quinta-feira, 7 de setembro de 2017

'IT: A COISA': TERROR COM PALHAÇO ASSASSINO ENTREGA UM BELO RETORNO AOS ANOS 80, EM FILME DE UNIÃO E SUPERAÇÃO DO RITO DE PASSAGEM À FASE ADULTA


SINOPSE:

Um grupo de sete adolescentes de Derry, uma cidade no Maine, formam o auto-intitulado "Losers Club" - o clube dos perdedores.

A pacata rotina da cidade é abalada quando crianças começam a desaparecer e tudo o que pode ser encontrado delas são partes de seus corpos.

Logo, os integrantes do "Losers Club" acabam ficando face a face com o responsável pelos crimes: o palhaço Pennywise.

CRÍTICA:

São muitos os desafios de 'It - A Coisa', aguardado longa que estreia hoje aqui no Brasil, debaixo de uma chuva de críticas extremamente positivas da mídia americana.

O terror deve apresentar a personalidade de sete crianças diferentes, cada uma com uma relação familiar e um conjunto de medos muito específicos, desenvolver o assustador palhaço Pennywise - capaz de mudar de aparência e modo de ataques - justificar o histórico de desaparecimentos na cidade de Derry, detalhar a apatia dos adultos sobre a questão, criar o contexto de bullying na escola, trabalhar relacionamentos amorosos e -
ufa! - ainda desenvolver um buddy movie eficiente.

Elenco adolescente do filme em ação - Fotos dessa Postagem - Divulgação/Warner Bros.
Diante de tantos desafios, é impressionante como o diretor Andrés Muschietti cumpre esses objetivos com tranquilidade, mergulhando o espectador num caldeirão de gêneros muito bem articulados.

As cenas de terror são criativas e intensas, as cenas de comédia despertam gargalhadas e os momentos do 'Clube dos Otários' funcionam como um excelente filme adolescente - como não víamos, desde os anos 1980.

O cineasta brinca com extrema habilidade com os nervos do público, que que vemos, logo após uma tirada engraçada, um momento aterrorizante aparecendo de surpresa.

No final de um episódio sangrento, um dos garotos lança uma frase cômica para desestabilizar o espectador.

Esta adaptação da obra clássica de Stephen King segue por rumos inesperados - mesmo para quem conhece os conflitos da história - mesclando cenas explícitas com a sugestão.

Em alguns momentos, é muito realista - como a agressão a Ben - e em outros, investe puramente na fantasia - como a casa abandonada.

It - A Coisa : Foto
Casa abandonada: sensacional
A transição fica possível pela configuração particular do vilão, o palhaço Pennywise.

Como ele tem a capacidade de adquirir a “aparência dos maiores medos” de suas vítimas, ele soa fantasista, irreal, mas seus dentes e suas garras ferem de modo palpável.

Pennywise combina o funcionamento de um fantasma e de um assassino em série, com resultados potentes.

Em uma cena, em tom de ameaça, ele grita:
“Eu não sou real o suficiente para você?” - e o espectador quase se mija de medo na poltrona do cinema, ao lembrar que não existe algo mais real que os nossos pesadelos.

Pennywise é perverso, contentando-se na maioria das vezes em deixar seus alvos em pavor constante ao invés de matá-los – por definição, ele poderia ser considerado um terrorista.

It - A Coisa : Foto Bill Skarsgård
Bill Skarsgaard é o perverso vilão Pennywise
Maravilhosamente bem interpretado por Bill Skarsgaard, o personagem se mostra imprevisível e multifacetado, numa combinação de sedução e loucura, algo ideal para se comunicar com crianças entediadas de uma pequena cidade interiorana.

Muschietti contribui para o sombrio realismo ao revelar cenas chocantes de violência infantil, bem fortes para os padrões de Hollywood - fazendo afinada dupla com o palhaço, o diretor parece também nos dizer:
“Isso é real o suficiente para você?”

Ao mesmo tempo, o diretor diminui os exageros de seu filme anterior, 'Mama' (2013), e cria uma série de cenas muito elegantes, explorando a potência das câmeras subjetivas e do espaço fora do enquadramento.

Momentos no banheiro de Beverly (Sophia Lillis) ou uma briga perto do poço são editadas com máxima expressividade, sem revelar mais do que o necessário.

It - A Coisa : Foto Sophia Lillis
Sophia Lillis como Beverly em uma de suas sensacionais cenas no banheiro
Apenas os efeitos sonoros incomodam às vezes, por tornar a tensão artificial.

O elenco foi muito bem escolhido e dirigido.

Temos aqui grupo de minorias – um gordo, um negro, um judeu, um garoto sempre doente, uma garota sexualmente ativa – que se ajuda mutuamente, sem ser tratado como vítimas pelo roteiro.

Finn Wolfhard é explorado como alívio cômico, quase excessivamente, enquanto Jaeden Lieberher encarrega-se de um drama discreto e eficaz.

Talvez a melhor surpresa seja Sophia Lillis, a única garota do grupo, capaz de transmitir uma notável gama de sentimentos dentro de uma mesma cena, apenas com a força do olhar.

Para completar o cenário, o longa constrói com maestria a atmosfera dos anos 1980 numa pequena cidade de classe média-baixa americana.

Sem o saudosismo de séries como 'Stranger Things' - que acumulam referências e citações - o filme apresenta o espectador a cenários e figurinos verossímeis, mas que não chamam tamanha atenção a si mesmos.

O uso de música da época é comedido, já que o foco de Muschiette encontra-se na representação dos abusos e da falta de perspectivas na cidade de Derry.

It - A Coisa : Foto Chosen Jacobs, Finn Wolfhard, Jack Dylan Grazer, Jaeden Lieberher, Jeremy Ray Taylor
Filmes de sucesso do final dos anos 80, como 'Batman' e 'Maquina Mortífera 2', estão em cartaz no cinema da cidade de Derry
É justamente por isso que os pais das crianças são figuras tão assustadoras quanto o palhaço, convergindo na representação do perigo da passagem à fase adulta.

O medo das crianças pelo palhaço se une aos medos diários de bullying, racismo, estupro, intolerância religiosa e outras agressões bem retratadas na história.

Pennywise sintetiza a ideia de que o mundo é incorrigivelmente hostil e, por isso, os amigos só têm chances de sobrevivência caso permaneçam unidos.

Uma mensagem simples, porém mais subversiva neste cenário socioeconômico do que as tradicionais lições de amor à família ou amor romântico.

Temos aqui um filme que exige sacrifícios de personagens, de crenças no futuro, de idealizações sobre pais e instituições - todos falhos ou ausentes nesta história.

O imaginário de que “qualquer um pode ser feliz caso se esforce de verdade” é brutalmente destruído pelas perspectivas cinzentas do roteiro.

Os adultos já se perderam, e talvez não tenham solução e agora, cabe aos pré-adolescentes, que retornam em 2018 na sequência do filme, trazer alguma mudança estrutural ao cenário.

Enquanto isso, precisam combater a representação máxima do perigo adulto, Pennywise, o palhaço dançante, capaz de aparecer num programa de televisão, na voz de uma doce apresentadora infantil, incentivando jovens a assassinarem brutalmente seus próprios pais.

Filmaço.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
It - A Coisa : Poster
'IT: A COISA'
Título original:
IT
Gênero:
Terror
Direção:
Andres Muschietti
Elenco:
Anthony Ulc, Ari Cohen, Bill Skarsgård, Chosen Jacobs, David Katzenberg, Edie Inksetter, Finn Wolfhard, Geoffrey Pounsett, Jack Grazer, Jackson Robert Scott, Jaeden Lieberher, Javier Botet, Jeremy Ray Taylor, Logan Thompson, Megan Charpentier, Nicholas Hamilton, Owen Teague, Pip Dwyer, Sophia Lillis, Stephen Bogaert, Steven Williams, Tatum Lee, Wyatt Oleff
Roteiro:
Chase Palmer, Gary Dauberman, Stephen King - baseados no livro do último
Produção:
Barbara Muschietti, Dan Lin, David Katzenberg, Roy Lee, Seth Grahame-Smith
Fotografia:
Chung-hoon Chung
Montador:
Jason Ballantine
Estúdio:
KatzSmith Productions, Lin Pictures, Vertigo Entertainment
Distribuição:
Warner Bros.
Estréia:
07/09/2017 (Brasil)
Ano:
2017
Duração:
135 min.
Classificação Indicativa:
16 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário