terça-feira, 1 de junho de 2010

THIAGO ARANCAM: TALENTO BRASILEIRO NOS MELHORES PALCOS DO MUNDO

Últimamente, tenho ouvido muita música lírica, e estou absolutamente encantado com a voz, presença de palco e o talento do tenor brasileiro Thiago Arancam.

Esse paulistano começou seus estudos musicais em 1998 na “Escola Municipal de Música” de São Paulo, e logo se formou Bacharel em canto erudito pela “Faculdade de Música Carlos Gomes” - também em Sampa.

Foto: site do artista - www.thiagoarancam.com
O tenor brasileiro Thiago Arancam

Em 2004, venceu o “Prêmio Revelação” do "V Concurso Internacional de Canto Erudito Bidu Sayão".
No mesmo ano, também foi premiado no projeto “Bolsa de Estudos VITAE”, e foi convidado a frequentar a conceituada “Academia de Canto Lírico do Teatro Alla Scala” de Milão - sob direção da famosa soprano Leyla Gencer - e se tornou o primeiro Brasileiro a ingressar nela.
Foi lá que conheceu o maestro de tecnica vocal Vincenzo Manno, que segue com ele até hoje.

Em 27 de fevereiro de 2005, estreou num concerto lírico no “Scala", e participou depois de diversos concertos e produções de ópera, no famoso teatro de Milão.

Em 2007, apresentou-se com a “Orchestra Sinfônica do Friuli Venezia Giulia” em quatro concertos de árias de Zarzuela, e de canções clássicas Espanholas.
Estrelou ainda a opera “Le Villi” de G. Puccini (Roberto).

Nesse mesmo ano, diplomou-se em canto lírico no "Scala", e recebeu, em Bolzano, Italia, o prêmio de melhor voz lirica emergente 2007/2008 - “Premio Alto Adige Talento Emergente della Lirica 2007/2008” - concedido pela Associação Amigos da Lirica L’Obiettivo de Bolzano.

Em 2008 participou de uma tournee nos Emirados Árabes Unidos com a orchestra da Accademia do Teatro Alla Scala, e de dois concertos com a Orquestra Camerata Brasil de Brasilia, sob a regência do Maestro Sílvio Barbato.

Em Setembro se apresentou na Embaixada do Brasil em Roma - nas comemorações do dia da Independencia - e foi aí que o brasileiros finalmente souberam que tínhamos um cantor lírico estupendo, de nível internacional.

Ainda em 2008, participou do conceituado concurso lirico internacional "Operalia 2008" - organizado por Placido Domingo - e ganhou os três premios principais: Prêmio Zarzuela,Prêmio do Público e Segundo Prêmio Ópera.
Em seguida estrelou "Carmen", no papel principal - Don Josè - no Washington National Opera (EUA), regido pelo Maestro Julius Rudel.

Em 2009, sua carreira internacional deslanchou: interpretou Cavaradoss em "Tosca" - Frankfurt; Maurizio em "Adriana Lecouvreur" - Turim; Radames em "Aida" - Sanxay; Pinkerton em "Madama Butterfly" - Valência; e ainda teve tempo para se apresentar em Londres - em um recital em St. John's - e em Kuala Lumpur, Malásia - em dois concertos de "Carmen", com a Malaysian Philharmonic Orchestra.
Ufa!

Nesse ano, Arancam já interpretou Nabucco em "Ismaele" em Palermo; atuou em "Cavalleria Rusticana" em São Petersburgo, Rússia; se apresentou em "Tosca", em Lãs Palmas; e em "Carmen" em Varsóvia.

Em junho - dias 8 e 13, Ararcam se apresentará no Latvian National Opera, na Letônia - em "Tabarro", e nos dias 26 e 29 de junho e 1 de julho no teatro Wielki, em Varsóvia - em "Carmen".

No site pessoal do artista - www.thiagoarancam.com - você poderá saber muito mais sobre ele.
Lá também está a agenda completa de suas apresentações,link para vídeos postados no YouTube e, principalmente, gravações maravilhosas - em áudio - com muito do seu repertório.

Para encerrar, um vídeo de Thiago Ararcam, interpretando "E lucevan le stelle", da ópera "Tosca" - uma das minhas músicas favoritas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário