quarta-feira, 30 de abril de 2014

BOB HOSKINS: CINEMA PERDE MAIS UM GRANDE TALENTO


Robert William "Bob" Hoskins, Jr. nasceu na pequena cidade de Bury St Edmunds, interior da Inglaterra, em 26 de outubro de 1942.

Considerado um dos mais amados atores do Reino Unido, Bob ficou famoso na arte da atuação primeiro na televisão, na minissérie musical 'Pennies from Heaven' (1978).

Confira Bob em ação nessa série:


Na TV inglesa, fez muitos trabalhos interessantes e só depois é que foi para o cinema, onde interpretou o gângster que vira empresário em 'Caçada na Noite' (1980).

Sua carreira deu um salto absurdo quando, já em Hollywood, aceitou protagonizar 'Uma Cilada para Roger Rabbit' (1988), dirigido por Robert Zemeckis, produzido por Steven Spielberg e baseado no romance Who Censored Roger Rabbit?, de Gary K. Wolf.

O filme foi o primeiro a juntar atores de carne e osso ('live-action') e animação tradicional em todas as suas cenas e o resultado final foi sensacional.

Com elementos de um filme noir, a trama se passa na Hollywood de 1947, onde os personagens de desenho animado (chamados simplesmente de "desenhos") coexistem e interagem naturalmente com os seres humanos.

É nessa Meca do Cinema mais mágica que nunca que Bob Hoskins arrebentou tudo como Eddie Valiant, um detetive particular que se envolve em um mistério que envolve Roger Rabbit, um famoso coelho astro dos desenhos animados, acusado de homicídio e casado com uma dama fatal, a gostosíssima Jessica.

Confira Bob em ação, no trailer desse filme:


Em 'Hook - A Volta do Capitão Gancho' (1991), Hoskins foi dirigido por Steven Spielberg e interpretou um dos personagens mais legais da literatura – Barrica/Mr. Smee, o grumete que mais atrapalha do que ajuda o Capitão Gancho (vivido aqui por Dustin Hoffman) na sua batalha contra Peter Pan (Robin Willians), sempre ajudado por Sininho/Tinker Bell (Julia Roberts).

Ao lado de Dustin Hoffman, em 'Hook' - Divulgação
Hoskins ainda contracenou com Cher e Winona Ryder no ótimo 'Minha Mãe é uma Sereia' (1990) e ainda deu vida ao personagem dos games Mario - em 'Super Mario Bros.' (1993) - Luigi, irmão de Mario, foi feito por John Leguizamo.

Confira o trailer de 'Super Mario Bros.':


Hoskins também interpretou J. Edgar Hoover, poderoso chefão do FBI, em 'Nixon' (1995).

Somente por 'Mona Lisa' (1986) - um drama sobre crimes, dirigido por Neil Jordan e que Hoskins estrelou ao lado de Michael Caine e Robbie Coltrane - é que ele foi indicado ao Oscar de Melhor Ator.

Se não levou a estatueta da Academia, em Cannes teve melhor sorte, e saiu da Riviera francesa com a Palma de Melhor Ator pelo mesmo papel.

Confira Bob no trailer de 'Mona Lisa':


Meio sumido nos últimos anos, seu último trabalho nas telonas foi em 2012 -  em 'Branca de Neve e o Caçador', protagonizado por Kristen Stewart e Chris Hemsworth.

Ao lado de Chris Hemsworth, em 'Branca de Neve e o Caçador' - Divulgação
Depois desse longa, Bob veio a público anunciar sua aposentadoria,  pois tinha sido diagnosticado com mal de Parkinson.

O ator, que estava internado em um hospital de Suffolk,Inglaterra, teve complicações devido a uma pneumonia e morreu ontem (29), aos 71 anos.

Em comunicado, a atual mulher de Bob, Linda, disse que ela e os filhos do casal, Alex, Sarah, Rosa e Jack, estão arrasados com a notícia.

"Bob morreu tranquilamente no hospital, ontem à noite, rodeado pela família, depois de um surto de pneumonia. Pedimos que respeitem nossa privacidade neste momento e agradecemos pelas mensagens de amor e apoio."

Se você não conhece ainda o trabalho desse grande ator, veja ao menos ‘Uma Cilada para Roger Rabbit’ e ‘Mona Lisa’ e confira o grande talento que o cinema perdeu.

Variety

Nenhum comentário:

Postar um comentário