segunda-feira, 28 de abril de 2014

'FANTÁSTICO': A MUDANÇA FOI APENAS DE CENÁRIO E O PROGRAMA FICOU MAIS CHATO DE SE VER


Tenho medo, muito medo quando vejo âncoras de programas jornalísticos pulando de felicidade ao anunciar que "teremos novos cenários". 

Afinal, o programa tem mais é ser interessante e prender a atenção do telespectador com boas matérias e não distrai-lo com o visual.

Em busca de renovação, o quarentão 'Fantástico' - atualmente o segundo programa mais antigo da TV, o primeiro é o 'Programa Silvio Santos' - estreou neste domingo novo formato, mas o telespectador ficou perdido, tantos foram os estímulos visuais: bastidores das reportagens, sonolentas reuniões de pauta, velha abertura repaginada, logotipo redesenhado, redação-estúdio, minipalco, microautidório, supertelão, sofá, fantoches de cavalinhos , trilha da série 'The Office' e para completar, o robô do Dr. Sheldon da série 'The Big Bang Theory'.

Ufa!

Em meio a essa overdose tecnológica, o novo 'Fantástico', se fez força para ser engraçado e descolado,ficou mais chato.

Vista geral da nova redação-cenário - Imagens dessa postagem - Reprodução/Divulgação-TV Globo
Renata Vasconcelos continua ótima, mas Tadeu Schmidt  agora pensa que é Tiago Leifert e na maioria das vezes exagera na dose das piadinhas sem graça.

Mais chato e mais interativo: agora, o telespectador pode votar no site do programa e escolher 'emoticons' - lá chamados de 'fantasticons' que representam seu humor durante a exibição de determinado conteúdo - quer coisinha mais irritante?

Agora, as reuniões de pauta, com toda a redação amontoada no mini palco é dose pra elefante: a quem interessa isso, ver essa coisa chata, a não ser para os próprios jornalistas que fazem o programa ou um ou outro estudante de jornalismo?

Deu sono.

O programa prometia uma volta ao bom jornalismo que o consagrou, mas não entregou nada disso, já que agora, a revista eletrônica é muito mais entretenimento do que jornalismo.

A dupla de apresentadores defronte a um painel com os 'fantasticons'
A grande reportagem da semana era ótima enquanto pauta, mas o que vimos ficou muito aquém: uma repórter passou 24 horas em um presídio de segurança máxima, com tudo descaradamente muito negociado com a polícia, tudo extremamente produzido - da maquiagem à iluminação - com tensão  e conflito algum.

A sorte do 'Novo Fantástico' foi que o SBT estava exibindo no horário a cansativa e sempre previsível eleição do 'Troféu Imprensa' - se fosse num domingo normal, Silvio Santos com certeza teria ganho na audiência.

Na medição preliminar da Grande SP., o programa da Globo deu 16,5 pontos de ibope, contra 12,1 da Record, 9,0 do SBT e 4,8 da Band e passou sufoco para vencer o 'Domingo Espetacular', sua cópia mais popular e apelativa da Record: às 22h24, a Record marcava 12,7 e a Globo, 13,3 pontos.

Hoje, o Ibope revelou a audiência consolidada, e o 'Fantástico' deu 17,7 pontos, praticamente a mesma coisa que os 18,2 de duas semanas atrás.

Menos pirotecnia que só distrai e mais, muito mais, foco no jornalismo: é tudo o que o telespectador queria, mas o 'Fantástico' não entregou.

'FANTÁSTICO' - NOVA FASE
Onde:
Globo
Quando:
Domingos, 20h
Cotação do Klau:


Nenhum comentário:

Postar um comentário