quarta-feira, 27 de junho de 2012

NORA EPHRON, ESCRITORA, PRODUTORA, ROTEIRISTA E DIRETORA AMERICANA



Nascida em 19 de maio de 1941, a produtora, roteirista, escritora e diretora Nora Ephron começou sua carreira como jornalista e escreveu seu primeiro roteiro para o cinema em 1983.

Filha dos dramaturgos Henry e Phoebe Ephron, desde cedo acostumou-se a viver no meio de pessoas famosas e influentes.

Nora ficou conhecida do público pelos artigos que escreveu para a revista "Esquire", na década de 1970 - os artigos foram compilados no livro "Crazy Salad", que virou best seller imediato.

Roteirista acima da média, escreveu o texto de comédias românticas, como "Harry e Sally - Feitos um para o Outro", "Mensagem para Você" e "Michael - Anjo e Sedutor".

Por sua escrita impecável, Nora indicada ao Oscar de melhor roteiro original por três vezes: em 1993, por "Sintonia de Amor", em 1999, por "Harry e Sally" e em 1984, por "Silkwood - O Retrato de uma Coragem"- seu primeiro roteiro e que tinha Meryl Streep e Cher com o protagonistas.

Em 1992, começou sua carreira como diretora e era capaz de fazer coisas divinas - dirigiu e escreveu o roteiro de "Julie & Julia" (2009) - aquele em que Meryl Streep retrata a vida de Julia Child, autora de livros de culinária e apresentadora de televisão norte-americana.

Em "Harry e Sally - Feitos um para o Outro" (1989), escreveu uma das melhores cenas do cinema em todos os tempos: aquela em que, num restaurante, Meg Ryan simula um barulhento orgasmo para Billy Crystal, e que termina com a velhinha da mesa ao lado falando para o garçom: "Eu quero comer o mesmo que ela".

Relembre a cena:

Fez também bobagens monumentais - dirigiu "A Feiticeira" (2005), aquele filme pavoroso protagonizado por Nicole Kidman, tentativa de reviver a cult série dos 60/70 e que levou os principais prêmios do "Framboesa de Ouro", que premia os piores do ano.

Nora atualmente era casada com o escritor Nicholas Pileggi - autor do livro que deu origem ao filme "Os Bons Companheiros", de Martin Scorsese.

Anteriormente, Nora foi casada com o também escritor Dan Greenburg e também com o jornalista Carl Bernstein - aquele que desvendou o escândalo de Watergate com Bob Woodward - e que é pai de seus dois filhos, Jacob e Max.

Nora Ephron morreu, ontem, aos 71 anos nos Estados Unidos, depois de uma longa batalha contra a leucemia - segundo o site "Deadline", ela queria manter a doença em segredo.

O jornal "The New York Times" citou o filho dela, Jacob Bernstein, dizendo que Nora morreu de pneumonia provocada por uma leucemia mieloide aguda - Jacob é repórter freelancer do Times.

Grande mulher, já está fazendo falta.

Getty Images

PRINCIPAIS TRABALHOS PARA O CINEMA:

COMO DIRETORA E ROTEIRISTA:
2009 - Julie & Julia
2005 - Bewitched/A feiticeira
2000 - Lucky Numbers/Bilhete premiado
1999 - You've Got Mail/Mensagem para você
1996 - Michael/Michael - Anjo e sedutor
1994 - Mixed Nuts/Um dia de louco
1993 - Sleepless in Seattle/Sintonia de amor
1992 - This Is My Life/Esta é minha vida

COMO ROTEIRISTA:
2000 - Hanging Up/Linhas cruzadas
1990 - My Blue Heaven/Meu pequeno paraíso
1989 - When Harry Met Sally.../Harry e Sally - Feitos um para o outro
1989 - Cookie
1986 - Heartburn/A difícil arte de amar
1983 - Silkwood/Silkwood - O retrato de uma coragem

COMO ATRIZ:
1992 - Husbands and Wives/Maridos e esposas
1989 - Crimes and Misdemeanors/Crimes e pecados

Nenhum comentário:

Postar um comentário