quinta-feira, 17 de abril de 2014

'DIVERGENTE': CÓPIA DE 'JOGOS VORAZES' NÃO EMPOLGA NEM OS FÃS DO LIVRO EM QUE É BASEADO


Na pós-apocalíptica Chicago, a adolescente Beatrice (Shailene Woodley) completa 16 anos e tem que escolher entre as diferentes facções que controlam a cidade: elas são cinco, e cada uma representa um valor diferente, como honestidade, generosidade, coragem.

Beatrice surpreende a todos e até a si mesma quando decide pela facção dos destemidos, escolhendo uma diferente da família, e tendo que abandonar o lar.

Ao entrar para a Audácia, ela torna-se Tris e vai enfrentar uma jornada para afastar seus medos e descobrir quem é de verdade.

Pela sinopse acima, já deu pra sacar que 'Divergente' - que estreia hoje em 317 salas em todo o Brasil - é uma espécie de versão mais pobre de 'Jogos Vorazes' , né?

A começar do livro homônimo - escrito por Veronica Roth, por sua vez inspirado em 'Admirável Mundo Novo', de Aldous Huxley - em que o longa é baseado, tudo cheira a cópia mal feita.

Aqui, quem esperava um longa capaz de desafiar 'Jogos Vorazes' como bom filme juvenil de tom político, mostrando os perigos da engenharia social e do condicionamento psicológico da sociedade, ficará muito decepcionado pois, na verdade, o longa se resume a uma história chinfrim entre facções rivais e romances proibidos.

Mesmo contando com uma boa protagonista - Shailene Woodley - o espectador fica esperando a hora em que sua personagem, Beatrice, finalmente vai ter um lampejo que seja da Katniss Everdeen vivida por Jennifer Lawrence no primo rico, mas a espera é em vão.

Shailene Woodley como Beatrice "Tris" Prior - Fotos dessa postagem: Divulgação/Paris Filmes

Beatrice "Tris" Prior é uma garota nascida na casta Abnegação, que tem a tarefa de governar e ajudar os necessitados.

Mas a garota não quer isso para sua vida: ela sonha em fazer parte da Audácia, um tipo de polícia local e com membros que aparentam ter maior liberdade.

Quando chega a hora de finalmente optar por qual facção viverá o resto da vida, seu resultado a aponta como uma Divergente, pessoas que não pensam como o resto da sociedade e, por isso, ameaçam o sistema.

Enquanto luta para esconder sua condição, ela muda de grupo e acaba envolvida romanticamente com Tobias "Four" Eaton (Theo James), um dos treinadores do novo clã.

Se num primeiro momento o longa tenta  parecer mais sombrio que 'Jogos Vorazes' - graças à sociedade reduzida a indivíduos com apenas um traço de personalidade - o roteiro lembra muito mais 'Harry Potter' ou 'Percy Jackson' pois, afinal, a narrativa se concentra demais no treinamento de Tris e não nas questões políticas.

A garota passa por provas, enfrenta desafios, tenta conseguir notas para seguir adiante e por acaso, descobre praticamente sozinha uma terrível conspiração e precisa entrar em ação.

Infelizmente, tarde demais: o diretor Neil Burger passa tempo demais tentando explicar o mundo e se esquece de criar algo minimamente interessante, deixando o longa sem uma história coesa e com uma narrativa que não funciona - tudo isso, mesmo após a batalha final, de dar sono de tão monótona.

Os personagens nunca estão em perigo real, a sociedade é pacífica e não está à beira da guerra civil e se ameaças externas preocupam, o roteiro nunca explica porque se deve temer o mundo exterior.

Mesmo durante o treinamento - onde os cadetes com pontuação baixa serão banidos - tudo é muito tranquilo, sem conflito algum.

Theo James como Tobias "Four" Eaton

O visual, direção de arte e figurinos também não é lá essas coisas, pois tudo parece ter sido feito com pouca grana: a Chicago daqui não se distingue de outros cenários pós-apocalípticos, o longa quase não tem cenas externas, e quando tem, a cidade dos gângsters parece a mesma de hoje.

Ainda bem que a protagonista Shailene Woodley segura bem a onda, é capaz de fazer com profissionalismo cenas físicas e emocionais, mesmo com sua personagem fraca e dependente demais de coadjuvantes para seguir adiante - ao contrário de Katniss Everdeen e Harry Potter - sempre estão no comando, mesmo quando ajudados por amigos.

O elenco de apoio pouco pode fazer e nem Kate Winslet como Jeanine Matthews se sobressai.

Kate Winslet como Jeanine Matthews

Essa falta de tesão, enfim, permeia todos os aspectos do longa e vem incomodando muito os fãs do livro, infelizmente mal aproveitado na telona.

Confira o trailer do longa:


*****
'DIVERGENTE'
Título Original:
DIVERGENT
Gênero:
Aventura
Direção:
Neil Burger
Roteiro:
Evan Daugherty, Vanessa Taylor, baseados na obra de Veronica Roth
Elenco:
Ansel Elgort, Ashley Judd, Ben Lloyd-Hughes, Christian Madsen, Jai Courtney, Kate Winslet, Maggie Q, Mekhi Phifer, Miles Teller, Ray Stevenson, Shailene Woodley, Theo James, Tony Goldwyn, Zoë Kravitz
Produção:
Douglas Wick, Lucy Fisher
Fotografia:
Alwin H. Kuchler
Duração:
139 min.
Ano:
2014
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
17/04/2014
Distribuição:
Paris Filmes
Estúdio:
Red Wagon Entertainment
Classificação:
14 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário