quarta-feira, 26 de abril de 2017

R.I.P - JONATHAN DEMME, DIRETOR DE CINEMA

<>
Diretor de 'O Silêncio dos Inocentes', 'Filadélfia'  e de icônicos clipes da banda New Order morreu de câncer, aos 73 ano
<>

O diretor vencedor do Oscar Jonathan Demme, de 'O Silêncio Dos Inocentes', morreu hoje,  aos 73 anos,  de câncer no esôfago e complicações de uma condição cardíaca.

De acordo com a Variety, Demme tratava da doença desde 2010, mas ficou mais debilitado a partir de 2015.

Mesmo assim, ainda assinou 'Ricki And The Flash: De Volta Pra Casa', com Meryl Streep.

Nascido em fevereiro de 1944, em Baldwin, nos Estados Unidos, Demme começou a trabalhar no cinema com Roger Corman, diretor lenda dos filmes 'B' de terror.

O diretor ficou conhecido pelo suspense 'O Silêncio dos Inocentes', de 1991 sobre uma analista do FBI (Jodie Foster) que usa um carismático serial killer (Sir Anthony Hopkins) para capturar um outro assassino.

Demme alimenta Sir Anthony Hopkins (de máscara) num intervalo das filmagens de 'O Silêncio dos Inocentes' - Variety

O longa foi sucesso de público e crítica e se tornou o terceiro filme da história a vencer nas cinco principais categorias do Oscar: Filme, ator (Sir Hopkins) atriz (Foster), diretor (Demme) e roteiro adaptado (Ted Tally, baseado no romance best seller de Thomas Harris).

Relembre o trailer do longa:

Antes, Demme havia dirigido Michelle Pfeiffer em "De Caso Com a Máfia" (1988) e também Jeff Daniels e Melanie Griffith em "Totalmente Selvagem" (1986).

O diretor ainda é lembrado pelo magnífico drama 'Filadélfia' (1993).

Escrito por Ron Nyswaner e estrelado por Tom Hanks e Denzel Washington, foi um dos primeiros filmes comerciais de Hollywood a abordar a epidemia de HIV/AIDS, homossexualidade e homofobia.

O filme conta a história de Andrew Beckett (Hanks), um advogado homossexual, casado com Miguel Álvarez (Antonio Banderas, em sua estreia em Hollywood), que trabalha para uma prestigiosa firma  de advocacia em Filadélfia.

Quando fica impossível para ele esconder dos colegas de trabalho sua condição de doente de Aids, é demitido.

Beckett contrata então Joe Miller (Washington), um advogado homofóbico, para levar seu caso até o tribunal.

Relembre o trailer do longa:

Demme conseguiu de Hanks, até então uma jovem promessa e conhecido pelas comédias românticas, um desempenho tão excepcional que o ator ganhou todos os principais prêmios da temporada, inclusive o Oscar de Melhor ator.

Demme dirige Tom Hanks, numa cena em externa de 'Filadélfia' - Divulgação
A música tema "Streets of Philadelphia", composta especialmente por Bruce Springsteen para o longa, também levou o Oscar de Melhor Canção Original e o roteirista Nyswaner também foi indicado para o Oscar de Melhor Roteiro Original.

Relembre "Streets of Philadelphia", na voz de Bruce Springsteen:

Jonathan Demme também se envolveu com a música pop.

Em 1984, dirigiu "Stop Making Sense", filme de culto que protagonizava o grupo nova-iorquino Talking Heads tocando ao vivo num dos espetáculos da turnê de promoção do disco "Speaking in Tongues".

No ano seguinte, dirigiria o vídeo promocional do single "The Perfect Kiss", da banda inglesa New Order, que fugia completamente do chamado "padrão MTV": em vez de mostrar o grupo dublando a canção em playback, mostrava os membros da banda tocando ao vivo num estúdio, com planos quase sempre fechados nos rostos dos músicos (que não olhavam para as câmeras).

Confira o clipe de "The Perfect Kiss", do New Order:

Demme tornou-se um fã do pop-rock eletrônico dançante do New Order e passou a usar músicas do grupo nas bandas sonoras de alguns dos seus filmes, como em "Totalmente Selvagem" e "Bizarre Love Triangle" em "De Caso Com a Máfia".

Uma das características que diferenciava o seu trabalho é o modo como as personagens dos seus filmes olham diretamente para a câmera.

Outra marca bastante característica do realizador são os créditos finais dos seus filmes, que incluem sempre a frase na Língua Portuguesa "A Luta Continua", juntamente com o símbolo do MFA (Movimento das Forças Armadas), em memória do 25 de Abril de 1974 em Portugal, também conhecido como a Revolução dos Cravos, data histórica do fim da ditadura no país e que o marcou profundamente.

Jonathan fundou sua própria produtora de cinema, "Clínica Estético", com os produtores Edward Saxon e Peter Saraf - ela esteve sediada em Nova Iorque durante quinze anos.

Demme foi casado com a diretora e produtora Evelyn Purcell e deixa sua segunda esposa, Joanne Howard, e três filhos: Ramona, Brooklyn e Jos.

Vai fazer muita falta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário