segunda-feira, 27 de novembro de 2017

RIP: DAVID CASSIDY, ÍDOLO TEEN DOS ANOS 1970

<>
Ator e cantor americano, David Cassidy foi um dos maiores ídolo juvenis da década de 1970 - inclusive aqui no Brasil
<>

Cassidy morreu na terça (21), aos 67 anos, após ter sido internado na semana passada em um hospital de Fort Lauderdale, na Flórida.

Ele ficou famoso na série musical 'The Partridge Family' (que aqui no Brasil foi exibida pela Globo como "A família Dó Ré Mi"), onde atuou entre 1970 e 1974, interpretando o papel de Keith Partridge, irmão mais velho de uma família de músicos, que seguia para seus show a bordo de um ônibus escolar pintado com cores e temas psicodélicos.

A mãe dele na série, Shirley Jones, atriz vencedora do Oscar, era na vida real madrasta de David.

Relembre a abertura da série:


"Em nome da família Cassidy, anunciamos com grande tristeza o falecimento do nosso querido pai, tio e irmão David Cassidy", afirmou em comunicado reproduzido pela mídia americana, sua representante, Jo-Ann Geffen.

Um dos maiores sucessos de David na série foi a música 'I Think I Love You':

Confira:


Cantor, compositor e guitarrista, Cassidy, após o mega sucesso da série, teve uma fértil carreira na atuação e na música .

Quando "I Think I Love You" se tornou um sucesso, Cassidy começou a trabalhar em álbuns solo também.

No primeiro ano, ele produziu seu single," Cherish " - que atingiu o número nove nos Estados Unidos, número dois no Reino Unido (um duplo A- lado a lado com "Could It be Forever") e número um na Austrália e Nova Zelândia.

Logo depois, deu início às turnês que apresentavam músicas de 'Partridge' e seus próprios sucessos.

Cassidy conseguiu um grande sucesso solo no Reino Unido, maior do que em sua América natal, incluindo " Como posso ter certeza "Daydreamer "/" The Puppy Song ".

Na Grã-Bretanha, Cassidy virou estrela por " Daydreamer ".

Dez álbuns da The Partridge Family e cinco álbuns individuais foram produzidos durante a série, com a maioria vendendo mais de um milhão de cópias cada.

Internacionalmente, a carreira solo de Cassidy eclipsou o já fenomenal sucesso da 'Família Partridge' .

Ele se tornou um astro instantâneo, com sucessos de concertos em grandes arenas ao redor do mundo.

Esses concertos produziram histeria em massa, que a mídia da época batizou de "Cassidymania".

Ele levou duas multidões de mais de 56 mil ao Astrodome de Houston no Texas durante um fim de semana em 1972.

Seu show no Madison Square Garden de Nova York ficou esgotado em um dia e resultou em tumultos após o show.

Suas turnês no Reino Unido incluiram concertos com lotação esgotada na Wembley Stadium em 1973.

Na Austrália, em 1974, a histeria em massa virou problema nacional, especialmente depois da loucura que foi o seu concerto no Melbourne Cricket Ground .

E deu no que deu: em um show no London City Stadium em 26 de maio de 1974, quase 800 espectadores ficaram feridos ao serem prensados na frente do palco.

Trinta foram levados ao hospital e uma, Bernadette Whelan, de 14 anos, morreu quatro dias depois, no Hospital Hammersmith de Londres.

O show foi a penúltima data de sua turnê mundial.

Cassidy, profundamente abalado, enfrentou a imprensa, tentando entender o que aconteceu.

Por respeito à família e para evitar transformar o funeral da menina em um circo da mídia, Cassidy não foi ao enterro, embora falasse com os pais de Whelan e enviasse flores.

Cassidy afirmou que essa morte da fã o o perseguiria até o dia em que ele próprio morresse.

Foi o que motivou Cassidy da abandonar a turnê e somente atuar na 'Família Partridge' , concentrando-se em gravação e composição.

O sucesso internacional continuou, principalmente na Grã-Bretanha, na Alemanha e no Japão, quando lançou três álbuns individuais bem recebidos, em 1975 e 1976.

Cassidy tornou-se o primeiro artista de gravação a fazer de "I Write the Songs", um top -20 recorde na Grã-Bretanha, antes que a música se tornasse a canção de assinatura de Barry Manilow .

A gravação de Cassidy foi produzida pelo autor-compositor da música, Bruce Johnston, de The Beach Boys.

Veja Cassidy cantando "I Write the Songs":


Em 1978, Cassidy estrelou um episódio de 'Police Story' intitulado "A Chance to Live", pelo qual recebeu uma indicação ao Prêmio Emmy .

A NBC criou uma série baseada nela, chamada 'David Cassidy: Man Undercover' , que foi cancelada após uma temporada.

Uma década depois, a série da Fox '21 Jump Street' (Aqui no Brasil 'Anjos da Lei'), usou o mesmo enredo, onde policiais de aparência juvenil infiltravam-se em escolas secundárias para combater o crime - foi a série que tornou Johnny Depp num astro e fez um enorme sucesso, inclusive aqui no Brasil.

A partir daí, sua carreira entrou em declínio, mas Cassidy continuou trabalhando em outras séries e em musicais de Broadway, sem nunca deixar de lado sua carreira como cantor e compositor.

Foi casado três vezes.

Sua filha mais velha, Katie Cassidy, seguiu seus passos como atriz e atualmente brilha como Laurel Lance, a Canário Negro das séries 'Arrow' e 'Legends of Tomorrow', do The CW.

Katie e David, em evento no ano passado - Just Jared

Segundo a revista "People", Cassidy "morreu rodeado por aqueles que amava".

"Estava em negação, mas parte de mim sempre soube que isso iria acontecer", disse Cassidy à People, em fevereiro, ao anunciar que era portador de demência, doença que também atacou sua mãe.

"Quero amar. Quero aproveitar a vida", afirmou o astro na ocasião, que morreu de insuficiência hepática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário