quinta-feira, 20 de abril de 2017

'VIDA': MAIS UMA VERSÃO DO 'ALIEN TOCANDO O TERROR DENTRO DA NAVE' SURPREENDE PELOS DIÁLOGOS ABSURDOS E CINISMO

SINOPSE:

Seis astronautas de diferentes nacionalidades estão em uma estação espacial, cujo objetivo maior é estudar amostras coletadas no solo de Marte por um satélite.

Dentre elas está um ser unicelular, despertado por Hugh Derry (Ariyon Bakare) através dos equipamentos da própria estação espacial.

Tal descoberta é intensamente celebrada por ser a primeira forma de vida encontrada fora da Terra, sendo que um concurso elege seu nome: Calvin.

Só que, surpreendentemente, este ser se desenvolve de forma bastante rápida, ganhando novas células e uma capacidade inimaginável.

CRÍTICA:

O slogan que estampava o pôster de 'Alien: O Oitavo Passageiro (1979)' - “No espaço, ninguém pode ouvir você gritar” - ganha uma nova leitura no suspense de ficção científica 'Vida', em exibição em 226 salas em todo o Brasil.

Não tão original assim, temos aqui um filme B com orçamento e elenco famoso, que prende o espectador ao criar um clima de terror, reciclando os clichês do gênero com muita inventividade, mesmo partindo do clichê do 'alienígena entre nós, aterrorizando uma equipe de cientistas numa estação espacial internacional'.

Vida : Foto Hiroyuki Sanada, Rebecca Ferguson, Ryan Reynolds
Hiroyuki SanadaRebecca FergusonRyan Reynolds, em cena do longa - Fotos dessa Postasgem - Divulgação/Sony Pictures
Dirigido pelo sueco Daniel Espinosa ('Crimes Ocultos'), o filme já começa com uma forma extraterrestre sendo trazida de Marte para dentro da nave, despertando a curiosidade do time.

Trata-se de uma única célula microscópica que não parece dotada de vida, mas logo dá sinais de atividade.

A alegria dura pouco, o tempo suficiente para que alguns dos personagens sejam apresentados antes de perderem a vida – e isso nem é spoiler, é simplesmente a premissa não só desse longa, como de muitos outros sci-fi já vistos nas telonas.

Aqui, as potenciais vítimas do alienígena que, de unicelular, logo se torna um adulto perigosíssimo, são o mecânico Rory (Ryan Reynolds), o médico David (Jake Gyllenhaal), sobrevivente de uma missão militar na Síria, Sho (Hiroyuki Sanada), responsável pela comunicação, e os cientistas Miranda (Rebecca Ferguson), Ekaterina (Olga Dihovichnaya) e Hugh (Ariyon Bakare).

Vida : Foto Jake Gyllenhaal
Jake Gyllenhaal é o médico David
A dica para o espectador, aqui, é a de sempre: não se apegue demais a nenhum dos personagens, porque a matança não tarda a começar e o filme surpreende por seu despojamento na ordem das mortes do grupo multinacional fascinado até demais com sua descoberta, pela qual pagará um preço alto.

A criatura até ganha nome, Calvin (escolhido por pesquisa numa escola americana na Terra) e também a atenção de Hugh, que se torna uma espécie de amigo do monstro – que ainda nem é um monstro, apenas um ser pluricelular isolado numa câmara, mas não por muito tempo.

Escrito por Rhett Reese e Paul Wernick (dupla de roteiristas responsáveis por 'Deadpool' e 'Zumbilândia', entre outros), o longa parece ter se inspirado muito em 'Alien' - sem o elemento satírico e crítico da série de filmes criada por Ridley Scott - e também em 'Gravidade', de Alfonso Cuarón.

Vida : Foto Rebecca Ferguson
Rebecca Ferguson é a cientista Miranda
Os astronautas daqui, no entanto, não são os mais espertos do universo e tomam as decisões mais erradas possíveis, apesar das melhores intenções.

A graça está justamente aí: se eles fossem capazes de exterminar a criatura com facilidade, não haveria filme, evidentemente.

Talvez exatamente pela sua previsibilidade,o longa é tenso – mais tenso do que muito suspense que leva essa etiqueta quase gratuitamente.

Sabemos que esses personagens não têm saída. Calvin é uma criatura resistente a praticamente tudo - até fogo - e a questão é encontrar algo a que ele não seja resistente.

Mas há tempo?

O filme patina um pouco no seu ritmo, e o terço final parece mais apressado do que o restante.

Mas a direção elegante de Espinosa, assim como a capacidade do elenco de manter feições sérias dizendo frases ridículas (Ryan Reynolds é mestre nisso), compensa a maioria dos problemas, até chegar ao seu final, que combina uma dose de cinismo com outra de vigarice.

Vida : Foto Ryan Reynolds
Ryan Reynolds: mestre em dizer frases ridículas nos filmes
Diversão ligeira, com sustos e tudo o mais que vem no pacote - mas vale a pena ser visto.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'VIDA'
Título Original:
LIFE
Gênero:
Ficção Científica
Direção:
Daniel Espinosa
Roteiro:
Paul Wernick, Rhett Reese
Elenco:
Alexandre Nguyen, Ariyon Bakare, Hiroyuki Sanada, Jake Gyllenhaal, Olga Dihovichnaya, Rebecca Ferguson, Ryan Reynolds
Produção:
Bonnie Curtis, Dana Goldberg, David Ellison, Julie Lynn
Fotografia:
Seamus McGarvey
Montador:
Frances Parker, Simon Burchell
Trilha Sonora:
Jon Ekstrand
Duração:
104 min.
Ano:
2017
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
20/04/2017 (Brasil)
Distribuidora:
Sony Pictures / Sony Pictures Home Entertainment
Estúdio:
Columbia Pictures / Skydance Media / Sony Pictures Entertainment (SPE)
Classificação:
12 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário