sexta-feira, 11 de junho de 2010

"ESQUADRÃO CLASSE A": O SERIADO ERA MEIA BOMBA...

Vivemos na era em que qualquer coisa que pareça "pop" ganha roupagem nova.
E partindo desse princípio, até que demorou para a equipe da série de TV "Esquadrão Classe A" chegar às telonas.

Foto: Divulgação
Cena do filme
Protagonistas de um dos programas mais populares da década de 1980, os quatro mercenários parecem não ter envelhecido um dia sequer - agora, são interpretados por Liam Neeson ("O Preço da Traição"), Bradley Cooper ("Se Beber, não Case"), o lutador de artes marciais Quinton 'Rampage' Jackson e Sharlto Copley (o protagonista de "Distrito 9").

Os atores são novos, os aparatos também, mas o espírito da série parece não ter mudado nesse longa, que estreia hoje em circuito nacional, em cópias dubladas e legendadas.

Dirigido por Joe Carnahan ("A Última Cartada"), a partir do roteiro escrito por ele e Brian Bloom - que também atua - os dois não mexeram no perfil dos personagens: Hannibal (Neeson) é o chefe; Cara-de-pau (Cooper), o galã; BA (Jackson), apesar de todo o tamanho e a cara de mau é o mais doce; e Murdock (Copley) é louco de pedra.

Assista ao trailer do filme:


O filme conta como se formou o esquadrão, e se na série eles eram veteranos do Vietnã, agora são veteranos do Iraque.
"Igual que nem" no original, acabam caindo numa armadilha, presos e julgados numa corte marcial. Sentenciados, passam a viver escondidos, quando conseguem fugir da prisão.

Até aí, estamos na metade do filme.
Depois de apresentar os personagens e seus perfis, engata uma história que tem a ver com o motivo da prisão do grupo.
Tentar entender ou levar a sério o que está realmente acontecendo é perda de tempo, já que a diversão em "Esquadrão Classe A" nunca está no porque as coisas acontecem, mas sim no como elas acontecem.

A desculpa para as perseguições, pancadas e tiros é uma maleta com matrizes para a produção de notas de dólares, um elemento sem qualquer valor narrativo, mas que serve como causa para boa parte da ação.

E pra quem gosta só de ação, e não de uma história com começo, meio e fim, não vai se decepcionar.

Os vilões, por sua vez, custam a se revelar mas, quando o fazem, pancadas, perseguições e tiroteios acontecem sem parar - até porque, realmente, esses são os únicos elementos que contam no filme.
Patrick Wilson ("Watchmen") é Lynch, um agente da CIA sobre quem se sabe muito pouco. Brian Bloom é Pike, um sujeito que trabalha para o Exército, e cujo caráter não parece ser dos mais confiáveis.

A única presença feminina que conta no filme é Jessica Biel (de "Idas e Vindas do Amor"), uma oficial do Exército cuja patente é rebaixada depois da armadilha na qual caem os membros do esquadrão - ex-namorada de Cara-de-Pau.

"Esquadrão Classe A" reune todos os elementos necessários para a série ganhar um fôlego nas telonas: ação, humor, mulher bonita, lutas, perseguições e tiros.

Se o filme for sucesso de bilheteria, podemos esperar por outras adaptações - como "Miami Vice" ensaiou em 2006, mas não conseguiu.

ESQUADRÃO CLASSE A
Título original: The A-Team
Diretor: Joe Carnahan
Elenco Principal:
Liam Neeson
Bradley Cooper
Jessica Biel
Gênero: Ação, Aventura
Duração: 125 minutos
Ano: 2010
Data da Estreia: 11/06/2010
Cor: Colorido
Classificação: Não recomendado para menores de 14 anos
País: EUA
CLASSIFICAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário