terça-feira, 22 de abril de 2014

SAIBA O QUE ESPERAR DO UNIVERSO MARVEL NAS TELONAS APÓS 'CAPITÃO AMÉRICA 2'


AVISO: a postagem abaixo contém muitos spoilers e especulações sobre o futuro do Universo Marvel nas telonas - se não quiser saber, não leia.

'Capitão América: O Soldado Invernal' finalmente chegou aos cinemas e mudou tudo no Universo Marvel pois, afinal, tudo que era dado como certo acabou.

A mudanças da chamada 'Fase 2' começaram em 'Homem De Ferro 3', continuaram em 'Thor: O Mundo Sombrio' e se aprofundaram extremamente em 'Capitão 2', colocando caminhos inesperados na trajetória dos heróis.

Quem assistiu a 'Capitão 2' já teve certeza de que a S.H.I.E.L.D., agência que criou 'Os Vingadores', não sobreviveu aos eventos mostrados e foi desmantelada, com Nick Fury indo para o submundo procurar contatos na Europa, Maria Hill empregada nas indústrias Stark e Steve Rogers e Viúva Negra sozinhos, além de sabemos da existência de outros seres poderosos - como o Doutor Estranho, cujo nome foi citado na trama e que praticamente confirma o longa solo sobre o personagem.

Dr. Estranho, citado em 'Capitão 2' - Marvel Comics
E como ficam os Vingadores?

O presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, falou ao site Moviefone que Tony Stark deve assumir o comando do supergrupo, escancarando a intenção do estúdio de tirar a segurança de ter uma agência do governo gigantesca como apoio para os heróis - na verdade, desde 'Os Vindadores' a S.H.I.E.L.D. anda meio distante dos grandes eventos - tanto que em 'Homem de Ferro 3' e 'Thor 2' não se envolve muito.

Pôster fan de 'Vingadores 2'
E a S.H.I.E.L.D.?

Mesmo na série de TV - que deve continuar com o grupo de forma independente - Coulson e seu time parecem distantes e chegam tarde demais aos grandes acontecimentos.

O motivo para isso finalmente foi agora revelado em 'Capitão 2': a H.I.D.R.A. (organização do Caveira Vermelha do primeiro 'Capitão América') estava submersa na S.H.I.E.L.D., causando problemas nos bastidores - inclusive com o claro apoio do cientista nazista Arnim Zola, recrutado pela agência desde a Segunda Guerra Mundial e insinuado em 'Capitão 2' ter sido o grande mantenedor da estrutura da organização do Caveira Vermelha dentro da organização americana.

Em 'Capitão 2', Zola transfere sua consciência para um computador e se mostra uma grande ameaça, pois ele é capaz de criar um algoritmo para identificar potenciais ameaças ao sistema e matá-las antes que possam causar problemas.

Toby Jones como Arnim Zola no primeiro filme do Capita - Marvel Studios
O chefão Alexander Pierce vende essa ideia como algo bom para o mundo, mas como Steve Rogers aponta, isso não é liberdade, é medo e, por isso, o sistema todo teve de cair.

Como consequência, novas tensões surgem para levar a Marvel na direção de eventos de grande porte dos quadrinhos, como a Guerra Civil.

Essa possibilidade existe, já que a H.I.D.R.A. passou a criar seus próprios recrutados com superpoderes com a ajuda do cetro de Loki - que aparece na cena pós créditos de 'Capitão 2', que ainda mostra Pietro e Wanda, mais conhecidos como Mercúrio e Feiticeira Escarlate, como cobaias do grupo secreto - os primeiros ou apenas a última leva de super humanos?

Elizabeth Olsen como Feiticeira Escarlate e Aaron Taylor-Johnson como Mercúrio, nas filmagens de 'Vingadores 2' - Just Jared
Esses novos personagens vão pressionar muito os Vingadores e deve ser a deixa para colocar o grupo em conflito com o governo, principalmente se os rumores sobre a trama de 'Vingadores 2' estiverem corretos e o super robô Ultron for mesmo criação de Stark ou de sua consciência robótica, Jarvis - outros rumores dizem que Jarvis se tornaria ele próprio o vilão Ultron.

Se a trama for essa, Tony será execrado no mundo exterior e os Vingadores, bancados por Tony, estarão na mira de diversas agências governamentais, possivelmente auxiliadas por super humanos.

vingadores2_30
Robert Downey Jr. (Tony Stark) e Marl Ruffalo (Dr. Bruce Banner) nas filmagens de 'Os Vingadores 2' ontem em Londres - Instagram do primeiro
Lembrando que Stark nunca confiou no governo e na S.H.I.E.L.D. - por isso, Maria Hill passa por um detetor de mentiras antes de ser aceita na  sua empresa, no final de 'Capitão América 2'.

A maior presença da agente pode também ser a preparação do terreno para o arco Guerra Secreta dos quadrinhos, no qual Fury desaparece e Maria assume o comando da nova S.H.I.E.L.D., mas isso parece fazer mais sentido para a série de TV e teria impacto limitado nas telonas.

E Thanos?

Até então, tudo apontava para a 'Fase 3' desenvolvendo a história das 'Joias do Infinito'.

Já se sabe que 'Guardiões Da Galáxia' deve abordar esse tema - graças ao final de 'Thor 2' e aos vídeos já divulgados do novo filme - só que agora existe uma ameaça gigantesca na Terra e isso não pode ficar de lado e pior: agora temos Loki ocupando o lugar de Odin em Asgard.

Cena de 'Guardiões da Galáxia' mostra parte do elenco - Marvel Studios
Ou seja: são três tramas paralelas que devem complicar as coisas, mas que não devem se misturar -  e a esperada briga com o vilão espacial deve acontecer.

Afinal, a Marvel pensa bem no futuro e quanto mais dificuldades adiante, mais filmes garantidos.

E os Vingadores?

Robert Downey Jr. fala em deixar o personagem há algum tempo e se Stark realmente assumir o comando do supergrupo, pode permitir ao ator aposentar a armadura do Homem de Ferro e fazer pequenas aparições ao estilo do Nick Fury de Samuel L. Jackson.

Atores e personagens de 'Os Vingadores' - internet
Pior: outros atores da atual formação do supergrupo  também devem sair da franquia em breve se não tiverem seus salários aumentados pois só Downey Jr. ganha uma fortuna - todo o restante do elenco de os Vingadores ganha bons salários, mas nada que se compare ao caminhão de dinheiro do intérprete do Homem de Ferro.

E Bucky Barnes?

O primeiro sinal para a redenção da personagem foi ele se lembrar de quem é realmente no final de 'Capitão América 2'.

Nos quadrinhos, o personagem eventualmente assume o uniforme e o escudo do Capita - lembrando que o ator Chris Evans já fala de aposentadoria, enquanto Sebastian Stan, que vive Bucky, tem contrato para nove filmes, segundo o site Newsarama.

O ator Sebastian Stan - The Hollywood Reporter
Também podemos esperar ver os Vingadores totalmente renovados - com Homem-Formiga, Feiticeira Escarlate e Mercúrio.

Claro que essas são apenas especulações e podem estar completamente erradas, mas é fato que o Universo Marvel não é mais o mesmo.

Tantas novidades e a aproximação do fim de contratos podem ser sinais de mudanças ainda mais profundas e agora, só nos resta aguardarmos 'Os Vingadores: A Era De Ultron', que promete ampliar o universo quando chegar aos cinemas em maio de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário