sexta-feira, 28 de abril de 2017

ALFRED HITCHCOCK: 37 ANOS SEM O MESTRE DO SUSPENSE

<>
Um dos meus diretores favoritos, o britânico baixinho, gordinho e genial nasceu em 1899 e morreu em 29 de abril de 1980, de insuficiência renal
<>

Sua filmografia, porém, continua extremamente atual e relevante.

Considerado o "mestre do suspense", Hitchcock até hoje serve de inspiração declarada para outros diretores, como Steven Spielberg, Martin Scorsese, Quentin Tarantino e M. Night Shyamalan.

O mercado tem muitos boxes com filmes do mestre - alguns deles com longas da chamada 'fase inglesa', antes dele migrar para Hollywood e virar lenda.

No Now, serviço de vídeo sob demanda das operadoras Net e Claro TV, fãs de cinema podem conferir, sem custo extra, cinco clássicos de Hitchcock e quem quiser ir fundo na mente do diretor ainda pode conferir, no Clarovídeo, o documentário 'Hitchcock & Truffaut', que reproduz parte de uma famosa conversa do britânico com o cineasta francês François Truffaut (1932-1984).

O diretor Alfred Hitchcock - Divulgação
Muito desse material também está disponível no YouTube.

Confira:

O Homem que Sabia Demais (1934 e 1956)

Antes de ir para Hollywood, Hitchcock dirigiu na Inglaterra um filme sobre o casal Bob (Leslie Banks) e Jill (Edna Best), que recebe a notícia de que um assassinato importante vai acontecer em Londres.

Para manter os dois calados, bandidos sequestram a filha do casal.

Mais de 20 anos depois, ele, já uma lenda em Hollywood, fez um remake da trama, dessa vez com James Stewart e Doris Day como Ben e Jo, pais de um garoto sequestrado por bandidos para garantir o silêncio dos dois.

As duas versões estão disponíveis no Now: para a de 1934, selecione Cinema e depois, Clássicos; para a de 1956, vá ao menu Clarovídeo e escolha Clássicos.

A versão de 1956 está disponível no YouTube.

A reimaginação de 1956 fez mais sucesso e rendeu o Oscar de melhor canção original para 'Que Sera, Sera', uma das grandes marcas da carreira de Doris Day.

Curiosamente, a atriz e cantora não queria gravá-la, porque a julgou infantil e esquecível.

Doris acabou cedendo, e a música fez tanto sucesso que ela voltou a cantá-la em mais dois filmes: 'Já Fomos Tão Felizes' (1960) e 'A Espiã de Calcinhas de Renda' (1966).

Confira a Diva, cantando 'Que sera, sera':


39 Degraus (1935)

O filme conta a história de Richard Hannay (Robert Donat), que assiste a um show de teatro interrompido por um tiroteio.

Ele ajuda uma garota assustada (Lucie Mannheim) a se proteger e a leva para seu apartamento, onde ela revela ser uma espiã procurada por assassinos profissionais.

Na manhã seguinte, a jovem é encontrada morta e, com medo de ser acusado pelo assassinato, Richard decide ir atrás dos responsáveis pelo crime, atravessando todo o Reino Unido em busca de respostas.

A obra é tão popular que ganhou três remakes: em 1959, com Kenneth More no papel principal; em 1978, com Robert Powell; e em 2008, com Rupert Penry-Jones.

A história também foi adaptada para o teatro como uma comédia e passou nove anos em cartaz em Londres.

No Brasil, Dan Stulbach, Danton Mello, Paulo Goulart Filho e Rosanne Mulholland participaram da montagem.

Disponível na sessão de Clássicos do Now e no YouTube.

Relembre o trailer:


Interlúdio (1946)

A bela Alicia Huberman (Ingrid Bergman) recebe uma missão do agente do governo americano T. R. Devlin (Cary Grant): se infiltrar em um grupo nazista em atividade no Rio de Janeiro.

Anos antes, o pai dela, um alemão, foi preso por traição aos Estados Unidos.

Porém, Alicia começa a ir fundo demais em sua integração ao grupo nazista depois de seduzir um dos chefes, Alexander Sebastian (Claude Rains).

Dividida entre o amor de Devlin e Sebastian e entre os Estados Unidos e a Alemanha, ela precisa descobrir de que lado está sua lealdade.

O longa recebeu duas indicações ao Oscar: uma de ator coadjuvante para Claude Rains e uma de melhor roteiro original.

Como curiosidade, há uma cena de beijo que dura dois minutos e meio, muito acima dos três segundos permitido pela censura na época.

Para driblar a regra, Hitchcock intercala o toque dos lábios com cenas de caminhadas e carinhos a cada três segundos.

Para assistir, clique no menu Cinema do Now e depois em Clássicos.

O longa também está disponível no YouTube.

Relembre o trailer:


Festim Diabólico (1948)

Em um apartamento de Nova York, os amigos Brandon (John Dall) e Philip (Farley Granger) decidem se vangloriar de seu intelecto superior cometendo o crime perfeito: estrangulam o colega David (Dick Hogan) com uma corda, escondem o corpo em um baú e dão uma festa para celebrar o feito, sem revelá-lo aos amigos.

Mas um dos convidados da noite é Rupert Cadell (James Stewart), que começa a suspeitar das atitudes suspeitas de Brandon e Philip.

Contado em tempo real, essa obra-prima é o primeiro filme colorido de Hitchcock e ficou marcada por ter dez longos planos-sequência (cenas sem cortes, rodadas de uma vez só) de até 11 minutos cada.

Perfeccionista, o diretor regravou várias sequências, pois não ficou satisfeito com a cor do pôr do sol.

'Festim Diabólico' está disponível em Clássicos da área de Cinema do Now e também no YouTube.

Confira o trailer:


Janela Indiscreta (1954)

O longa conta a história de L.B. Jefferies (James Stewart), um fotógrafo que quebra a perna enquanto trabalhava em uma corrida automobilística e, sentado em uma cadeira de rodas e sem poder sair de seu apartamento, limita-se a espiar a vida dos vizinhos.

Mas Jefferies passa a desconfiar de que um vizinho (Raymond Burr) teria assassinado sua mulher e precisa convencer a namorada (Grace Kelly) e um amigo policial (Wendell Corey) a investigar o caso.

Hitchcock foi indicado ao Oscar de melhor diretor por seu trabalho no filme, mas não ganhou - ele, aliás, recebeu cinco indicações ao longo da carreira e não venceu nenhuma.

A injustiça foi corrigida em 1968, quando recebeu um prêmio especial por sua obra.

O discurso do britânico é o menor da história da premiação - ele subiu ao palco e disse apenas: "Muito obrigado, de verdade".

Para assistir ao filme, também disponível no YouTube, vá no menu Clarovídeo e escolha Clássicos.

Relembre o trailer:


PROCURE O DIRETOR EM DIVERTIDOS 'CAMEOS'

Muito antes de Stan Lee fazer divertidas e aguardadas aparições nos filmes da Marvel, Alfred Hitchcock já fazia memoráveis e rápidas aparições em seus filmes.

Depois que percebeu que o público ficava ligado para conferir sua aparição e perdia o fio da meada da trama, o diretor começou a colocar seus cameos logo no início dos longas.

Em 'Janela Indiscreta', por exemplo, o diretor aparece por volta dos 26 minutos, dando corda em um relógio em um dos apartamentos observados por Jefferies.

Já em 'O Homem que Sabia Demais' (o de 1956), achá-lo é mais complicado: ele surge por volta dos 25 minutos, enquanto Jo e Ben assistem à apresentação de acrobatas.

Assistir às obras no Now permite pausar o filme ou colocá-lo em câmera lenta para procurar Hitchcock em cena.

Evidentemente, muitos vídeos no YouTube editaram os cameos do mestre.

Esse é um deles:


Nenhum comentário:

Postar um comentário