<>
Desmond Llewelyn, o eterno “Q” dos filmes de James Bond estaria completando 103 anos nesta terça (12)
<>
Llewelyn entrou para a história da franquia por ter permanecido mais tempo interpretando o mesmo personagem, um dos mais queridos do cinema.
Natural do País de Gales, Desmond tentou diversos outros trabalhos antes de seguir a carreira de ator, que precisou ser interrompida em 1939 por causa da Segunda Guerra Mundial.
Após a Guerra, voltou para o mundo artístico e atuou em filmes como “They Were Not Divided”, dirigido por Terence Young, que depois o escalou para 'Moscou Contra 007'.
Em cena com Roger Moore, em 'Moonraker' (1974) - EON Productions |
Mas foi apenas no ano seguinte, em 1964, que o personagem tornou-se o ícone que é conhecido até hoje, no filme '007 Contra Goldfinger'.
Diferente dos livros de Ian Fleming, onde “Q” e Major Boothroyd eram personagens diferentes, a série cinematográfica uniu ambos na persona de Desmond Llewelyn, o carismático armeiro do MI6 que sempre dava os puxões de orelha em James Bond antes de cada missão, com o clássico bordão: “Cresça 007!”
Nas filmagens de 'Octopussy' - Getty Images |
Ao contrário do que muitos imaginavam, o personagem funcionou e Llewelyn seguiu no papel durante décadas, aparecendo em todos os filmes de cada ator - exceto em 'Com 007 Viva e Deixe Morrer' (1973), primeiro filme estrelado por Roger Moore.
“Eu sempre tentei te ensinar duas coisas. Nunca deixe que o vejam sangrar…e sempre tenha um plano de fuga”.
Foi com essa frase em '007 – O Mundo Não É O Bastante' que o eterno “Q” se despediu da série.
Poucas semanas após o lançamento do filme, em 19 de dezembro de 1999, Desmond Llewelyn sofreu um acidente de carro na Inglaterra quando voltava de um evento promovendo sua biografia.
O ator morreu momentos após o acidente, aos 85 anos.
Confira um tributo ao personagem - e ao ator:
John Cleese como “R” e Ben Whishaw como “Q” substituíram o personagem em '007 – Um Novo Dia Para Morrer' e '007 – Operação Skyfall', respectivamente.
Mas a verdade é que para os fãs de Bond, o carisma de Desmond Llewlyn dentro e fora das telas é insubstituível.
“Muitos podem ser Bond, mas ‘Q’ é apenas um. Perdi um grande amigo hoje”, declarou Pierce Brosnan logo após ouvir a notícia da morte de Llewelyn.
Um dos mais queridos atores do cinema de todos os tempos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário