quarta-feira, 27 de junho de 2012

'CSI: MIAMI' TEM SEU ÚLTIMO EPISÓDIO EXIBIDO HOJE


Quem me conhece, já sabe: desde que soube que "CSI: Miami" tinha sido cancelada, eu venho resmungando pelos cantos, inconformado com a falta de sensibilidade da Sony Television, Alliance Atlantis e da CBS Television Studios.

Eu não entendo.
Se a série era acima da média, tinha uma equipe de roteiristas, diretores e elenco competentes e grande audiência, pra que cancelar?

Os produtores alegaram que o cancelamento tem a ver com os altos custos de produção - realmente, não deve ser nada fácil deslocar de Los Angeles para Miami a grande equipe que faz cada eletrizante episódio da série acontecer.

"CSI:Miami" é um spin-off - derivada - da série "CSI: Crime Scene Investigation" e seu primeiro episódio foi exibidos nos EUA em 9 de Maio de 2002 - como um episódio de "CSI".

Com 10 temporadas, a série voltou a ser exibida aqui no Brasil pelo canal Sony, após seis anos sendo transmitida pelo canal AXN - a Record a exibe, com enorme atraso, na TV aberta.

Após 10 anos, a saga Miami é a primeira série derivada de "CSI" a ser oficialmente cancelada pela CBS, enquanto as outras duas foram renovadas.

Após o sucesso de "CSI" - que está na 12a. temporada e continua sendo uma das séries de TV mais vistas pelo mundo - os criadores Anthony E. Zuiker, Carol Mendelsohn e Ann Donahue apresentaram em 2002 ao produtor Jerry Buckheimer o projeto de uma equipe de investigadores forenses tendo como base a ensolarada Miami, com uma pegada mais adulta e onde os crimes fossem exibidos mais realisticamente.

Assim, "CSI" continuou mais científica; "CSI:Miami" ficou mais colorida, real e com maior espaço para as vidas dos investigadores e "CSI:NY" - outro spin-off de sucesso - ficou mais investigativa e dark, ao usar durante seus primeiros anos filtros azuis nas câmeras para acentuar a atmosfera escura.

"CSI:Miami" é solar, colorida, mostra tanto os habitantes quanto os numerosos turistas da cidade e seus percalços e teve vários episódios centrados nos "everglades" -  pântanos da Flórida onde os crocodilos são reis.

A série começou a ganhar forma no episódio "Cross-Jurisdictions", ao final da segunda temporada de "CSI" e que foi ao ar em 9 de maio de 2002.

Neste episódio, os CSIs de Las Vegas Warrick Brown - Gary Dourdan - e Catherine Willows - Marg Helgenberger - vão a Miami ajudar os CSIs locais a resolver o assassinato do ex-chefe de polícia de Las Vegas, que foi encontrado morto após uma festa em sua residência e que teve sua filha de 7 anos e sua esposa levadas para Miami.

A partir daí, fomos apresentados à equipe de Horatio Caine - David Caruso -, tenente detetive e chefe da equipe; Calleigh Duquesne - Emily Procter - CSI especialista em balística; Eric Delko - Adam Rodriguez - CSI especialista em resgates na água; Alexx Woods - Khandi Alexander - médica legista; e Tim Speedle - Rory Cochrane - detetive.

Os episódios geralmente apresentam um caso apenas e contém muito mais ação que o CSI original, só que, diferente dos outros dois "CSIs", os investigadores de Miami se envolvem muito mais com as vítimas e com os casos, emocionalmente e profissionalmente.

Logo que a série começou a ser exibida pela Record, minha saudosa tia Elza já me alertava para a maneira respeitosa com que a legista Alexx tratava os corpos, desde o local dos crimes até a autópsia:
Alexx conversava com eles, os segurava com carinho, e suas cenas, em meio a crimes cada vez mais escabrosos, ganhavam um lirismo raro, que eu não vi em outras séries investigativas.

Imagens: Divulgação/CBS
Khandi Alexander como a legista Alexx Woods: respeito aos mortos
Foi uma pena Khandi Alexander ter deixado o elenco após a sexta temporada, pois sua Alexx era uma das melhores coisas da série.

Kim Delaney como Megan Donner, em cena de "CSI:Miami"
Tivemos também a saída de Kim Delaney - que interpretava Megan Donner, Supervisora do turno do dia, que demitiu-se -  e a entrada de Sofia Milos - Yelina Salas - uma etetive de Homicídios que continuou aparecendo por várias temporadas - principalmente por ter sido casada com o irmão de Horatio.

Yelina Salas como a detetive Sofia Milos
Na terceira temporada o detetive Tim Speedle - Rory Cochrane - foi morto em um tiroteio e foi substituído por Ryan Wolfe - Jonathan Togo - um oficial de patrulha da polícia de Miami, inteligente e com grande capacidade de liderança, cuja especialidade é a genética.

Jonathan Togo como Ryan Wolfe, em cena de "CSI:Miami"
Sua rápida reação em um acidente faz com que Horatio fique impressionado e pouco a pouco vai se unindo à equipe de CSIs.

A partir da quarta temporada, o elenco ganhou o reforço de Eva LaRue, interpretando Natalia Boa Vista.
Vítima de abuso por parte do marido, sua associação com mulheres espancadas ajudou a equipe de CSI a resolver o assassinato de uma mulher morta pelo ex-marido - no episódio "Collision".

Eva LaRue como a geneticista Natalia Boa Vista, em cena de "CSI:Miami"
Natalia é uma analista de DNA, inicialmente designada apenas para trabalhar em casos de frio ou não resolvidos, mas este foi, até ao final da quarta temporada, apenas um disfarce para ela, já que, no último episódio dessa temporada, foi revelado que ela era uma informante do FBI designada para ajudar a construir um caso contra Horatio Caine, o que causou um estranhamento por parte da equipe de CSI - com sua demissão do FBI, Horatio e a aquipe aceitam como membro permanente dos CSIs.

A partir da quinta temporada, o experiente ator Rex Linn entrou para o elenco fixo, interpretando o sargento Frank Tripp.

Frank é um detetive da Divisão de Homicídios do Departamento de Polícia de Miami-Dade e muitas vezes, acompanha Horatio Caine e sua equipe de CSIs na cena do crime, ajudando no serviço de mandados de busca ou de registro.

Rex Linn, em cena como o sargento Frank Tripp
Tem profundo conhecimento dos procedimentos forenses e respeita os esforços e resultados da equipe de CSI - em comparação ao seu homólogo no CSI: Crime Scene Investigation, o capitão Jim Brass - e, consequentemente, tem um bom relacionamento com todos os CSIs, particularmente com Calleigh Duquesne.
No primeiro episódio da sexta temporada, aparece de uniforme e explica que é porque passou no exame para sargento da polícia de Miami Dade.

Os três personagens que estão desde o começo da série são:

Calleigh Duquesne

Interpretada pela atriz Emily Procter, Calleigh é uma renomada especialista em balística capaz de identificar armas e projéteis encontrados na cena do crime.

Curiosamente, seus pais eram pistoleiros e ela própria foi uma adolescente infratora, mas foi capaz de deixar o passado para trás e graduar-se na faculdade.

Emily Procter, em cena como a especialista em balística Calleigh Duquesne
A sua vontade de aprender, seu entusiasmo e sua história com armas, a levaram de uma vida de crimes à polícia forense de Miami.

Na sétima temporada, Calleigh começa um relacionamento com Eric Delko, que esfria esfria na 9ª temporada.

Eric Delko

Interpretado pelo ator Adam Rodriguez, Delko é de origem cubana e chegou à Flórida, enquanto ainda estava no ventre de sua mãe.
Atleta por natureza, se destacou como nadador na Universidade da Flórida mas, depois de entender que seu sonho de ganhar uma medalha olímpica nunca se realizaria, dedicou-se à academia de polícia para entrar mais tarde na equipe dos CSI.

É irmão de Marisol Delko Caine, que se casou com Horatio e foi assassinada pelo traficante Antonio Riaz.

Na quinta temporada, ele viaja até o Rio de Janeiro com Horatio para vingar sua irmã e na sétima temporada, depois de um atentado contra sua vida, ele encontra seu verdadeiro pai, chamado Alexander Sharov - o mentor do ataque.

Adam Rodriguez em cena como Eric Delko, em "CSI:Miami"
No último episódio da sétima temporada, Eric tenta ajudar seu pai a escapar dos homens que o obrigaram a cometer crimes.

Na oitava temporada, ele resolve sair da equipe e foi substituído por Jesse Cardoza - Eddie Cibrian.

Na nona temporada ele retorna ao seu antigo posto.

Horatio Caine

Interpretado pela lenda das séries de TV americanas David Caruso, Horatio Caine é um detetive muito acima da média, com nuances depressivas, um senso de justiça absurdo, um destemor para enfrentar a bandidagem e uma doçura para falar com crianças, mulheres e vítimas assombrosa.

Seus poucos amigos e colegas de trabalho o chamam de "H".

No primeiro episódio da sexta temporada - "Dangerous Son/Filho Perigoso" - Caine descobre que tem um filho adolescente chamado Kyle Harmon, suspeito de um crime, o que torna difícil tentar resolver o caso sem deixar o amor ao seu filho de lado - mesmo sem conseguir provar a inocência do garoto, que vai preso.

David Caruso como Horatio Caine, chefe da equipe de "CSI:Miami"
No último episódio da sexta temporada, Horatio "morreu", para depois descobrirmos que tudo tinha sido armado com o detetive Ryan Wolfe, para que os inimigos de Horácio pensassem que ele tivesse realmente morrido.

Olhando para a justiça a todo custo, confia em sua equipe até quando seus membros se envolvem em problemas administrativos, nunca os abandona, mas faz as investigações necessárias a fim de chegar à verdade.

Mesmo com mudanças no elenco, a fórmula original de série não mudou e só nos trouxe bons momentos, cenas inesquecíveis e interpretações impecáveis.

Pelo menos, o último episódio - intitulado “Habeas Corpse” - promete ser movimentado e inesquecível.

As coisas vão sair do controle quando Ryan se defronta com Josh Avery, ao descobrir que ele trabalhou para Vogel.

A próxima cena será quando Ryan acorda sem nenhum tipo de recordação, e ao seu lado encontra o cadáver de Josh!

Horatio se vê obrigado a prender Ryan por homicídio, a equipe começa a investigar a cena do crime e as primeiras conclusões é que existe mais alguém envolvido no assassinato, direcionando tudo para Vogel.

Enquanto isso, Calleigh está bastante preocupada pela adoção de Austin North e sua irmã, após a agência de adoção comunicar que tem dúvidas sobre o processo.
Por sorte, seu namorado "vai e volta", Delko, estará ao seu lado.

É pena, muita pena que a série acabe agora, num momento em que a TV está recheada de bombas, abobrinhas e abacaxis diversos.

Confira uma cena do epispodio de hoje de "CSI:Miami":
*****
"CSI:MIAMI" - ÚLTIMO EPISÓDIO DA SÉRIE
Onde: Canal Sony
Quando: Hoje
Horários: 21 e 23h.
Reprises: Quinta, 14 h - Sábado: 13h -  Domingo, meia-noite
Cotação do Klau:

10 comentários:

Anônimo disse...

Como natalia de csi Miami morre

Cláudio Nóvoa disse...

Natalia (Eva La Rue) não morreu!
Ela é vista inclusive na última cena da série - quando todos estão comemorando num bar.
Ok?
Obrigado pelo comentário!!

Anônimo disse...

Nossa achei qe ela tinha morrido e quando vi uma otra achei que tivesse substituido ela. obrigada pela informação

Paty disse...

Porque a Calleigh não aparece nessa cena com Delko? Eles não tem um final feliz? Ela não termina junto com a equipe?

Cláudio Nóvoa disse...

Paty: como está no texto acima, foi na 7° temporada que Calleigh começou um relacionamento com Eric Delko, que aparentemente se esfria pelo tempo na 9ª temporada - os dois não são mais mostrados juntos, os fãs é que deduziram.

No último episódio da série, Calleigh adota duas crianças e aparece feliz - sem Delko.

Abraço e continue comentando nas postagens do Blog!

Pedagogas disse...

eu vi um episódio q Erik Delko.toma um tirro na perna e depois na cabeça... perdi a sequência. ...ele.morre??? Não creio...

Cláudio Nóvoa disse...

Não, Delko não morreu.

Louca por Livros disse...

Como fica a relacao de Horatio e seu filho?
Vi um episódio em que o pai o manda para o exército ou eu estou sonhando?

Suzy Oliver disse...

que lamentavel que acabou , eu amava assistir ...

Cláudio Nóvoa disse...

No episódio "Dishonor", Harmon, o filho, voltou para Miami do Afeganistão - Horatio o tinha mandado ao exército para tira-lo de circulação e, de alguma maneira, protege-lo.
No início do episódio ele diz a seu pai que ele decidiu voltar ao Afeganistão.
Caine está imediatamente decepcionado e preocupado, e também chateado que Harmon não tomou a decisão com ele. Mais tarde, Harmon descobre um corpo em chamas e acredita que é seu amigo militar, Brian, que também tinha voltado para casa. Logo se descobre que é outro homem, mas Brian ainda está desaparecido. Harmon recebe um telefonema de Brian, que lhe pede para se encontrar com ele, mas não para dizer Caine. Harmon concorda, mas diz a Caine de qualquer maneira. No final do episódio, Harmon é mostrado em uniforme, pronto para retornar ao Afeganistão.
Ele diz adeus a Caine, e oferece sua mão para um aperto de mão.
O sempre frio Caine, em vez disso abraça-o, diz-lhe que ele o ama, e que ele deve voltar para casa vivo.
É a última cena do jovem ator Evan Ellingson como Kyle Harmon na série.

Postar um comentário