quarta-feira, 6 de setembro de 2017

GEORGE LAZENBY: OS 78 ANOS DO ATOR QUE FOI JAMES BOND UMA ÚNICA VEZ

<>
Ontem (5), George Robert Lazenby, segundo ator a interpretar o personagem James Bond no cinema em um único filme, completou 78 anos
<>

Natural de Goulburn na Austrália, o ator, que foi Bond em '007 – À Serviço Secreto De Sua Majestade' (1969),  saiu de casa aos 15 anos e logo em seguida entrou para o Exército.

Trabalhou como mecânico e vendedor de carros em várias partes da Austrália, e em 1964 desembarcou em Londres.

Na capital inglesa, conheceu o fotógrafo Chard Jenkins que o convenceu a seguir a carreira de modelo e em apenas um ano, tornou-se um dos modelos mais bem pagos de toda a Europa.

Sua trajetória como James Bond é digna de um roteiro cinematográfico.

Através de um amigo, conheceu a produtora Maggie Abbot, na mesma época em que Sean Connery tinha anunciado que deixaria a cinessérie.

Com espírito aventureiro e fã do personagem, cortou o cabelo igual ao de Connery, comprou um terno na mesma alfaiataria que vestia o ator escocês e invadiu o escritório do produtor Harry Saltzmann:

“Ouvi dizer que vocês estão procurando um novo James Bond”.

Essa petulância lhe rendeu um teste entre os 400 candidatos que estavam sendo avaliados, e, aos 29 anos, foi escolhido pelos produtores, que ficaram impressionados com sua atuação.

George Lazemby, em foto promocional como James Bond - 007 – A Serviço Secreto De Sua Majestade © Danjaq LLC, United Artist Corporation.

Famoso por sua frieza, impiedade e estreita relação com as mulheres, apesar das controvérsias sobre sua atuação, a verdade é que '007 – À Serviço Secreto De Sua Majestade' é considerado até hoje como um dos melhores filmes de toda série.

Com roteiro inspiradíssimo e direção segura do até então montador Peter Hunt, o longa foi bastante elogiado pela crítica, que também deu destaque para as sequências de ação e a participação da atriz Diana Rigg - que vinha da série de sucesso 'Os Vingadores', na TV inglesa.

A trama era um achado: em uma praia de Estoril, Portugal, 007 (George Lazenby) evita que uma jovem mulher, Tracy (Diana Rigg) cometa suicídio.

O pai dela, chefe de uma poderosa organização criminosa, impressionado com Bond, quer que ele proteja sua filha, se casando com ela.

Em troca, ele oferece ao famoso agente informações que façam 007 chegar até o líder da Spectre, Ernst Blofeld (Telly Savallas), o principal inimigo do agente.

Inicialmente 007 concorda com o acordo, visando apenas poder matar Blofeld, mas com o tempo ele realmente fica apaixonado pela sua futura esposa.

Porém, Bond logo descobre que Blofeld planeja destruir a humanidade com um vírus altamente mortal a menos que receba perdão por todos os seus crimes.

Desta maneira, a Rainha da Inglaterra pede que Bond intervenha no caso, mas a situação se complica e toma um rumo inesperado.

Foi o único filme em que Bond fica com uma só mulher, se apaixona realmente e acaba se casando.

Só que, na cena final, quando o casal parte para a lua de mel, Blofeld mata Tracy - é no túmulo dela que vemos Bond, já interpretado por  Sir Roger Moore, colocando flores na cena de prólogo de '007 - Somente para os Seus Olhos' (1981).

Relembre cenas do único longa de Lazemby como 007:


Apesar da falta de experiência, Lazenby confiava plenamente em suas habilidades.

Porém, esta predisposição não durou muito e o mesmo espírito independente e confiante que o haviam consagrado foram sua ruína.

E embora já tenha admitido inúmeras vezes que se arrepende de ter sido imaturo na época em que deu vida a James Bond, o ator já declarou que se pudesse voltar no tempo faria tudo de novo.

Seu público desentendimento com os produtores e sua personalidade difícil tiveram efeito extremamente negativo em sua carreira.

George Lazenby posa ao lado de sua estátua de cera no Madame Tussauds Hollywood, no começo deste ano - Getty Images

Ele nunca mais alcançou o mesmo sucesso obtido como Bond e após sua rápida passagem pela franquia, seguiu carreira na TV como no seriado erótico “Emmanuelle” e em “Havaí 5.0”, além de produções em Hong Kong e na Austrália.

Esse ano, lançou o documentário “Becoming Bond”, onde conta sua incrível história - de desconhecido modelo australiano ao ator que substituiu Sean Connery na pele de um dos personagens mais icônicos da história do cinema.

Atualmente, o ator divide o seu tempo entre seu país natal e seu belo rancho, na Califórnia.

Parabéns, Mr. Lazenby.

* Com site James Bond Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário