segunda-feira, 14 de novembro de 2011

'LUGAR DE REPÓRTER É NA RUA' ACERTA NA MOSCA AO TRANSFORMAR O REPÓRTER RICARDO KOTSCHO EM NOTÍCIA


Acabei de ler um livro que deveria ser obrigatório para todo mundo que um ousar se intitular jornalista.

Afinal, o pessoal que já sai totalmente pautado das redações hoje em dia deveria se ater ao básico - bloco, caneta e fontes confiáveis e a rua só.

É o que o jornalista, ou melhor, repórter - como ele gosta de ser chamado - Ricardo Kotscho utiliza até hoje em suas apurações diárias.

Seu perfil foi estudado e pesquisado pelos jornalistas Mauro Junior e José Roberto de Ponte para escrever o livro que eu acabei de ler - Lugar de Repórter Ainda é na Rua.

Os autores esmiuçaram os bastidores do jornalismo brasileiro por meio das muitas andanças jornalísticas de Kotscho, e transformaram o jornalista na própria notícia.

Arquivo Pessoal / Divulgação
Jornalista Ricardo Kotscho sendo entrevistado por vários repórteres, como ele; autores transformaram-no em notícia no livro
Kotscho, sendo entrevistado por colegas

"Dê uma de artista e faça de conta que você está com a melhor matéria do dia na mão. Pegue só o tema que lhe deram, esqueça o resto da pauta e vá à luta"
Ricardo Kotscho, repórter

A obra acompanha as mudanças das redações nos últimos 50 anos - desde a década de 1960 até hoje - e o leitor entenderá o que levou Kotscho a buscar um jornalismo imparcial, mas humano - suas fontes têm sua experiência focada dentro do contexto em que são personagens.

Considerado por vários jornalistas o melhor repórter das últimas décadas, Kotscho trabalhou nos principais veículos de comunicação do país, como os jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil, Jornal da República, nas revistas IstoÉ e Época e nas TVs Globo, SBT, Bandeirantes e CNT/Gazeta.
Atualmente, escreve uma coluna - Balaio do Kotscho - no iG, é repórter especial da revista Brasileiros  e é comentarista do Jornal da Record News .

Kotscho é reconhecido pelas importantes reportagens que produziu em sua carreira e pela difusão do lema "lugar de repórter é na rua".

A jornalista e colunista da Folha Eliane Cantanhêde e o repórter especial e membro do Conselho Editorial da Folha Clóvis Rossi escreveram a apresentação do volume.
Ricardo Setti, Zuenir Ventura, Ancelmo Gois, Mino Carta, Ruy Castro, William Waack, entre outras estrelas do jornalismo brasileiro, têm seus depoimentos sobre Kotscho publicados na obra.

O livro é uma delícia de se ler e inteligentemente não entra na seara política de Kotscho - que é PT e Lula de carteirinha.

Para quem gosta de bom jornalismo.

Título:
Lugar de Repórter Ainda é na Rua
Subtítulo:
O Jornalismo de Ricardo Kotscho
Autores:
José Roberto de Ponte, Mauro Junior
Editora:
Tinta Negra Editorial
Edição:
1
Ano:
2010
Idioma:
Português
Especificações:
Brochura | 360 páginas
Quanto:
R$35,91
Onde Comprar:
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário