Levemente inspirada na lenda alemã de Fausto e suas muitas adaptações, o novo filme do cineasta russo Aleksandr Sokurov, é uma senhora prova de paciência para o espectador, que deve estar ciente disso antes de encarar suas mais de duas horas de projeção.
Sokurov faz aqui um versão muito particular do mito, usando e abusando de distorções de lente e outros truques óticos e ambientando a história num mundo sombrio e fantástico, onde Fausto - Johannes Zeiler - é um médico pobre que recorre ao agiota da cidade, interpretado por Anton Adasinsky, o Mal em cada movimento, fala e maneirismos grotescos.
Imagens: Divulgação - Imovision
Cena de "Fausto", de Aleksandr Sokurov |
Apesar de sua avidez por conhecimento, o Fausto de Sokurov tem desejos muito mais mundanos que vão se tornando claros no desenrolar do longa, onde acompanhamos Fausto seguindo o diabo num passeio de sonho pela cidade e onde a câmera é uma ferramenta a serviço da estética desejada por Sokurov, gerando cenas que funcionam quase que como um fluxo de consciência.
Além da fotografia impecável, figurino e cenografia perfeitos, o final, filmado em meio a gêiseres vulcânicos da Islândia, é o ponto alto do longa, lúgubre e feito para inebriar e incomodar a audiência.
Cena de "Fausto", de Aleksandr Sokurov |
Sukorov já tinha declarado ter sido influenciado pelo pintor inglês William Turner (1775-1851), um dos precursores do Impressionismo e, assim como na pintura de Turner, o cineasta se recusa ao naturalismo e opta distorção própria da percepção sensorial do indivíduo.
O longa é um teste de paciência para o espectador, com o nítido propósito desse conto de fadas adulto de ser sombrio e perturbador, exigindo um esforço ao invés de entretê-lo.
Cena de "Fausto", de Aleksandr Sokurov |
A produção fez sua estreia no Festival de Veneza 2011, de onde saiu com o Leão de Ouro de Melhor Filme.
Confira o trailer do filme:
*****
"FAUSTO"
Título Original:
Faust
Diretor:
Aleksandr Sokurov
Elenco:
Johannes Zeiler, Anton Adasinsky, Isolda Dychauk, Georg Friedrich, Hanna Schygulla, Antje Lewald, Florian Brückner, Maxim Mehmet, Katrin Filzen, David Jonsson
Produção:
Andrey Sigle
Roteiro:
Aleksandr Sokurov, Marina Koreneva, Yuri Arabov
Fotografia:
Bruno Delbonnel
Trilha Sonora:
Andrey Sigle
Duração:
134 min.
Ano:
2011
País:
Alemanha
Gênero:
Drama
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Imovision
Estúdio:
Proline Film
Cotação do Klau:
Nenhum comentário:
Postar um comentário