quinta-feira, 10 de abril de 2014

'CAPITÃO AMÉRICA: O SOLDADO INVERNAL': TRAMA CONSISTENTE, AÇÃO DE PRIMEIRA E SCARLETT JOHANSSON SENSACIONAL NO MELHOR FILME DA MARVEL


O chefão da S.H.I.E.L.D., Nick Fury (Samuel L.Jackson),  morto?

A Hydra - organização criminosa, braço do nazismo, comandada pelo Caveira Vermelha - escondida nas entranhas da S.H.I.E.L.D. desde a Segunda Guerra e agora pronta para dar o bote final?

A Viúva Negra (Scarlett Johansson) esconde segredos cabeludos no seu passado?

O soldado Sam Wilson (Anthony Mackie) - que quando voa com asas eletrônicas é o herói Falcão - é de confiança?

O amigo de infância de Steve Rogers (Chris Evans), James "Bucky" Barnes (Sebastian Stan), morreu mesmo na Segunda Guerra?

E esse 'Secretário', Alexander Pierce (Robert Redford), é mesmo tão elegante e legalzinho como aparenta?

Para saber todas as respostas às perguntas acima, só assistindo a 'Capitão América: O Soldado Invernal', que estreia hoje em 714 salas em todo o Brasil.

A trama é bastante simples: Capitão América (Chris Evans) e a Viúva Negra (Scarlett Johansson) se envolvem em uma missão responsável por expor segredos da S.H.I.E.L.D.

Sem saber em quem confiar, eles enfrentam uma ameaça oculta capaz de destruir tudo pelo que lutaram e para isso, contam com a efetiva ajuda de um novo herói voador, Falcão (Anthony Mackie) e da Agente Maria Hill (Cobie Smulders).

O segunda longa solo de um dos super-heróis mais poderosos e populares de todos os tempos já tem no início uma caçada automobilística dos bandidos para matar Nick Fury (Samuel L.Jackson) nas ruas da capital americana (Washington DC), de deixar qualquer uma vista anteriormente no chinelo, tirando o fôlego do espectador que ainda nem se ajeitou na poltrona do cinema e vai acabar derrubando o saco de pipocas.

Bandidos usando uniformes da polícia atentam contra a vida de Nick Fury, na van preta - fotos dessa postagem: Divulgação/Disney-Marvel

Depois, segue em ritmo alucinante num constante jogo de aparências onde ninguém - a não ser Steve Rogers, o Capitão América - parece ser quem demonstra e termina numa batalha aérea sobre a capital que é a melhor cena de ação de um longa em muito tempo.

Com tudo isso, o nono filme do universo cinematográfico da Marvel é o melhor longa individual do estúdio até agora e uma das mais completas produções de super-heróis de todos os tempos, entregando ao extasiado espectador elementos de thrillers de espionagem, aventura e ação, acertando em quase tudo e mostrando como uma boa História em Quadrinhos rende bem na telona quando bem adaptada e bem dirigida.

A sequência, dirigida primorosamente pelos irmãos Anthony e Joe Russo - que de tão bons já foram confirmados no comando do terceiro longa solo do capita - deixa de lado o tom leve do primeiro por algo mais sério: um thriller sobre conspiração repleto de paranoia, como se encontra o povo americano, seu país e sua política atualmente.

Como consequência, a comédia tem menos destaque em relação a outros do estúdio, embora ainda esteja presente, principalmente pelas falas de Natasha Romanoff, a Viúva Negra, magistralmente interpretada por uma Scarlett Johansson no auge da forma.

Logo no começo, ao buscar Steve Rogers na rua após este ter se exercitado, ela fuzila: "Vim resgatar um fóssil da rua", remetendo à idade atual do Capita, 96 anos.

Scarlett empresta tanto talento, verdade e sensualidade à sua personagem que os fãs, maravilhados, acham que já passou da hora de a Viúva Negra ter seu filme solo.

Scarlett Johansson interpreta a Viúva Negra aqui pela terceira vez

Mesmo nos quadrinhos, o Capitão sempre esteve mais próximo da realidade: se no primeiro filme, o 'Sentinela da Liberdade' lutava contra nazistas, nessa sequência, temas polêmicos e atuais, como bombardeios com Drones, espionagem ilegal feita pela NSA e Wikileaks fazem parte do brilhante roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeely, que em nenhum momento trata o espectador como estúpido e logo entrega que nenhum dos lados dessa guerra secreta joga limpo.

Assim, o único "mocinho" é Steve Rogers com seus ideais de liberdade pré-Segunda Guerra Mundial – um clichê, mas compreensível para o gênero.

E por falarmos no Capita: finalmente Chris Evans conseguiu mergulhar totalmente na personagem, está mais à vontade e consegue transparecer a melancolia de um homem que passou a entender melhor seu lugar no mundo, mas ainda não deixou o passado de lado.

Chris Evans, novamente como o Capita

Homem fora de seu tempo, as consequências disso são aprofundadas nessa sequência e Evans, ator apenas mediado, consegue dar show.

Apesar de ser coadjuvante do Capita, Anthony Mackie está ótimo como Sam Wilson, o herói alado Falcão: ator de primeira, ele brilha em todas as cenas que aparece, com folga.

Anthony Mackie como Falcão

Mas a melhor surpresa do longa é Robert Redford como Alexander Pierce.

Lenda de Hollywood, o ator e diretor, que já nos deu filmes memoráveis com ele à frente e atrás das câmeras e que se ofereceu ao chefão do Marvel Studios, Kevin Feige, porque queria ter o prazer de atuar em um filme de super-herói - nas suas próprias palavras - não tem apenas uma participação especial como se pensava até então.

Redford, como Alexander Pierce, contracena com Evans como o Capita

Na verdade, Redford vive o personagem mais importante para o desenrolar a trama, se entregando ao papel e entendendo em todas as suas nuances a intenção dos diretores Anthony e Joe Russo.

A cada linha de diálogo,  seu talento ajuda a recriar o clima de filmes de espionagem dos anos 70 e o resultado é absurdo de tão bom.

E o vilão que dá nome ao filme?

O Soldado Invernal é um matador poderoso, cruel e assombrado por um passado terrível.

O ator Sebastian Stan mostra habilidade para transformar o rapaz algo arrogante e bonitão que era o modelo de conduta para Steve Rodgers no primeiro longa no único homem capaz de matá-lo nesse segundo, com direito a uma cena final, dos dois amigos de infância agora em lados antagônicos, que já entrou para a história do Cinema.

Sebastian Stan como o amigo de infância do Capita, James "Bucky" Barnes, agora transformado no Soldado Invernal

Se Loki (Tom Hiddleston) é sempre ótimo a cada fala, "Bucky" Barnes não tem diálogos e Sebastian Stan aparece na maioria das cenas com uma máscara que só deixa seus olhos à mostra.

Assim, a expressão corporal e facial do ator é maravilhosa, o deixa imponente na telona e consegue expor os conflitos internos da personagem muito bem.

Pena que a estrela da série 'Revenge', Emily Vamcamp, apareça poucos minutos como a Agente 13 - quem sabe, no próximo, aconteça o tal romance que todo mundo esperava entre ela e o Capita e que aqui não rola.

Emily VanCamp como a Agente 13

Os irmãos cineastas - mais conhecidos por trabalhos em comédias para a TV - entregam ao espectador ótimas cenas de ação e tiram proveito de cada elemento para deixar o longa bastante divertido, mesmo quando o enredo parece ficar confuso em determinados momentos.

O Capita vai furtar esse uniforme da Segunda Guerra, que está exposto no Smithsonian Museum, para a batalha final - é a cena em que a lenda Stan Lee aparece

Se o final explosivo e típico do gênero super-herói estraga um pouco o clima de espionagem, assim como o retorno improvável de um personagem que todos poderiam passar sem, tudo fica pequeno num filme que não é simplesmente a continuação de 'Capitão América' ou 'Os Vingadores', mas uma obra que eleva todas as apostas do estúdio.

O Capita enfrenta Barnes

Individualmente, é o longa que melhor amplia o universo Marvel, tem relações com praticamente tudo lançado até aqui e  o mais importante: as repercussões dos acontecimentos vão influenciar toda a franquia, inclusive a série de TV 'Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D.', e só devem ser completamente compreendidas em 2015, com a estreia de 'Os Vingadores 2:A Era De Ultron'.

O Capita usa seu uniforme dos anos 40 ao lado do Falcão, em ação na batalha final

Como sempre, nem pense em deixar a sala de cinema enquanto os créditos sobem: a cena adicional mostra os gêmeos Mercúrio (Aaron Taylor-Johnson) e Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen), detidos numa espécie de prisão de vidro - preâmbulo de 'Vingadores 2', onde os filhos do vilão Magneto devem brilhar.

Com tudo interligado, é assim que os longas do Marvel Studios continuam encantando a todos - mesmo aqueles que nem são tão fãs de super-heróis.

Filmaço.

Confira o trailer do longa:

*****
'CAPITÃO AMÉRICA: O SOLDADO INVERNAL'
Título Original:
CAPTAIN AMERICA: THE WINTER SOLDIER
Gênero: 
Ação
Direção:
Anthony Russo, Joe Russo
Roteiro:
Christopher Markus, Stephen McFeely - baseados em história de Ed Brubaker e nos quadrinhos de Jack Kirby e Joe Simon
Elenco:
Anthony Mackie, Chris Evans, Cobie Smulders, Emily VanCamp, Frank Grillo, Georges St-Pierre, Hayley Atwell, Robert Redford, Samuel L. Jackson, Scarlett Johansson, Sebastian Stan
Produção:
Kevin Feige
Fotografia:
Trent Opaloch
Duração:
135 min.
Ano:
2014
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
10/04/2014
Distribuidora:
Disney
Estúdio:
Marvel Studios
Classificação:
12 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário