A frase,que dá título ao filme, evidentemente vem das previsões de uma vidente, interpretada por Pauline Collins - lembrada eternamente como a personagem-título de "Shirley Valentine".
Fotos: Sony Classics-DivulgaçãoO diretor Woody Allen instrui as atrizes Pauline Collins e Gemma Jones, antes da filmagem de uma cena do filme
Como para Allen - como nota uma personagem -, a clarividência nos últimos anos substitui a terapia com os mesmos resultados - além de ser mais barato -, ao longo do filme, os personagens parecem estar em busca de paliativos que vão dar a falsa sensação de cura para seus medos, ansiedades e inseguranças - mas que, no fundo, jamais irão solucionar seus problemas.
Helena - a ótima Gemma Jones - é a cliente preferida da vidente, suas dúvidas são banais e é bem fácil descobrir o que ela realmente quer ouvir.
Seu marido, Alfie - Sir Anthony Hopkins - a abandonou e está de namoro com uma aprendiz de estrela, Charmaine - Lucy Punch -, cujo nome é motivo de piada para Sally -
Sir Anthony Hopkins e Lucy Punch, em cena do filme
Os personagens se interligam por uma rede de expectativas e ansiedades - mais do que laços de família: Sally é casada com Roy - Josh Brolin -, escritor de um livro só que foi sucesso, incapaz de emplacar o segundo, e que aguarda a qualquer momento a ligação de seu editor parabenizando-o por sua nova obra-prima, que ele entregou há algum tempo. - enquanto isso, se distrai observando a vizinha do prédio em frente, Dia - Freida Pinto - , por quem tem um tesão recolhido.
Josh Brolin e Freida Pinto, em cena do filme
A infidelidade conjugal - tema recorrente na obra de Allen - é o que espelha os casais Sally/Roy e Helena/Alfie.
Sally começa a trabalhar na galeria de arte de Greg - Antonio Banderas.
Por ele ser mais refinado, culto e rico que seu marido, ela se sente atraída por ele - talvez porquê ele seja bem sucedido, ou por puro tesão sexual mesmo.
Mas isso pouco importa, o que conta é como ela vai se entregando a esse sentimento e não percebe seu casamento escorrendo para o ralo.
Enquanto isso, Helena também tenta esquecer o ex-marido e procura um novo amor.
Como alguns de seus últimos trabalhos - "Match Point", "O Sonho de Cassandra" -, Allen filma na Inglaterra, onde ele tem conseguido dinheiro para bancar seus trabalhos .
E, apesar de povoada por ingleses, um americano (Roy) e um espanhol (Greg), o filme é universal em sua abordagem do ser humano, sempre frustrando e ambicionando mais.
Aqui, alguns personagens alcançam seus objetivos - por meios idôneos ou não - e o sentimento de culpa cai sobre eles à medida em que suas armações podem ser desvendadas e expor a farsa que são.
Se Allen não coloca na tela o crime e o castigo, ao contrário de "Match Point" -uma espécie de "crime sem castigo" -, aqui parece que as infrações caminham rumo a punição, mas a história acaba antes, deixando conclusões em aberto.
Já se falou sobre essa obra ser um filme menor de Allen, mas, por que ficarmos esperando que ele sempre faça algo da qualidade de "Hannah e Suas Irmãs" ou "Interiores"?
Allen é um criador que se reinventa a cada trabalho, embora pareça estar contando sempre a mesma história de insatisfações e frustrações.
Nessa obra, ele recicla tudo o que já apresentou em seu cinema, e, ainda assim, consegue um resultado bem acima da média.
Confira o trailer do filme:
*****
"VOCÊ VAI CONHECER O HOMEM DOS SEUS SONHOS"Título original: You Will Meet A Tall Dark Stranger
Diretor: Woody Allen
Produção: Sony Classics
Distribuição: Paris Filmes
Elenco:
Gemma Jones
Pauline Collins
Sir Anthony Hopkins
Naomi Watts
Josh Brolin
Freida Pinto
Antonio Banderas
Gênero: Comédia, Romance
Duração: nada cansativos 98 min.
Ano: 2010
Data da Estreia: 26/11/2010
Cor: Colorido
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos
País: EUA, Espanha
COTAÇÃO DO KLAU:
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