sábado, 19 de abril de 2014

LUCIANO DO VALLE: GÊNIO DA NARRAÇÃO ESPORTIVA MORRE AOS 66 ANOS


Um dos maiores narradores esportivos de todos os tempos está morto.

Luciano do Valle, 66 anos, morreu agora pouco, ao sofrer um infarto dentro de um avião, enquanto se dirigia para Uberlândia onde narraria a partida entre Atlético-MG e Corinthians pelo Brasileirão 2014.

Luciano e seu atual parceiro nas transmissões da Band, o comentarista Neto - Reprodução/Band
O narrador foi resgatado do avião por uma ambulância ainda na pista do aeroporto da cidade mineira, onde o voo chegou por volta das 15H15.

Removido para o Hospital Santa Genoveva, Luciano não resistiu e morreu às 16h15.

Nesse momento, a Rede Bandeirantes, ainda perdida, está no ar com o 'Brasil Urgente', que seria apresentado hoje por Joel Datena.

“Estava tudo preparado para ele chefiar a equipe da Band na Copa e a gente recebeu essa informação. Estamos recebendo as informações mais precisas. Ele estava dentro de um avião e ele passou mal dentro do avião e ele não resistiu. Foi para o hospital, mas não resistiu'', disse Joel Datena, logo na abertura do programa.

Diante da morte, o pai de Joel, José Luiz Datena, chegou às pressas na emissora e, sem figurino e maquiagem habituais, está co-apresentando o programa com seu filho e ouvindo depoimentos do comentarista Neto e do repórter Fernando Fernandes, além de dar o seu próprio depoimento.

Datena Pai e Datena Filho, agora na tela da Band - reprodução
Em nota, a Band informa agora que o narrador Téo José substituirá Luciano na transmissão de amanhã, a partir das 15h30.

O atual contrato de Luciano com a Band foi firmado em 2011 e iria até 2016.

Luciano tornou-se uma lenda na narração esportiva a partir de 1971 - ainda na Rede Globo - e foi o principal narrador da rede até 1982, quando se transferiu para a Record.

Luciano do Valle apresenta o 'Globo Esporte' nos 70 - Reprodução
No ano seguinte, iniciou sua primeira passagem pela Band, onde ficou até 2003.

Entre 2003 e 2006, nova passagem pela Record, até sua volta definitiva para a Band até agora.

Em 1963, com apenas 16 anos, Luciano começou sua carreira como locutor da Rádio Brasil, de Campinas (SP), onde nasceu.

Quatro anos depois, foi para São Paulo e passou a trabalhar na Rádio Gazeta e essa passagem pela tradicional rádio esportiva foi o que o levou para a TV, em 1971.

Luciano passou 11 anos na Globo e narrou não só futebol como boa parte das conquistas de Emerson Fittipaldi na Fórmula 1 – mais tarde o acompanharia na Fórmula Indy, com a Band.

Luciano esteve na cobertura dos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, acompanhou do Rio a Copa da Alemanha, em 1974 e em seguida, com a saída de Geraldo José, tornou-se o principal locutor da Globo - época pré-Galvão Bueno.

Após sair da Globo em 1982, teve passagem pela Record e depois foi para a Bandeirantes, sendo também o responsável pela criação do “Show do Esporte”, programa que durava até 11h no autointitulado “canal do esporte”.

Luciano em uma de suas últimas transmissões - reprodução/Band
Luciano não teve sua importância apenas na narração: amigo dos amigos e de quem gostasse, resgatou várias estrelas da TV que estavam no desvio - Datena inclusive.

Foi um incentivador da Fórmula Indy, esteve nos bastidores do crescimento de Maguila como ícone do boxe e organizou o jogo de vôlei entre Brasil e União Soviética no Maracanã, em 1983 - marco inicial da potência mundial que nosso vôlei se tornou agora.

O boxe, o vôlei, a Fórmula Indy, o futebol na Globo, na Band, não seriam o sucesso que são na nossa TV sem o trabalho de Luciano do Valle.

Poxa, Luciano, você foi embora justo nos seus 50 anos de carreira, e à beira de arrebentar na narração de mais uma Copa do Mundo, ainda mais aqui no Brasil!

Tristíssimo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário