sexta-feira, 18 de novembro de 2011

'O GAROTO DA BICICLETA' É CENTRADO NO SER HUMANO E, PRINCIPALMENTE À BONDADE E AO AMOR


Prestigiados e ganhadores de muitos prêmios - entre eles, duas Palmas de Ouro em Cannes, por Rosetta (1999) e  A Criança (2005) - os cineastas - e irmãos - belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne introduzem duas mudanças em seu novo filme,O Garoto da Bicicleta: o uso da música e a presença de uma atriz famosa no elenco - Cécile de France, belga que faz sucesso no cinema francês e acabara de filmar com a lenda de Hollywood Clint Eastwood - em Além da Vida.

Ao vermos o filme - novamente brindado em Cannes 2011 com um Grande Prêmio do Júri - podemos conferir mais um capítulo primoroso de uma cinematografia centrada no ser humano.

Se os irmãos continuam atentos às mazelas do mundo contemporâneo, desta vez, dedicam um espaço mais generoso à bondade: Samantha - Cécile de France - é uma cabeleireira solteira, que tem o destino cruzado por acaso com o do menino Cyril - Thomas Doret -, de 11 anos, quando ele entra no consultório médico em que ela está e agarra-se a Samantha para não ser levado de volta ao orfanato.

Divulgação
Cécile de France e Thomas Doret, em cena do filme

Lógico, ele nçao consegue o seu intento, mas o abraço, um verdadeiro pedido de socorro, plantou a semente de uma irresistível curiosidade em Samantha.

O pai de Cyril - Jérémie Renier - o abandonou no orfanato, prometendo voltar em um mês, mas desapareceu sem deixar pistas.

No momento em que Cyril encontra Samantha, está no auge do desespero, não consegue acreditar que o pai simplesmente o tenha deixado para trás sem nenhuma palavra, e nem que tenha vendido até sua bicicleta - como descobre depois.

Recomprando a bicicleta do novo dono, Samantha tem sua primeira intervenção na vida de Cyril, devolvendo-lhe a primeira parte de sua identidade rompida pela rejeição e, quando o menino lhe pede que venha buscá-lo no orfanato nos fins de semana - mesmo sem entender direito porquê - ela aceita.

Assim, essa maternidade opcional abre um leque de conflitos, até porque Cyril tem sua curiosidade despertada para caminhos mais tortuosos, a partir de sua convivência com Wes - Egon di Mateo - , o jovem valentão da vizinhança de Samantha.

O filme fala de muitas coisas, mas, acima de tudo, de escolhas, onde as opções de Cyril, e especialmente suas consequências e desdobramentos - apesar que várias delas dependam de Samantha.

Uma grande parte dos acertos do filme passam pelo estreante Thomas Doret, escolhido em um processo de seleção muito criterioso, pois o menino, somente com o olhar, é capaz de transmitir boa parcela do tormento interior de seu personagem, num momento crucial de contato com sua fragilidade no mundo.

Divulgação
Thomas Doret, em cena do filme

A vingança - tema esmiuçado pelos diretores em O Filho (2002) - aqui aparece sob uma outra forma, mas, como sempre, dentro de uma perspectiva de rediscussão da estreiteza da lei de talião, o famoso "olho por olho, dente por dente".

Se há uma preocupação inarredável do universo dos Dardenne, é uma ética possível, exercida não por super-heróis, que nunca habitam seus filmes, mas ao alcance da mão de qualquer pessoa - até das aparentemente improváveis.

Não foi á toa que o filme foi o escolhido para ser a obra de abertura da 35ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo - 2011, depois de ter levado o Grande Prêmio do Júri em Cannes 2011.

Confira o trailer do filme:

*****
O GAROTO DA BICICLETA
Título original:
Le Gamin au Vélo
Diretor:
Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne
Elenco:
Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo, Olivier Gourmet, Batiste Sornin, Samuel De Rijk, Carl Jadot, Claudy Delfosse, Jean-Michel Balthazar
Produção:
Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne, Denis Freyd
Roteiro:
Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne
Fotografia:
Alain Marcoen
Duração:
87 min.
Ano:
2011
País:
Bélgica/ Itália/ França
Gênero:
Drama
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Imovison
Estúdio:
Les Films du Fleuve
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário