sexta-feira, 17 de novembro de 2017

'007 CONTRA GOLDENEYE' COMPLETA 22 ANOS DESDE O LANÇAMENTO

<>
Estreia de Pierce Brosnan como James Bond, '007 Contra GoldenEye' foi o filme que novamente despertou a Bondmania em uma nova geração de fãs
<>

Lançado há exatos 22 anos, o primeiro filme da cinessérie 007 pós-Guerra Fria e após a queda do muro de Berlim foi também o primeiro estrelado por Pierce Brosnan no papel, e deu início a uma nova era para o personagem.

A revitalização bem-sucedida da cinessérie estabeleceu James Bond novamente como um personagem cinematográfico de peso na década de 1990.

Banner do longa - Fotos dessa postagem: © 1995 Danjaq LLC, United Artist Corporation, EON Productions, Sony Pictures
Com a baixa bilheteria do segundo longa com Thimoty Dalton como Bond - '007 – Permissão Para Matar' - nos cinemas americanos e as contínuas disputas judiciais enfrentadas pela EON Productions, a pré-produção de 'Bond 17' teve início ainda em 1990, com um rascunho de 17 páginas do roteiro escrito por Alfonso Ruggiero Jr. e Michael G. Wilson.

Na época, Timothy Dalton ainda era a escolha para ser novamente Bond, mas os atrasos na produção fizeram com que o ator abandonasse o papel, e a trama, que inicialmente se passaria na Escócia, Japão, Hong Kong e China, foi deixada de lado.

Foi então que em 7 de junho de 1994 finalmente Pierce Brosnan foi anunciado como o quinto ator a interpretar James Bond.

007 Contra GoldenEye © 1995 Danjaq LLC, United Artist Corporation. Todos os Direitos Reservados.
Pierce Brosnan,  na sua primeira cena de smoking como 007
Brosnan já estava cogitado para o papel desde 1986 após a saída de Roger Moore, mas seu contrato com a série “Remington Steele” o impediu de ter sua licença para matar.

Além de um novo rosto para Bond e um novo futuro para a franquia, a produção decidiu ir mais além e inspirada em Stella Rimington, chefe do MI5 na época, escalou uma mulher para chefiar o serviço secreto britânico: Dame Judi Dench foi escalada como “M”.

Resultado de imagem para 007 goldeneye judi dench
Dame Judi Dench, em sua primeira cena como 'M'
Para introduzir Bond na década de 90, a MGM chamou para dirigir o longa Martin Campbell, após John Woo recusar a oferta do estúdio.

jbbr_GE20th_PB_June_06_1994
Coletiva de imprensa, onde Brosnan foi apresentado como o novo 007 do cinema
'007 Contra GoldenEye' foi o primeiro filme produzido pelos irmãos Michael G. Wilson e Barbara Broccoli, pois a saúde debilitada do pai de ambos, a lenda Albert R. Broccoli, o impediu de trabalhar no filme, ficando apenas com o cargo de consultor da produção.

'Cubby' Broccoli, um dos maiores produtores de cinema de todos os tempos e o grande responsável por tornar 007 uma lenda também nas telonas, morreu sete meses após o lançamento do filme.

A história original de '007 Contra GoldenEye' foi desenvolvida por Michael France, e reescrita posteriormente por vários outros roteiristas.

Depois de France ter entregue seu roteiro original, Jeffrey Caine foi contratado para reescrevê-lo, e manteve muitas das ideias de France, adicionando uma diferente sequência de abertura.

Mais tarde, Kevin Wade poliu o roteiro e Bruce Fierstein deu os últimos retoques.

Na versão final do filme, os créditos ficaram para Caine e Fierstein, enquanto France foi apenas creditado pela história e Wade não teve seu nome creditado - o personagem Jack Wade (interpretado por Joe Don Baker) foi criado em sua homenagem.

Apesar da trama não ter sido baseada em nenhum livro de Ian Fleming, 'GoldenEye' é uma homenagem à casa na Jamaica onde ele escreveu todos os romances de Bond.

Fleming deu várias explicações sobre a origem do nome de sua propriedade, incluindo o livro “Reflections in a Golden Eye” e a Operação Golden Eye, plano desenvolvido pelo próprio Fleming durante a Segunda Guerra Mundial caso os nazistas invadissem a Espanha.

As filmagens de '007 Contra GoldenEye' começaram no dia 16 de janeiro de 1995 e continuaram até 6 de junho.

O longa não foi rodado no tradicional Pinewood Studios, pois todo complexo estava sendo usado para o filme “Lancelot, o Primeiro Cavaleiro”, com Sean Connery.

No lugar, uma antiga fábrica da Rolls-Royce em Leavesden, Hertfordshire, foi transformada em estúdio e usada para as gravações.

Em Mônaco, a marinha francesa disponibilizou a fragata La Fayette e seu novíssimo helicóptero Tiger para a equipe de produção rodar as cenas por lá.

Já as sequências do trem blindado usado por Trevelyan foram gravadas no Nene Valley, locação também usada em '007 Contra Octopussy'.

Outras locações do filme incluem várias partes de Londres, Monte Carlo, Rússia, Suíça e Porto Rico.

007 Contra GoldenEye © 1995 Danjaq LLC, United Artist Corporation. Todos os Direitos Reservados.
Filmagem da cena com o então novíssimo BMW Z3 em Porto Rico
Escrita por Bono e The Edge,  do U2, a música-tema do filme foi interpretada por Tina Turner, que disse diversas vezes que a cantou com o tom e a respiração de outra Diva inglesa, Shirley Bassey, responsável por gravar três músicas tema da cinessérie: "Goldfinger', 'Diamonds Are Forever' e Moonraker'.

Na época, o grupo Ace of Base também gravou um possível tema - mas a gravadora tirou a banda do projeto temendo um impacto negativo caso o filme fosse um fracasso, o que não aconteceu.

Relembre Tina Turner, cantando 'GoldenEye':


John Barry recusou a oferta para compor a trilha sonora do filme, que acabou composta por Eric Serra.

O filme também conta com a música “The Experience Of Love” nos créditos finais, baseada em uma pequena composição que Serra havia feito para “O Profissional” um ano antes.

'007 Contra GoldenEye' começa mostrando o agente 007 (Pierce Brosnan) e Alec Trevelyan (Sean Bean), o agente 006, em uma missão em uma fábrica soviética de armas químicas.

Logo no começo do filme, Trevelyan é morto pelo Coronel Ourumov (Gottfried John), e Bond consegue fugir em uma eletrizante perseguição antes da fábrica explodir.

006 e 007, na primeira cena do longa
Nove anos depois, Bond está em Monte Carlo.

Lá, depois de um eletrizante racha pelas colinas sinuosas do Principado, ele conhece Xenia Onatopp (Famke Janssen), uma misteriosa e sedutora mulher suspeita de fazer parte do sindicato criminal Janus - Xenia pilota uma Ferrari e Bond, seu icônico Aston Mastin DB5.

Relembre a cena:


Xenia mata um almirante da Marinha Real do Canadá e deixa que Ourumov (agora General) roube a identidade do homem.

No dia seguinte, ambos roubam um helicóptero Eurocopter Tiger, capaz de suportar um pulso eletromagnético.

Bond presencia o roubo, mas é impedido de agir pelos soldados da Marinha.

007 Contra GoldenEye © 1995 Danjaq LLC, United Artist Corporation. Todos os Direitos Reservados.
Brosnan filma com a lendária Aston Martin DB5 em Mônaco
Eles viajam até um Bunker em Severnaya, na Rússia, onde matam a equipe de cientistas e roubam os controles dos satélites GoldenEye.

Xenia e Ourumov programam um dos satélites para destruir o complexo e escapam levando junto o programador Boris Grishenko (Alan Cumming).

Natalya Simonova (Izabella Scorupco), a única sobrevivente do atentado, contata Boris em São Petesburgo, mas ele a entrega para Janus.

De volta a Londres, “M” (Dame Judi Dench) envia Bond para investigar o ataque em Severnaya.

Ele vai até São Petesburgo e se encontra com Jack Wade (Joe Don Baker), um agente da CIA que sugere à Bond contatar Valentin Zukovsky (Robbie Coltrane), mafioso e rival de negócios da Janus.

Depois de Bond lhe dar dicas sobre um possível assalto, Zukovsky marca um encontro com Janus.

Onatopp é enviada para matar Bond com sua mortal chave de pernas, mas ele a derrota e faz com que ela o leve até Janus.

Bond se encontra com Janus em um parque de estátuas abandonadas, e descobre que Janus é ninguém menos que Alec Trevelyan, o agente 006, seu ex-parceiro no MI6.

Descendente dos cossacos, que colaboraram com as forças nazistas na Segunda Guerra Mundial, Trevelyan fingiu sua morte para se vingar do Reino Unido por seu envolvimento na morte de seus pais.

No momento em que Bond está prestes a por um fim em Alec, ele é atingido por um dardo com tranquilizantes.

Veja a cena:


Bond acorda amarrado junto com Natalya no helicóptero Tiger roubado, que agora está programado para se auto-destruir.

Eles conseguem escapar, mas são imediatamente presos pela polícia russa e levados até o Ministro da Defesa para interrogatório.

No momento que Natalya revela a existência de um segundo satélite GoldenEye e o envolvimento de Ourumov no massacre de Severnaya, impiedoso, o General entra na sala e mata o Ministro.

Ele chama os guardas, e foge com ela em um carro, mas Bond consegue escapar antes.

Em uma das mais emblemáticas cenas de toda série, Bond rouba um tanque de guerra e vai atrás de Ourumov pelas ruas de São Petesburgo até um trem blindado pertencente a Janus.

Confira a cena:


Bond mata Ourumov, mas Trevelyan o prende junto com Natalya dentro do trem.

Antes do trem explodir, ela localiza Boris em Cuba, e ambos conseguem fugir.

Já em Cuba, Bond e Natalya encontram Wade, entregam a ele sua novíssima BMW Z3 (começo da parceria da montadora alemã com a cinessérie) e pegam seu avião para tentar localizar o paradeiro de Boris.

Enquanto sobrevoam a área, são abatidos por um míssil e Bond põe fim a Xenia.

Confira a morte da vilã:


Em seguida, surpresos, Bond e Natalya testemunham a água de um lago ser drenada para revelar uma enorme antena.

Eles se infiltram na estação de controle, onde Bond é capturado.

Trevelyan revela seu plano para roubar o Banco da Inglaterra antes de apagar todos os dados da transação com o GoldenEye, destruindo assim toda a economia britânica.

Enquanto isso, a perita Natalya programa o satélite para reentrar na atmosfera e consegue destruí-lo.

Em uma tensa luta na plataforma da antena, Bond consegue se livrar de seu ex-parceiro e escapa com Natalya.

Veja a cena:


'007 Contra GoldenEye' teve sua Première no dia 13 de novembro de 1995 no Radio City Music Hall, em Nova York.

No dia 17 de novembro, há exatos 22 anos, o  filme foi lançado para o público nos cinemas americanos.

No Reino Unido, a Premiere aconteceu no dia 22 no Odeon da Leicester Square e além do elenco, contou também com a presença do Príncipe Charles.

A fim de obter uma classificação PG-13 e um maior público nas salas de cinema, o longa teve diversos cortes - entre eles, um buraco de tiro na cabeça de Trevelyan durante a sequência de abertura, várias mortes adicionais em Severnaya e imagens ainda mais explícitas durante a transa de Xenia, seguida da morte do almirante.

Exibido em 2.667 cinemas nos Estados Unidos, o filme arrecadou mais de US$ 26 milhões em seu final de semana de estreia.

Sua arrecadação mundial ficou em US$ 352.194.034, sendo o quarto filme de maior bilheteria naquele ano.

Relembre o trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário