quinta-feira, 6 de abril de 2017

'DESPEDIDA EM GRANDE ESTILO': MORGAN FREEMAN, MICHAEL CAINE E ALAN ARKIN SENSACIONAIS EM ROTEIRO INSPIRADO E NOSTÁLGICO


SINOPSE:

Willie (Morgan Freeman), Joe (Michael Caine) e Albert (Alan Arkin) são amigos há décadas.

Eles levam uma vida pacata, mas sofrem com problemas financeiros.

Quando Willie testemunha um assalto milionário a um banco, decide chamar Joe e Albert para elaborarem o seu próprio assalto.

É a vez dos velhos se rebelarem contra a exploração dos bancos.

CRÍTICA:

Nesses tempos de pura hipocrisia, onde Hollywood se perde cada vez mais em superproduções bilionárias, quase sem humanidade e a maioria dando mais prejuízo do que lucro, voltadas somente para tirar a grana da mesada da molecada, é muito bom sabermos que filmes como 'Despedida em Grande Estilo', que estreou hoje em em 115 salas em todo o Brasil, ainda são feitos.

Apesar de ser uma refilmagem (de 1979) – neste caso aqui funciona, justamente por refazer uma obra desconhecida do grande público.

O longa, entre outros acertos, valoriza seus protagonistas, todos atores veteranos já na terceira idade, dentro de uma indústria que raramente dá protagonismo para eles.

Afinal, os estúdios ainda mantém um pé na sanidade, sabem que filmes desse tipo ainda possuem seu público e que novas investidas em roteiros como este – que vêm se tornando quase um subgênero (com filmes como 'Antes de Partir', 'Última Viagem a Vegas', 'Ajuste de Contas' e 'Amigos Inseparáveis', por exemplo) – continuam a interessar aos espectadores.

Morgan Freeman, Michael Caine e Alan Arkin são os protagonistas Willie, Joe e Albert - Fotos dessa Postagem - Divulgação/Warner Bros.

Melhor: o remake supera o original por acrescentar mais conteúdo ao núcleo principal da trama, centrando o roteiro na atualidade e, assim, servindo como reflexo de problemas atuais da política norte-americana e mundial.

Aqui, continuamos seguindo os três amigos inseparáveis Willie, Joe e Albert, agora interpretados pelas lendas vencedoras do Oscar Morgan Freeman ('Menina de Ouro'), Michael Caine ('Hannah e Suas Irmãs' e 'Regras da Vida') e Alan Arkin ('Pequena Miss Sunshine'), substituindo os atores igualmente lembrados pela Academia Lee Strasberg (indicado por 'O Poderoso Chefão II'), George Burns (vencedor por 'Uma Dupla Desajustada') e Art Carney (vencedor por 'Harry, o Amigo de Tonto'), nos mesmos papeis respectivos.

A principal e bem vinda diferença é que enquanto na versão original, os velhinhos decidem roubar um banco apenas para rechear o fim de suas existências de adrenalina e assim se sentindo vivos novamente, nessa refilmagem o crime é cometido por um motivo bem mais nobre, vingança – ou justiça fora da lei.

Cena do longa
O trio passa seus dias finais, apenas contemplando a morte, até que seu tapete é puxado com força debaixo de seus pés.

Willie (Freeman) não possui economias suficientes para ir visitar sua filha e neta em outra cidade; Joe (Caine) precisa dar respaldo para a filha e a neta, vivendo sob seu teto e o rabugento Al (Arkin) cultiva sua empatia com gosto.

Na cena de abertura - em uma visita ao banco onde é avisado que pode perder a casa - o personagem de Caine presencia um assalto realizado com extremo requinte e eficiência.

Para piorar a situação, entra em jogo o mote da trama e elemento mais urgente: os três, que por mais de 30 anos trabalharam para a mesma empresa e coletam dela seus cheques de aposentadoria, assim como muitos outros funcionários presentes na fatídica reunião, são avisados de que a companhia está fechando as portas nos EUA e se mudando para um país asiático, terminando assim suas pensões também - fato que os aposentados brasileiros, e a polêmica envolvendo o tempo de contribuição de trabalho para a aposentadoria em nosso país, estão vivenciado nesses dias.

Assim, Joe junta um mais um e ao lado de seus inseparáveis cúmplices decidem roubar seu próprio banco e sair do vermelho.

O interessante deste inspiradíssimo roteiro - de Theodore Melfi, indicado ao Oscar pelo recente e cativante 'Estrelas Além do Tempo', baseado no texto original de Edward Cannon - é justamente acrescentar mais à mistura, dando credibilidade de sobra para a motivação dos infratores idosos, assim como encaixar comentários sociais e políticos relevantes, em especial ao que diz respeito à forma com que os idosos são (des)tratados – mesmo num país de Primeiro Mundo como os EUA.

Despedida em Grande Estilo : Foto Alan Arkin, Ann-Margret
A diva Ann-Margret retorna às telonas ainda em ótima forma
Apesar destas pinceladas de criatividade, o longa segue a fórmula de filme seguro e sem grandes reviravoltas ou novidades em sua jornada.

Só que, quando essa jornada é feita por um trio de Lendas do cinema, tudo parece ser mais verdadeiro e prazeroso e, assim, o longa ganha muito ao inclui-los e, principalmente, dar espaço a eles para fazerem o que sabem de melhor.

É lógico que com um trio de protagonistas desse, coadjuvados por estrelas do naipe da diva Ann-Margret, Christopher Lloyd e até Matt Dillon, o diretor precisaria ser no mínimo competente e dar conta do recado.

Surpreendentemente, quem comanda tudo é Zach Braff, ator da série 'Scrubs' e diretor de produções indie - como os aclamados 'Hora de Voltar' (2004) e 'Lições em Família' (2014).

Aqui, trabalhando pela primeira vez para um grande estúdio, a Warner, num filme com elenco estelar, o cineasta não faz feio e entrega uma obra redonda, com bom ritmo, alívios cômicos eficientes e uma mensagem importante.

Numa era de filmes barulhentos, cenários computadorizados e de montagens aceleradas, o longa surge como opção do bom cinema à moda antiga, com atores à moda antiga e diversão à moda antiga.

Vale ser visto por todo tipo de público, em especial os nostálgicos.

Filmaço.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
Despedida em Grande Estilo : Poster
'DESPEDIDA EM GRANDE ESTILO'
Título Original:
GOING IN STYLE
Gênero:
Comédia Dramática
Direção:
Zach Braff
Roteiro:
Theodore Melfi
Elenco:
Alan Arkin, Ann-Margret, Christopher Lloyd, Denise Scilabra, Dillon Mathews, Doris McCarthy, Gina Diaz, Jen Ponton, Joey King, John Ortiz, Josh Pais, Katlyn Carlson, Lolita Foster, Maria Dizzia, Matt Dillon, Melanie Nicholls-King, Michael Caine, Morgan Freeman, Olli Haaskivi, Peter Serafinowicz, Siobhan Fallon Hogan
Produção:
Donald De Line
Fotografia:
Rodney Charters
Montador:
Myron I. Kerstein
Trilha Sonora:
Rob Simonsen
Duração:
96 min.
Ano:
2016
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
06/04/2017 (Brasil)
Distribuidora:
Warner Bros.
Estúdio:
Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) / New Line Cinema / Village Roadshow Pictures / Warner Bros. Pictures
Classificação: 
14 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário