sexta-feira, 1 de junho de 2012

'BRANCA DE NEVE E O CAÇADOR': CHARLIZE THERON E KRISTEN STEWART ENTREGAM A MELHOR ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA DO CONTO DOS IRMÃOS GRIMM


Quando "Espelho, Espelho Meu" foi lançado, tempos atrás, escrevi aqui que o longa era uma versão carnavalizada do conto "Branca de Neve e os Sete Anões".

Escrito pelos Irmãos Grimm entre 1812 e 1822, e publicada em capítulos durante todo esse tempo, o conto é sombrio e perverso ao mostrar como uma mulher invejosa pode chegar às vias de fato para manter seu poder, beleza e títulos e tem tudo o que se procura numa boa história: inveja, traição, assassinato, romance, perda e redenção.

Deve ser por gostar muito do conto que eu não me empolguei com o longa colorido e leve, protagonizado por Julia Roberts - como a rainha má - e Lily Collins - como a Branca de Neve - "Espelho, Espelho Meu" não tem quase nada da trama dos dos Irmãos Grimm.

Agora, uma Branca de Neve guerreira - Kristen Stewart -, uma madrasta com enormes poderes mágicos - Charlize Theron -, um príncipe encantado lindão - Sam Clafin -, um caçador mais lindo ainda - Chris Hemsworth -, cenários de conto de fadas de babar, tudo arrematado por uma cuidadosa produção?

Era tudo o que eu queria ver!
Divulgação
Charlize Theron como Ravena, a Rainha Má: sen-sa-cio-nal!

Tudo isso e muito mais é o que oferece a melhor adaptação cinematográfica do conto dos irmãos Grimm - "Branca de Neve e o Caçador",que estreia hoje em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Dirigido por Rupert Sanders, cineasta que veio de uma bem sucedida e inovadora carreira na publicidade, o longa apresenta um grande apuro estético, repleto de imagens impactantes e com grandes duelos - de personagens e de atrizes.

A estonteante beleza e enorme talento de Charlize Theron constroem lindamente o estereótipo de uma grande vilã das telonas: Ravena, a madrasta malvada, uma mulher que no conto original usa disfarce e fala com o espelho, mas que aqui, apesar de continuar falando com o espelho, aparece com mais poderes que qualquer super-herói.

Do outro lado, esqueça a sem sal Bella Swan da saga "Crepúsculo": Kristen Stewart tem aqui sua primeira personagem densa e verdadeira na telona, que se transforma em uma Branca de Neve guerreira e que está muito acima de seus companheiros masculinos de elenco - o "tour de force" entre as duas é sensacional, apesar de aparecerem juntas em poucas cenas.
Divulgação
Kristen Stewart como Branca de Neve: seu melhor papel na telona

Sam Clafin e Chris Hemsworth são ofuscados pelas duas, que dão show ao se alternarem na missão de carregar o peso de uma história que eleva o papel da madrasta e, por consequência, endurece o da Branca de Neve, que é capaz de enfrentar soldados e encantar com a mesma ternura inerente ao imaginário popular da personagem.

Apesar da rivalidade do duelo, Charlize leva vantagem nesta disputa, primeiro por ser uma atriz mais tarimbada, e depois, por se recriar em uma personagem marcada por tiques nervosos e manias e favorecida por um figurino simplesmente espetacular - capaz de se transformar em um corvo, por exemplo - trabalho de Collen Atwood, vencedora do Oscar por "Alice no País das Maravilhas" e que reforça o trabalho idealizando um figurino que remete ao lúdico, mas não se distanciando do real.

A direção de arte é outro show à parte: David Warren, também responsável pela direção de arte do premiado "A Invenção de Hugo Cabret", assina um trabalho impecável e detalhista, responsável pela ambientação obscurantista de um reino mergulhado nas trevas pela malvada monarca, e resgata com competência o tom de conto de fadas da história quando Branca de Neve chega à Floresta Encantada, tudo com riqueza de detalhes impressionante.
Divulgação
Cris Hemsworth como o Caçador, à frente dos sete anões: ofuscado pelas protagonistas

O longa premia também com espaço generoso outros personagens, como os anões, que aparecem como no conto dos Irmãos Grimm - bandidos da floresta - e se responsabilizam pelos poucos toques de humor presentes no longa.

A trama como um todo é interessante, bem narrada e com algumas cenas espetaculares - especialmente as das transformações da madrasta, mais amarga, mais adulta e mais interessante - tanto do conto, quanto das versões açucaradas da Disney e de Julia Roberts.

"Branca de Neve e o Caçador" é diversão garantida para toda a família sem afrontar a inteligência do espectador - viu, Julia Roberts

Confira o trailer do filme:
*****
"BRANCA DE NEVE E O CAÇADOR"
Título Original:
Snow White and the Huntsman
Diretor:
Rupert Sanders
Elenco:
Kristen Stewart, Chris Hemsworth, Charlize Theron, Ian McShane, Toby Jones, Nick Frost, Ray Winstone, Sam Claflin, Bob Hoskins, Eddie Marsann, Lily Cole
Produção:
Sam Mercer, Palak Patel, Joe Roth
Roteiro:
Hossein Amini, Evan Daugherty
Fotografia:
Greig Fraser
Duração:
129 min.
Ano:
2012
País:
EUA
Gênero:
Aventura
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Paramount Pictures Brasil
Estúdio:
Roth Films / Universal Pictures
Classificação:
12 anos
Cotação do Klau:
*****
Essa postagem é dedicada à leitora Natália Medeiros Scalvenzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário