sexta-feira, 12 de novembro de 2010

"RED - APOSENTADOS E PERIGOSOS": VÉINHOS BOTAM PRA QUEBRAR!

Pessoalmente, adoro filmes que contam com um elenco estelar de veteranos, e onde essas estrelas veteranas fazem papéis que não estamos acostumados a vê-las.

É por isso que gostei muito de
"RED - Aposentados e Perigosos".

Nessa comédia de ação - baseada numa graphic-novel da DC Comics - se temos Bruce Willis e Morgan Freeman - já vistos em filmes do tipo - o que dizer de John Malkovich como um perito em explosivos, e mais, de "Dame" Helen Mirren - uma das minhas atrizes "sérias" favoritas - empunhando diversas armas de grosso calilbre, inclusive uma bazuca?

Fotos: Summit/Divulgação John Malkovich, Morgan Freeman e Bruce Willis, em cena do filme


E é com muita química que os quatro são os veteranos do elenco dessa obra, que tem sido comparada a "Os Mercenários" pela crítica internacional.

Comparação injusta - porque aqui ninguém aparece deformado de tanta cirurgia plástica ou aplicação de botox, como Sylvester Stallone naquele filme.
E, justiça seja feita, o filme - que estreia em circuito nacional em cópias dubladas e legendadas - é bem mais divertido.

Para curtir esse filme, por favor, esqueça a trama rasa que une esses personagens - porque não faz o menor sentido e nem é para fazer - que envolve uma perseguição a ex-agentes da CIA interpretados pelo quarteto - que começa com Frank (Willis) fugindo de milhares de balas e levando uma telefonista - Sarah, interpretada por Mary-Louise Parker - a tiracolo, que tem uma vida tão tediosa, que ser sequestrada é um grande evento.

Bruce Willis e Mary-Louise Parker, em cena do filme

Depois, Sarah conhece os ex-colegas de Frank: Joe (Freeman), Marvin (Malkovich) e Victoria (Mirren), todos ex-agentes com suas peculiaridades, e uma história envolvendo um passado comum.

Robert Schwentke - diretor dos bons "Te Amarei para Sempre" e "Plano de Voo" - coordena uma história que, às vezes, parece funcionar por conta própria, exagerando ao máximo na caricatura de seus personagens - o que não é, necessariamente, um problema , quando as piadas funcionam, como aqui.

Malkovich interpreta um sujeito extremamente neurótico, que identifica qualquer pessoa como um assassino em potencial, tornando-se por isso um alvo a ser eliminado.

Já Mirren e Brian Cox são um casal de ex-amantes - ela da MI5 e ele, um russo da KGB - que têm alguns dos melhores momentos do filme, por conta da rivalidade e de acertos do passado que insistem em "empatar" uma possível reconciliação.

"Dame" Mirren, mandando ver!

Enquanto isso, Willis recicla seu personagem mais famoso, John McClane, da série "Duro de Matar" - o que ele sabe fazer soberbamente - e Morgan Freeman é o estupendo ator de sempre.

"RED-Aposentados e Perigosos" é exatamente aquilo que se propõe ser, coisa rara hoje em dia em Hollywood: filmes dispostos a divertir sem qualquer outra pretensão.

Quem não gosta do gênero - tiros e correrias - não vai achar graça nenhuma.
Mas, aos interessados, Willis & companhia têm algo a dizer e mostrar.

E "Dame" Mirren de bazuca? Sen-sa-cio-nal!

Confira o trailer do filme:


*****

"RED-Aposentados e Perigosos"
Título original:
RED
Diretor: Robert Schwentke
Produção: Summit Entertaiment
Distribuição: Paris Filmes
Elenco:
Bruce Willis
Mary-Louise Parker
John Malkovich
Helen Mirren
Karl Urban
Morgan Freeman
Rebecca Pidgeon
Gênero: Ação, Comédia
Duração: Gostosíssimos 111 min.
Ano: 2010
Data da Estreia: 12/11/2010
Cor: Colorido
Classificação: Não recomendado para menores de 14 anos
País: EUA
CLASSIFICAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário