quinta-feira, 21 de setembro de 2017

'MÃE!' - JENNIFER LAWRENCE ESPETACULAR EM SUSPENSE EXPERIMENTAL E QUE INFELIZMENTE NÃO ALCANÇARÁ O GRANDE PÚBLICO


SINOPSE:

Um casal vive em um imenso casarão no campo.

Enquanto a jovem esposa (Jennifer Lawrence) passa os dias restaurando o lugar, afetado por um incêndio no passado, o marido mais velho (Javier Bardem) tenta desesperadamente recuperar a inspiração para voltar a escrever os poemas que o tornaram famoso.

Os dias pacíficos se transformam com a chegada de uma série de visitantes que se impõem à rotina do casal e escondem suas verdadeiras intenções.

CRÍTICA:

Arte é feita sim, sempre, para provocar debates e inquietude, tirar quem a consome da sua zona de conforto.

É justamente por isso que 'Mãe!', novo longa do diretor e roteirista Darren Aronofsky que estreia nesta quinta aqui no Brasil, cumpriu bem o seu objetivo.

Pena é que no mundo do cinema, é necessário muito mais que isso para que um filme seja considerado uma obra-prima.

O novo suspense de Aronofsky é uma montanha-russa de sentimentos, o que faz com que o espectador saia da sala de cinema da mesma forma em que entrou - mas se engana que pensa que o filme é uma unanimidade.

Com uma narrativa toda construída em cima de alegorias e metáforas, a trama deixa um enorme leque de interpretações possíveis - que vão desde uma crítica de cunho ecológico, uma análise sobre a alienação provocada pelas religiões ou até a representação lírica do processo criativo de um artista - e pode soar confuso e até pretensioso (principalmente para aqueles que não gostam do estilo do diretor).

Na trama, onde nenhum personagem tem o nome revelado, Jennifer Lawrence vive a esposa de um renomado poeta, vivido por Javier Bardem.

Mãe! : Foto Jennifer Lawrence
Lawrence e Bardem, o casal protagonista do filme - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Paramount Pictures Brasil
Com o marido em plena crise criativa, ela se dedica incessantemente a reconstruir a casa onde os dois vivem, em um local isolado, que havia sido incendiada no passado.

Mas a inesperada aparição de um hóspede misterioso é a porta de entrada para uma mudança radical na vida do casal.

Não demora muito para que a esposa do homem também apareça na casa e logo a dupla domina o local, deixando a personagem de Lawrence e os próprios espectadores desconfortáveis.

Mãe! : Foto Jennifer Lawrence
Jennifer Lawrence: melhor atriz da sua geração entrega mais uma vez um desempenho sensacional
A presença das estranhas figuras logo se revela como o catalisador de uma série de acontecimentos caóticos.

A qualidade técnica do longa é indiscutível, tem o interior da casa como único cenário e consegue desbravar cada cômodo do lugar sem parecer redundante.

A forma como cada passo da personagem de Lawrence é acompanhado - fazendo uso de uma quase "câmera subjetiva" - e o capricho com os detalhes também deixam o expectador mergulhado na trama.

Mas o melhor é que o diretor optou por usar um silêncio incômodo, que vai se transformando em uma explosão sonora de acordo com a evolução dos eventos, proporcionando ao espectador uma rica experiência sensorial.

Lawrence, a melhor atriz de sua geração, disparado, mais uma vez rouba a cena com uma interpretação sólida e visceral de uma mulher que é quase uma "amélia" no início do filme, mas que vai se transformando com o passar dos acontecimentos e buscando força até onde não acreditávamos que fosse possível.

A atriz faz um excelente trabalho em dosar esse misto de emoções, craque que é na arte do bem atuar.

O outro destaque fica por conta da veteraníssima Michelle Pfeiffer, que após um hiato na carreira, aqui aparece simplesmente irresistível e sensacional em um papel provocador e impondo sua presença, crescendo mesmo em seu limitado papel de coadjuvante.

Mãe! : Foto
Michelle Pfeiffer: sensacional
Ou seja: as mulheres roubam a cena no longa, deixando os homens relegados a segundo plano.

O grande problema do longa é também o seu grande trunfo.

Enquanto o filme trabalha metáforas de forma sensível e inteligente, ele também soa experimental demais para o momento atual do cinema e para um filme que foi promovido para o público geral - não é mesmo.

Após os mais de 120 minutos de sessão, fica fácil entender porque a obra dividiu tanto as opiniões durante sua estreia no Festival de Veneza.

Ainda assim, por todo o debate gerado e por sua qualidade técnica, o longa é uma experiência que merece ser vivida.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'MÃE!'
Título Original:
MOTHER!
Gênero:
Drama/Suspense
Direção:
Darren Aronofsky
Elenco:
Amanda Silveira, Amanda Warren, Andreas Apergis, Brian Gleeson, Courtney Shannon Caines, Domhnall Gleeson, Ed Harris, Eric Davis, Genti Bejko, Javier Bardem, Jennifer Lawrence, Jovan Adepo, Julien Irwin Dupuy, Kristen Wiig, Laurence Leboeuf, Marcia Jean Kurtz, Michelle Pfeiffer, Mizinga Mwinga, Pierre Simpson, Robert Higden, Ryan Derange, Ryan O'Hagan, Scott Humphrey, Stefan Simchowitz, Stephen McHattie
Roteiro:
Darren Aronofsky
Produção:
Ari Handel, Darren Aronofsky, Scott Franklin
Fotografia:
Matthew Libatique
Trilha Sonora:
Jóhann Jóhannsson
Montador:
Andrew Weisblum
Estúdio:
Protozoa Pictures
Distribuidora:
Paramount Pictures Brasil
Ano:
2017
Duração:
115 min.
País:
EUA
Estréia no Brasil:
21/09/2017

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário