sexta-feira, 11 de novembro de 2011

'SE NÃO NÓS, QUEM? : DIRETOR ALEMÃO ANDREAS VEIL ACERTA EM CHEIO AO MOSTRAR OPRESSÃO DA ALEMANHA DIVIDIDA NOS ANOS 60


Com ares de grande produção, o filme alemão Se Não Nós, Quem? fez sua première no Festival de Berlim 2011 cercado de expectativas, principalmente por focar um período histórico atribulado da Alemanha e contar com personagens que transitam do ambíguo ao complexo.

Dirigido pelo estreante Andreas Veil, o filme mostra o início da relação entre o escritor Bernward Vesper - interpretado por August Diehl - e a editora Gudrun Ensslin - Lena Lauzemis - no começo dos anos 1960, acompanhando suas escolhas ao longo de uma década em que a luta entre totalitarismo e liberdade teve dimensão mundial.

Divulgação
August Diehl e Lena Lauzemis, em cena do filme

Enquanto Vesper, filho de um escritor pró-nazista, escolhe o poder da palavra, Gudrun, filha de uma família de classe média, decide se juntar à causa de Andreas Baader - Alexander Fehling -, para quem não existia outra opção para se lidar com a opressão a não ser o terrorismo.

Na entrevista coletiva após a exibição do filme em Berlim 2011 -  em que esteve acompanhado de Diehl, Lauzemis e do produtor - o diretor explicou que dois fatores o levaram a investir no projeto.
"Em 2003, li um livro ["Vesper, Ensslin, Baader - Prehistory of German Terrorism"] e achei que muitas coisas sobre esse episódio da nossa história não haviam sido ditas", disse ele.
"Por exemplo, a maneira como Ensslin era retratada, comparada a uma 'Medeia' sem coração que abandona o filho para se dedicar a uma luta. E também como Vesper era visto, filho de um escritor que trabalhou a soldo de Hitler e fez o discurso que antecedeu a famosa queima de livros em Dresden, em 1933."

Divulgação
August Diehl e Lena Lauzemis, em cena do filme

Veil aposta no filme também pela necessidade de dizer algo sobre temas não atuais.
"Não sei se o Iraque ou o Egito são reflexos do que aconteceu no passado, não saberia dizer se esses assuntos estão intimamente ligados ao filme", completou ele.
"Mas a crise econômica que vivemos certamente sim. E, enquanto privatizarmos os ganhos e socializarmos as perdas, não sei o que será de nós. Para evitar que isso aconteça novamente acho que temos de nos posicionar."

Antes de ser filmado como ficção, o diretor tentou filmar Se Não Nós, Quem? como documentário.
"Chegamos a iniciar a produção, mas muitos personagens envolvidos na história não queriam falar em frente às câmeras", contou Veil.
"Por isso, decidimos partir para a ficção."

Divulgação
August Diehl - centro - em cena do filme

O filme é excitante ao mostrar personagens densos e verdadeiros, vivendo numa Alemanha que ainda não tinha exorcizado seu passado mas extremamente preocupada com seu futuro.

Acertou em cheio.

Confira o trailer do filme:

*****
SE NÃO NÓS, QUEM?
Título original:
Wer Wenn Nicht Wir
Diretor:
Andres Veiel
Elenco:
August Diehl, Lena Lauzemis, Alexander Fehling, Thomas Thieme, Imogen Kogge, Michael Wittenborn, Susanne Lothar, Maria-Victoria Dragus
Produção:
Thomas Kufus
Roteiro:
Andres Veiel
Fotografia:
Judith Kaufmann
Trilha Sonora:
Annette Focks
Duração:
124 min.
Ano:
2011
País:
Alemanha
Gênero:
Drama
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Imovision
Classificação:
14 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário