terça-feira, 23 de novembro de 2010

MOULIN ROUGE (2001): FILMAÇO!

Nessa fase introspectiva que vivo, minha emoção está à flor da pele.

E quando estou assim, procuro me cercar de referências que me façam bem - senão, a alternativa é novamente o abismo.

Ontem, revi um dos filmes que mais gosto:
"Moulin Rouge - o amor em vermelho" (2001).

Nesse filme autraliano/americano, o diretor Baz Luhrmann, inspiradíssimo, dirigiu para a Fox Film um dos melhores musicais românticos de todos os tempos.

A trama se passa em 1899 e é basicamente focada em três óperas/operetas: La Bohème - de Giacomo Puccini, La Traviata - de Giuseppe Verdi, e Orphée aux Enfers - de Jacques Offenbach - que por sua vez é inspirada no mito grego de Orfeu e Eurídice.

Nessa mistura, um jovem poeta inglês, Christian - interpretado por Ewan McGregor - desafia a autoridade do pai ao se mudar para o bairro de Montmartre, em Paris, considerado um lugar amoral, boêmio e onde todos são viciados em absinto.

Lá, ele é acolhido pelo multimídia Toulouse-Lautrec - papel de John Leguizamo - e seus amigos, cujas vidas são centradas no Moulin Rouge, um mix - cheio de glamour - de salão de dança, clube noturno e bordel, onde rolam sexo, drogas, eletricidade - e o cancan.

Christian acaba se apaixonando pela mais bela cortesã do Moulin Rouge, Satine - vivida magistralmente por Nicole Kidman.

Com tudo isso, foi um grande sucesso.

Mas como todo grande filme, as filmagens tiveram problemas.

Filmado nos enormes estúdios da Fox em Sidney, os trabalhos tiveram que ser interrompidos por duas semanas, devido a uma fratura de costela sofrida por Nicole Kidman, após rodar uma cena de dança.

Após a recuperação da estrela, ela ainda sofreu muito com outro problema físico: ao filmar outra cena de dança, escorregou, caiu de joelhos e rompeu o menisco, o que a obrigou a tomar fortes analgésicos até o término das filmagens.

Com tantos contratempos, foram necessários quase dois anos para o término das filmagens.

A obra foi o primeiro musical em 23 anos a ser indicado para o Oscar de melhor filme - a última indicação nesta categoria que o gênero recebeu foi em 1979, com "O Show Deve Continuar".

A magia do filme , porém, está concentrada, além da direção e do elenco, na estupenda direção de arte e na elaborada fotografia, com músicas contemporâneas utilizadas nas cenas de canto - e dança.

O cardápio vai de David Bowie, Massive Atack a Queen - com "The Show Must Go On" -, passa pela música ícone que Marilyn Monroe canta em "Diamonds Are Girls Best Friends" - "Sparkling Diamonds"-, tem um momento fantástico com Ewan cantando "Your Song" - de Elton John, além da música original para o filme - "Come What May" - para mim uma das músicas mais lindas que eu ouvi na minha vida!

O filme ocupa a 25ª colocação na Lista do American Film Institute (AFI) dos Melhores Musicais Americanos de todos os tempos, divulgada em 2006, e a canção "Come What May" está em 85º lugar no ranking da AFI's "100 Years… 100 Songs".

E as indicações e os prêmios?

Oscar 2002 (EUA)
Venceu nas categorias de melhor direção de arte e melhor figurino.
Indicado nas categorias de melhor atriz (Nicole Kidman), melhor fotografia, melhor edição, melhor maquiagem, melhor filme e melhor som.

BAFTA 2002 (Reino Unido)
Venceu nas categorias de melhor som e melhor música.
Indicado nas categorias de melhor fotografia, melhor figurino, melhores efeitos visuais, melhor edição, melhor filme, melhor maquiagem, melhor desenho de produção, melhor roteiro original e melhor diretor.

Festival de Cannes 2001 (França)
Indicado à Palma de Ouro.

Grande Prêmio BR do Cinema Brasileiro 2002 (Brasil)
Indicado na categoria de melhor filme estrangeiro.

Prêmio César 2002 (França)
Indicado na categoria de melhor filme estrangeiro.

Globo de Ouro 2002 (EUA)
Venceu nas categorias de melhor filme - musical / comédia, melhor trilha sonora original - cinema e melhor atriz em cinema - comédia/musical (Nicole Kidman).
Indicado nas categorias de melhor diretor - cinema(Baz Luhrmann), melhor canção original - cinema (Come What May) e melhor ator em cinema - comédia/musical(Ewan McGregor)

Um filmaço que vale muito a pena ser visto e revisto.

E, enquanto você não vê o filme na íntegra, divirta-se com uma edição especial de cenas, tendo como trilha a música "Your Song":








Nenhum comentário:

Postar um comentário