Fátima Bernardes é, por méritos próprios, uma das figuras mais importantes da nossa TV, e se destacou, principalmente, quando saia da bancada do "Jornal Nacional" e outros tele jornais da Globo apresentados por ela - para fazer entrevistas divertidas, humanas e saborosas.
Apesar das vinhetas promocionais de seu novo programa prometerem “A Fátima que você conhece de um jeito que você nunca viu”, o que queríamos ver, mesmo, era essa Fátima, mais solta e leve.
Mas não foi isso que se viu nos 90 minutos da estreia de sua nova atração, “Encontro com Fátima Bernardes”, agora a pouco.
Imagens: reprodução de TV
Fátima Bernardes, na abertura do programa de hoje |
Com uma carreira consagrada no jornalismo da casa - só na bancada do "JN" ficou por 14 anos - Fátima, mesmo sendo a segunda na Globo a ter seu nome no título do seu programa - o primeiro é Jô Soares, e mesmo assim, só tem o "Jô" - se mostrou na estreia extremamente nervosa, muitas vezes perdida, sugeriu vários temas para debate mas não mostrou quase nada do que o telespectador gostaria de ver.
O programa de estreia abordou três temas: adoção, depilação masculina e viagens de avião.
Entrevistando pais adotivos no palco, Fátima foi genérica demais, e se não fosse a boa matéria da repórter Lília Telles - agora no elenco fixo do programa -, entrevistando crianças que aguardam serem adotadas, o tema ficaria disperso demais, mesmo com o repórter Thiago Crespo mostrando adoções no Marrocos e do correspondente em Londres, Marcos Losekan, entrando ao vivo.
A repórter Lília telles foi a melhor participação do programa de estreia |
Poderia ser exibido como matéria especial em qualquer tele jornal da casa, que ficaria melhor e mais "quente".
O programa melhorou quando o tema passou a ser depilação masculina, onde, num raro momento em que não estava com o freio de mão puxado, a apresentadora perguntou ao lutador de MMA,Fabio Maldonado, que se depila:
“Quando raspa cresce muito rápido?”
E ele: "Eu depilo tudo..."
E ela; "Você não vai falar agora, dez e pouco da manhã, onde é esse tudo, né?"
O lutador Fabio Maldonado; "Eu depilo tudo..." |
Tony Ramos, o rei peludo do Brasil, também deu um depoimento sobre, seco, sem emoção, parecendo estar obrigado a faze-lo.
O auditório ao vivo estava completamente sem emoção, gelado, e nem os depoimentos pré gravados, onde alguns foram entrevistados, aparentavam ter sido previamente sabatinados e não acrescentaram nada aos assuntos tratados.
Até o bom humorista Marcos Veras pareceu muito nervoso - ele também faz parte do elenco fixo do programa.
Sucesso no "Zorra Total" e protagonista de uma peça em SP dirigida por Jô Soares - de quem é o atual "queridinho", Veras foi às ruas fazer entrevistas, tentando arrancar algum humor, mas o que se viu foram momentos constrangedores do entrevistador e entrevistados, dada a falta de graça dos comentários.
O melhor momento foi quando a apresentadora inverteu a famosa pergunta: "Onde está você, Fátima Bernardes?", que William Bonner fazia a ela quando participava do "JN" com matérias externas e geralmente ao vivo.
O marido William Bonner: melhor momento do programa |
Bonner apareceu ao vivo na sala de reunião de pauta do "JN", ao lado de toda a equipe do telejornal e desejando sorte à apresentadora, que pareceu sinceramente comovida.
Pouco sutil no seu objetivo de capturar a tal “nova classe C”, a pauta “histórias de quem viajou pela primeira vez” foi artificial e preconceituosa, em mais um sinal de que a emissora subestima este seu público.
Com mais erros que acertos, a estreia de "Encontro com Fátima Bernardes" teve cara de piloto, com matérias frias e muitas derrapadas, o que só provou que, mesmo depois de uma gestação tão longa, o programa ainda não está pronto.
Mesmo assim, chamou a atenção do telespectador e arrasou no Ibope, alcançando um pico de 11,5 pontos, marca que a Globo não atingia nas suas manhãs desde 2006.
O ator Bruno Gissoni: "Eu depilo o peito..." |
Fátima disse na abertura que o programa é a realização de um sonho antigo, mas fica difícil acreditar que a apresentadora sonhasse entrevistar o ator de “Avenida Brasil”, Bruno Gissoni - aquele mesmo da propaganda dos "peitinhos do Doritos" - para saber se “é uma tendência depilar o peito”.
Pouco, muito pouco para uma mulher e apresentadora maravilhosa como Fátima, que com certeza nos próximos dias, livre da tensão da estreia, vai poder mostrar finalmente seu talento.
"ENCONTRO COM FÁTIMA BERNARDES"
Onde:
Globo
Quando:
Segunda a Sexta
Horário:
10:30 às 12:00h.
Cotação do Klau:
Nenhum comentário:
Postar um comentário