segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O FUTURO DA TUCANADA

Serra Nomuro tem a pretensão de se tornar presidente do PSDB, na convenção que o partido realiza entre maio e junho de 2011.

Mas, o que pretende Nomuro com isso?

Se manter no jogo político nacional, para não desaparecer de vez.

Só que, desta vez, o candidato da oposição - derrotado por Dona Dilma na corrida à presidência - vai encontrar resistência bem maior à sua pretensão.

No seu partido, a percepção de que o futuro da tucanada passa pela capacidade de entender e sinalizar desde já que Serra Nomuro é passado.

Ou em bom português: a fila andou.

Na presidência do partido, o ex-governador seria uma espécie de terceiro turno contra
Dona Dilma, prejudicando e muito a construção de um consenso partidário em
torno do nome de Aécio Neves.

Não é à toa que o senador eleito - que ainda acabou emplacando seu vice como governador e Itamar Franco para formar dobradinha mineira com ele no senado - acaba de propor, segundo suas próprias palavras, uma "refundação" do PSDB, a fim de "atualizar o programa" e "recuperar sua identidade partidária".

Quando Aécio fala em "atualizar" e "recuperar a identidade", nos dois casos ele quer dizer:
"Bye-Bye, so long, very well, Serra Nomuro, chegou a minha vez".

O candidato de Aécio para presidir o PSDB hoje é Tasso Jereissati, que nunca se bicou com
Serra Nomuro, todos sabemos.

Aécio imagina que Tasso seria o nome capaz de fazer a ponte entre ele e Geraldo TFP Alckmin, evitando que a relação entre a tucanada de Minas e de São Paulo caminhe para um estremecimento perigoso.

Aécio, neste momento, joga suas fichas para disputar a presidência do Senado, num esforço claro para demonstrar que tem bom trânsito entre os partidos, inclusive os da base aliada de Dona Dilma.

E só pra lembrar: Foi Cid Gomes (PSB), irmão de Ciro e governador do Ceará, quem lançou em público o nome do mineiro para o comando da Casa.

Porém, a Geraldo TFP Alckmin pode interessar uma aliança tática com Serra Nomuro para evitar que Aécio se projete desde já como líder principal do "novo PSDB".

Apostar todas as suas fichas nisso é o que resta a Serra Nomuro, depois da ladeira abaixo que a eleição presidencial o lançou.

Até segunda!

*****


Confira essa coluna em vídeo HD, já postado no Youtube e no UOL:

Nenhum comentário:

Postar um comentário