essa obra obrigatória, melhor ainda o filme ter um roteiro redondo e estar repleto de grandes atuações.

O longa acompanha Katherine G. Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), três mulheres brilhantes responsáveis por quebrar importantes barreiras sociais e científicas, cada uma à sua maneira.

Estrelas Além do Tempo : Foto Janelle Monáe, Octavia Spencer, Taraji P. Henson
As três protagonistas Katherine G. Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Twentieth Century Fox
As três atrizes formam o coração do filme, com atuações fortes e autênticas, porém sem exagerar para o melodrama ou se tornarem caricatas.

A narrativa flui bem enquanto foca as conquistas dessas três mulheres ao longo dos anos, sem pesar no drama e mantendo uma constante sensação positiva em relação à sua história.

O roteiro dá mais espaço para Katherine e aborda também sua vida pessoal, mas nunca deixa Dorothy e Mary realmente de lado.

A amizade das três é uma constante do começo ao fim e uma impulsiona a outra para alcançarem seus objetivos.

É claro que a história dessas incríveis mulheres foi alterada para caber de forma perfeita em um filme Hollywoodiano, e, assim, certos acontecimentos parecem coincidência demais.

Mas essa foi a forma encontrada pelos roteiristas Allison Schroeder e Theodore Melfi para adaptar o livro de Margot Lee Shetterly de forma agradável e contundente.

Exemplo disso é o personagem interpretado por Kevin Costner, que na verdade é a combinação de três pessoas reais, mas o resultado é alguém rico e importante para a trama.

Estrelas Além do Tempo : Foto Kevin Costner
Kevin Costner, em cena do longa
Detalhes como esse garantem narrativa fluida e divertida sem perder a relevância necessária para o tema.

O drama é construído ao redor de suas protagonistas e é por isso que a atuação delas e também do elenco de apoio é crucial para o sucesso do filme.

Kirsten Dunst está sensacional e muito segura como a chefe que tenta barrar o avanço do trio de protagonistas.

Jim Parsons, grande ator em 'The Big Bang Theory', funciona bem como cientista resistente a mudanças.

Resultado de imagem para jim parsons hidden figures
Jim Parsons, em cena do longa
Mahershala Ali aparece bem como interesse romântico de uma das garotas e Glen Powell manda bem como a lenda do espaço, John Glenn.

Resultado de imagem para mahershala ali hidden figures
Mahershala Ali é o interesse romântico de uma das moças
Enfim, dá  para ver em cada cena que todos estão determinados a dar o seu melhor, garantindo humor e peso emocional na medida certa.

O longa, soberbo, ainda tem uma boa trilha sonora, capaz de engajar o espectador nas mudanças de humor do filme, sem exagerar no lado emocional.

São elementos bem balanceados em torno de uma boa história que fazem dessa obra algo tão interessante de ser vista, capaz de manter a atenção do espectador mesmo durante diálogos mais técnicos.

O filme é leve, educativo, socialmente relevante e divertido na medida certa e merece todos os prêmios e indicações que tem recebido.

(Crítica de Daniel Reininger - site CineClick)

PRÊMIOS E INDICAÇÕES:

SAG Awards - ganhou - Melhor Elenco
Oscar - indicado a Melhor Filme
Oscar - indicado a Melhor Atriz Coadjuvante - Octavia Spencer
Oscar - Indicado a Melhor Roteiro Adaptado

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'ESTRELAS ALÉM DO TEMPO'
Título Original:
HIDDEN FIGURES
Gênero:
Drama
Direção:
Theodore Melfi
Roteiro:
Allison Schroeder, Margot Lee Shetterly, Theodore Melfi
Elenco:
Aldis Hodge, Ariana Neal, Donna Biscoe, Glen Powell, Janelle Monáe, Jim Parsons, Ken Strunk, Kevin Costner, Kimberly Quinn, Kirsten Dunst, Kurt Krause, Lidya Jewett, Mahershala Ali, Octavia Spencer, Olek Krupa, Taraji P. Henson
Produção:
Donna Gigliotti, Jenno Topping, Peter Chernin, Pharrell Williams, Theodore Melfi
Fotografia:
Mandy Walker
Montador:
Peter Teschner
Trilha Sonora:
Benjamin Wallfisch, Hans Zimmer, Pharrell Williams
Duração:
127 min.
Ano:
2016
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
02/02/2017 (Brasil)
Distribuidora:
Fox Film
Estúdio:
Chernin Entertainment / Fox 2000 Pictures / Levantine Films
Classificação:
Livre

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário