quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

'24 HORAS: LEGACY' - NOVA TEMPORADA DA SÉRIE DA FOX TROCA JACK BAUER POR PROTAGONISTA NEGRO PARA DISCUTIR RACISMO

<>
'24 Horas: Legacy', que estreia hoje na Fox, traz de volta os acontecimentos em tempo real e a luta contra terroristas que marcaram a série original (2001-2010)
<>

Sem Jack Bauer (Kiefer Sutherland, agora atuando como produtor executivo), os roteiristas de '24 Horas: O Legado' criaram um protagonista negro e a vilões muçulmanos para discutir questões como racismo e anti-islamismo.

Eric Carter (Corey Hawkins, o Heath de 'The Walking Dead') é negro, jovem, teve uma infância difícil e ainda hoje lida com o preconceito.

No segundo episódio (que também vai ao ar hoje), ele precisa ser preso para roubar dinheiro apreendido em uma delegacia, e diz que não terá problemas para que isso aconteça: "É só a polícia ver um negro parado na esquina que eles logo abordam".

O ator Corey Hawkins interpreta o novo Jack Bauer, Eric Carter, na série 24 Horas: O Legado - Imagens: Divulgação/Fox
O protagonista Eric Carter (Corey Hawkins), em cena da série - Fox
Os vilões da vez são muçulmanos que organizam um ataque em solo americano.

A série foi criticada por essa escolha, pois parece tomar o lado de Donald Trump na polêmica sobre proibir a imigração de sete países adeptos da religião aos Estados Unidos como forma de "diminuir a ameaça terrorista".

Lógico que não: tudo é coincidência, já que a série foi toda escrita antes da eleição de Trump.

Em uma época onde a violência policial contra negros e a xenofobia são amplamente discutidas nos Estados Unidos, a série coloca o dedo na ferida e repete, assim, outro ingrediente do sucesso da '24 Horas' original: o fato de ser extremamente atual.

A estreia da original em 2001 teve de ser adiada pois mostraria um avião explodindo, apenas um mês depois dos atentados do 11 de Setembro.

O primeiro episódio nos apresenta Eric Carter, um ex-soldado de elite do Exército norte-americano que participou da operação responsável por matar o líder terrorista Ibrahim Bin-Khalid.

Só que os seguidores do muçulmano não aceitam a derrota e passam a eliminar, um a um, os soldados da operação e seus familiares.

Os únicos sobreviventes são Carter e Ben Grimes (Charlie Hofheimer, de 'Mad Men'), que não lidou bem com a volta ao país e, por causa do estresse pós-traumático, virou um sem teto viciado.

Quando Carter descobre que as vidas dele e do amigo correm risco, é obrigado a voltar à ação.

Miranda Otto, de 'Homeland', vive Rebecca Ingram,  única pessoa em quem Carter confia

Rebecca é ex-diretora da CTU (Unidade Contra-Terrorista, na qual Jack Bauer trabalhou durante a série original) que se afastou do cargo para a campanha à presidência do marido, o senador John Donovan (Jimmy Smits, de 'The Get Down') - que saberá logo que a chefe de sua campanha não é a perfeição que aparenta.

Miranda Otto como Rebecca 
Juntos, Carter e Rebecca descobrem que, além de eliminar os soldados americanos, os terroristas muçulmanos planejam uma série de atentados nos Estados Unidos.

Agora, eles precisarão correr contra o tempo para proteger o país - e de forma anônima, já que não estão certos de que podem confiar no novo diretor da CTU, Keith Mullins (Teddy Sears, de 'Flash').

Se fãs da série original sentirão a falta de Jack Bauer e de outros personagens marcantes, como a hacker Chloe O'Brian (Mary Lynn Rajskub) ou o político David Palmer (Dennis Haysbert), que sequer são citados nos dois primeiros episódios, '24 Horas: O Legado' é um bom passatempo e Corey Hawkins tem carisma para protagonizar a série com sobras - desde que não tente copiar o que Sutherland fez no passado.

Confira o trailer da série:


'24 HORAS: LEGACY'
Onde: Fox
Quando: Quinta, meia noite (ep 1) e 1h (ep 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário