<>
Duas vezes vencedora do Oscar, a centenária estrela inglesa Dame Olivia de Havilland está processando a FX e Ryan Murphy por uso não autorizado de sua identidade na série “Feud: Bette and Joan”, onde foi interpretada por Catherine Zeta-Jones
<>
A minissérie sobre a rivalidade entre as atrizes Bette Davis e Joan Crawford trouxe Catherine Zeta-Jones interpretando Havilland - que virou estrela de Hollywood ao interpretar Melanie Hamilton em “…E O Vento Levou” (1939) – como amiga confidente de Davis e comentarista durante o oitavo episódio.
Dame de Havilland, que levou seus Oscar por 'Só Resta uma Lágrima' (1946) e 'Tarde Demais' (1949), já abandonou o cinema faz tempo, atualmente reside na França e completou 101 anos de idade ontem, dia 1 de julho.
Segundo um comunicado enviado ao Los Angeles Times nesta sexta (30), ela abriu o processo no Tribunal Superior de Los Angeles contra a FX Networks, LLC e Ryan Murphy Productions “com base no uso comercial não autorizado do nome e identidade de Dame Olivia na série”.
Olivia de Havilland e Catherine Zeta-Jones caracterizada como ela para a série 'Feud' - LA Times
Seus advogados, Suzelle M. Smith e Don Howarth, ainda observaram que todos os outros personagens da vida real que estão presentes na série estão mortos.
“A FX não pediu a Dame de Havilland permissão para usar seu nome e identidade, e não foi compensada por tal uso”, disseram os advogados em um comunicado ao Los Angeles Times.
“Além disso, a série coloca palavras na boca de Dame de Havilland, que são imprecisas e contrárias à reputação que ela construiu durante uma vida profissional de 80 anos, especificamente se recusando a se envolver em fofocas sobre outros atores para gerar atenção da mídia para ela mesma.”
O processo acusa FX e seus parceiros de se apropriar do nome e da identidade de Havilland e colocá-la em “uma luz falsa para sensacionalizar a série e promover seus próprios negócios, ignorando inteiramente seus interesses”.
Dame Olivia de Havilland era irmã de outra grande estrela de Hollywood, Joan Fontaine, conhecida pelo seu temperamento complicado.
Dame Olivia de Havilland em foto comemorativa dos seus 101 anos de idade - AP |
Tanto, que por muitos e muitos anos, as irmãs, rompidas, não se falavam, mas voltaram às boas anos antes da morte de Fontaine, em 15 de dezembro de 2013, aos 96 anos.
Havilland e Fontaine são as únicas irmãs na história de Hollywood premiadas com um Oscar de Melhor Atriz.
Vamos ver onde isso vai dar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário