quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

'JACKIE': GRANDE ATUAÇÃO DE NATALIE PORTMAN COMO A EX-PRIMEIRA DAMA AMERICANA TORNA O LONGA IRRESISTÍVEL


SINOPSE:

O filme conta a história da viúva do presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy, Jacqueline Kennedy (Natalie Portman).

Focado nos quatro dias posteriores ao assassinato de seu marido, a trama mostra como ela lida com os traumas gerados por algo que ficou marcado na história.

CRÍTICA:

'Jackie', em exibição em 56 salas em todo o Brasil, mostra o drama da mais famosa primeira dama dos Estados Unidos diante da morte de seu marido, o icônico John F. Kennedy.

Histórias sobre os bastidores do poder são válidas para entendermos melhor certos eventos, mas, mesmo diante desse caso tão norte-americano, a grande atuação de Natalie Portman transforma essa narrativa em algo universal, afinal a protagonista é retratada sem filtros, algo raramente visto em obras do tipo.

A atriz está incrível, segura e determinada a criar a mais fiel e humana versão de Jackie Kennedy que o cinema já viu.
Jackie : Foto Natalie Portman
Natalie Portman interpreta Jackie Kennedy - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Bac Films
Ela domina o filme e acompanhar sua intensa jornada é hipnotizante, independentemente da personagem ser ou não uma grande figura histórica.

A forma como mostra insegurança, firmeza, tristeza e força é marcante e mostra que Portman, de fato, é uma das grandes intérpretes do cinema atual.

A trama começa semanas após o assassinato de JFK com uma entrevista de Jackie a um repórter (Billy Crudup).

Ela revive aquelas momentos sem medo de mostrar sua dor e insegurança ao jornalista, mas sem permitir que esses fatos cheguem ao público.

O ponto principal era justificar a necessidade que sentiu de transformar o funeral do marido em um grande espetáculo para elevar seu nome ao status de lenda, algo que, 54 anos depois, podemos concluir que de fato aconteceu.

O chileno Pablo Larraín ('O Clube') reconta, de forma marcante, o momento do assassinato, as horas imediatamente seguintes e o impacto sobre Jackie quando ela se dá conta da realidade.

Com flashbacks, a trama nos leva a momentos da vida do casal na Casa Branca, à gravação do famoso programa de TV em que a primeira dama apresenta sua residência oficial ao povo americano, mas o foco está mesmo nos eventos após o fatídico crime.

O elenco de apoio faz um grande trabalho, especialmente Peter Sarsgaard como Bobby Kennedy e Billy Crudup como jornalista com a tarefa de ultrapassar as barreiras emocionais de Jackie e vislumbrar a verdadeira mulher por trás do ícone.

Jackie : Foto Natalie Portman, Peter Sarsgaard
Peter Sarsgaard como Bobby Kennedy 
Esses atores proporcionam a base para Natalie Portman encarar esse personagem de forma tão poderosa.

Apesar do bom trabalho dos coadjuvantes, o mérito é da atriz, capaz de convencer mesmo nos momentos de maior desespero ou descontrole, sem deixar de recriar a presença impactante da figura conhecida pelo público.

Não por acaso, Portman segue como a favorita em levar para casa o Oscar de Melhor Atriz.

Larrain mantém a câmera próxima a Natalie em todos os momentos para aumentar o impacto emocional, especialmente quando a atriz circula pelos quartos vazios da Casa Branca, ligeiramente bêbada e usando vestidos extravagantes ao som de discos antigos - a trilha sonora de Mica Levi é realmente muito boa.

Jackie : Foto
Billy Crudup como o jornalista que fez histórica entrevista com Jackie
Dito isso, algumas cenas parecem coreografadas demais e as discussões de Jackie com o padre interpretado por John Hurt parecem fora de contexto e tiram parte da imersão por sua falta real de propósito.

Fora essas pequenas falhas, Jackie desafia os padrões de biografias ao mostrar sua protagonista de forma muito mais crua do que poderíamos esperar.

Portman encarna a personagem de maneira impressionante, a ponto de sentirmos suas dúvidas e sua dor ao longo de toda a obra.

Embora a narrativa não traga nada novo do ponto de vista histórico, é o drama e a atuação de Portman que fazem dessa obra algo impactante, não por se tratar de Jackie Kennedy, mas por mostrar uma mulher forte e sempre tão segura de si diante de sua maior provação.

(Crítica de Daniel Reininger - CineClick)

PRÊMIOS E INDICAÇÕES:
Oscar - Melhor Atriz - Natalie Portman
Oscar - Melhor Figurino
Oscar - Música (Original Score)

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'JACKIE'
Título Original:
JACKIE
Gênero:
Biografia
Direção:
Pablo Larraín
Roteiro:
Noah Oppenheim
Elenco:
Beth Grant, Billy Crudup, Caspar Phillipson, Corey Johnson, David Caves, Don Whatley, Georgie Glen, Greta Gerwig, John Hurt, Lindsay Dyan Epp, Marla Aaron Wapner, Matthew Bowerman, Max Casella, Natalie Portman, Nathan Ferguson, Neal McNeil, Peter Sarsgaard, Richard E. Grant, Sunnie Pelant, Yann Bean
Produção:
Ari Handel, Darren Aronofsky, Juan de Dios Larraín, Mickey Liddell, Pascal Caucheteux, Scott Franklin
Fotografia:
Stéphane Fontaine
Montador:
Sebastián Sepúlveda
Trilha Sonora:
Mica Levi
Duração:
100 min.
Ano:
2016
País:
Chile / Estados Unidos / França
Cor:
Colorido
Estreia:
02/02/2017 (Brasil)
Distribuidora:
Diamond Filmes
Estúdio:
Jackie Productions / Jackie Productions (II)
Classificação:
14 anos

COTAÇÃO DO KLAU:


Nenhum comentário:

Postar um comentário