sexta-feira, 22 de junho de 2012

'SOMBRAS DA NOITE': NOVA E DIVERTIDA PARCERIA DE TIM BURTON E JOHNNY DEPP É DIVERSÃO DE PRIMEIRA



Inspirada na cult série da TV americana "Dark Shadows" (1966-1971), "Sombras da Noite", nova parceria do diretor Tim Burton com o ator Johnny Depp - que aqui também atua como produtor executivo - pode ser chamada de "terrir", uma comédia de terror, onde se percebe claramente onde o diretor e o astro palpitaram no bom roteiro escrito por Seth Grahame-Smith - autor do livro original e roteirista do ainda inédito "Abraham Lincoln - O Caçador de Vampiros".

Com um elenco acima da média e direção de arte e figurinos perfeitos - marcas do cineasta -, acompanhamos aqui a saga de Barnabas Collins - Depp - filho de um negociante inglês que fundou a cidade de Collinsport em terras americanas, em 1752.

Só que mulher desprezada é fogo e a família Collins não escapa de uma maldição rogada pela bruxa Angelique - Eva Green, maravilhosa - com quem Barnabas teve um romance para depois troca-la por Josette - Bella Heathcote.

Imagens: Divulgação / Warner Bros.
Johnny Depp e Eva Green, em cena de "Sombras da Noite"
Assim, ele perde Josette e é transformado em vampiro por Angelique, que, como última vingança, o sepulta, acorrentado, em um caixão "por toda a eternidade".

Só que a bruxa não podia imaginar que, dois séculos mais tarde, no início da década de 1970, um empreendimento imobiliário desenterraria o vampiro, e é nesse confronto com a nova realidade e comportamentos, com hippies tardios, o rock e as novas tecnologias que se escora a maior parte do - bom - humor do filme.

O novo mundo que Barnabas encontra é pontuado pelos seus descendentes em Collinsport, uma família tão perturbada quanto decadente e liderada pela matriarca Elizabeth - Michelle Pfeiffer.

Michelle Pfeiffer e Johnny Depp, em cena de "Sombras da Noite"
Vinte anos depois de ter feito a - até agora - melhor Mulher-Gato de todas - em "Batman Returns", também dirigido por Burton - a atriz conta que não teve, nem escrúpulos, nem vergonha de pedir um papel a Burton - e sua Elizabeth é uma das melhores interpretações do filme.

Na casa da família, que Barnabas morou e que agora está caindo aos pedaços, ele encontra a adolescente rebelde - Chloë Moretz, ótima - a psiquiatra bêbada - Helena Bonham Carter, perfeita em sua sétima participação nos filmes do marido Burton - o mordomo ranzinza - Jackie Earle Haley - e o garoto que vê fantasmas - o bom Gulliver McGrath, de "A Invenção de Hugo Cabret".

Helena Bonham Carter, à frente, mais uma vez dirigida pelo marido
Se não pode mudar o que encontra, Barnabas tentará recuperar o prestígio da família Collins e, para isso, enfrenta Angelique, que nos anos 70 é uma rica empresária da cidade - a bruxa imortal é também uma amante cruel, o que torna tudo muito mais divertido.

Eva Green tem aqui seu primeiro grande papel depois de "007 Cassino Royale", e segura com todo talento essa Angelique que é, ao mesmo tempo, gostosona e vingativa, doce e sanguinária.

Eva Green como Angelique: maravilhosa
Como sempre acontece nos filmes de Burton, a trilha sonora e a direção de arte são espetáculos à parte.

Danny Elfman, parceiro do diretor desde "Batman" (1989), faz uma trilha inspirada e que ajuda o espectador a mergulhar em cada cena.

Já a direção de arte pode contar com todo o espaço que precisava, já que o longa foi filmado nos mega estúdios Pinewood, nos arredores de Londres, construídos na década de 60 justamente para poder abrigar os gigantescos cenários dos filmes de James Bond.
Lá, Burton e sua equipe construíram uma perfeita cidade norte-americana costeira dos anos 1970, entre muitos outros cenários grandes e repletos de detalhes.

Com participações especialíssimas do veterano Drácula Christopher Lee - que acaba de completar noventa anos - e do roqueiro Alice Cooper - como ele mesmo - o longa entrega com méritos a grande união que existe entre os amigos Burton e Depp, um bom roteiro e o elenco acima da média.

Se não é tão excepcional como "Edward Mãos de Tesoura" (1990) e "Ed Wood" (1994) - outras parcerias da dupla que eu mais gosto - "Sombras da Noite" é diversão de primeira - e só pelo elenco, já merece ser visto.

Confira o trailer do filme:

*****
'SOMBRAS DA NOITE'
Título Original:
Dark Shadows
Diretor:
Tim Burton
Elenco:
Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Michelle Pfeiffer, Chloë Moretz, Eva Green, Jonny Lee Miller, Gulliver McGrath, Jackie Earle Haley, Bella Heathcote, Christopher Lee, Alice Cooper
Produção:
Christi Dembrowski, Johnny Depp, David Kennedy, Graham King, Richard D. Zanuck
Roteiro:
Seth Grahame-Smith
Fotografia:
Bruno Delbonnel
Trilha Sonora:
Danny Elfman
Duração:
113 min.
Ano:
2012
País:
EUA
Gênero:
Comédia de Terror
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Warner Bros.
Estúdio:
GK Films / Infinitum Nihil / Warner Bros. Pictures / The Zanuck Company / Dan Curtis Productions /
Tim Burton Productions
Classificação:
14 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário