quinta-feira, 9 de novembro de 2017

'VICTORIA E ABDUL - O CONFIDENTE DA RAINHA': DAME JUDI DENCH MAIS UMA VEZ SALVA FILME MEIA BOCA DE STEPHEN FREARS


SINOPSE:

Cidade de Agra, Índia, 1887.

Dois jovens locais são escolhidos para viajar até Londres para presentear a rainha Victoria (Dame Judi Dench) com uma valiosa moeda local.

Ao chegar, tanto Abdul (Ali Fazal) quanto Mohammed (Adeel Akhtar) estranham bastante os costumes da realeza britânica, sempre a postos para mimar a rainha.

Ao entregar a moeda, Abdul quebra o protocolo e encara a monarca.

Tamanha ousadia chama a atenção da rainha Victoria (Dame Judi Dench), que através de várias conversas não só passa a conhecê-lo melhor como também o transforma em seu conselheiro.

A decisão não agrada nem um pouco a corte inglesa, que não entende como um humilde indiano pode ser detentor de tal honraria.

CRÍTICA:

 Diretor de grandes filmes - 'Ligações Perigosas', 'Alta Fidelidade' - Stephen Frears é também um diretor instável, capaz de bobagens como 'O Segredo de Mary Reilly' e 'O Dobro ou Nada'.

Com 'Victoria e Abdul - O Confidente da Rainha' - que estreia na próxima quinta, 16, aqui no Brasil - Frears não só mais uma vez entrega um filme meia boca como repete sua própria filmografia, já que esse é o seu segundo filme sobre uma monarca britânica - após o ótimo 'A Rainha'.

Mais uma vez trabalhando com Dame Judi Dench - depois do bom 'Sra. Henderson Apresenta' - temos aqui uma trama mostrando principalmente as futilidades da corte britânica e investindo forte no choque cultural entre uma Londres do século 19, que é o centro da civilização ocidental, e uma Índia ainda colonizada, focado mais exatamente na figura da rainha Victoria, que, aos 81 anos, é paparicada de todas as formas possíveis.

Absolutamente tudo gira em torno dela, a partir de regras rígidas de comportamento que incluem, até mesmo, auxílio para se vestir.

Victoria e Abdul - O Confidente da Rainha : Foto Judi Dench
Dame Dench é a rainha Victoria - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Universal Pictures
Tamanha burocracia provoca também um tédio imenso, que faz com que a monarca apenas tenha prazer quando vê diante de si um prato de comida - devorado com rapidez.

O universo em torno da rainha Victoria é construído pelo diretor de forma absolutamente estereotipada: todos ao seu redor ou são puxa-sacos ou mal-humorados (ou ambos), de forma a rapidamente provocar um contraste com o sorridente e simpático Abdul (Ali Fazal) , que, obviamente, logo cai nas graças da monarca.

O problema não é nem propriamente tal aproximação, mas como ela acontece: a ambientação em torno da rainha é tão infantilizada, repleta de tantos caprichos, que relega a segundo plano a importante questão da xenofobia existente na época.

Por mais que até levante a bandeira, Frears parece mais interessado em fazer rir a partir de situações bobas envolvendo ícones tão venerados quanto contestados - como a realeza britânica.

Diante disso tudo, o que resta ao expectador é conferir o bom trabalho de seus protagonistas.

Resultado de imagem para ali fazal victoria and abdul
Ali Fazal é Abdul
Se Ali Fazal surge de forma correta, com o carisma necessário que o personagem exige, Dame Judi Dench é o grande destaque do elenco, em cenas sutis que ora escancaram a fadiga por tamanha paparicação, a empolgação com o sopro de frescor trazido pelo novo amigo, a revolta diante da fúria preconceituosa da corte ou mesmo a tristeza, devido ao seu momento de vida.

Mesmo que aqui a maior atriz britânica da atualidade esteja longe de seus melhores trabalhos, ela consegue dar humanidade e dignidade à sua rainha Victoria, de forma que o espectador goste da personagem - mesmo que haja, ao seu redor, tantas bobagens narrativas.

Victoria e Abdul - O Confidente da Rainha : Foto Ali Fazal, Judi Dench
Dupla bem entrosada
Ou seja: o longa sobrevive apenas graças ao talento de Dame Judi Dench.

Na busca pelo exótico como meio de entretenimento, há até mesmo uma frase no melhor estilo 'Forrest Gump', daquelas para servir de slogan ao mesmo tempo que traz uma suposta profundidade:
"A vida é como um tapete, onde os fios precisam ser entrelaçados para criar um chão".

Assim é o filme, que a todo instante, tentando tratar de assuntos importantes a partir de uma superficialidade, em vários momentos irrita mais do que diverte.

Mas, por Dame Dench, qualquer filme vale a ida ao cinema.

Filme visto no 19º Festival do Rio, em outubro de 2017.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'VICTORIA E ABDUL - O CONFIDENTE DA RAINHA'
Título Original:
VICTORIA AND ABDUL
Gênero:
Biografia
Direção:
Stephen Frears
Elenco:
Adeel Akhtar, Ali Fazal, Amani Zardoe, Eddie Izzard, Fenella Woolgar, John Stahl, Jonathan Harden, Dame Judi Dench, Julian Wadham, Kemaal Deen-Ellis, Michael Gambon, Olivia Williams, Paul Higgins, Robin Soans, Ruth McCabe, Simon Callow, Simon Paisley Day, Sophie Trott, Sukh Ojla, Tim McMullan, Tim Pigott-Smith
Roteiro:
Lee Hall
Produção:
Beeban Kidron, Eric Fellner, Tim Bevan, Tracey Seaward
Fotografia:
Danny Cohen
Trilha Sonora:
Thomas Newman
Montador:
Melanie Oliver
País:
Reino Unido
Estúdio:
BBC Films
Distribuidora:
Universal Pictures
Estréia no Brasil:
16/11/2017
Ano:
2017
Duração: 112 min.

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário