sexta-feira, 29 de junho de 2012

'PARA ROMA, COM AMOR': WOODY ALLEN REVIVE O MELHOR DAS COMÉDIAS ITALIANAS


Depois de retratar Londres, Barcelona e Paris em seus longas anteriores, o diretor americano Woody Allen chega agora à capital italiana para novamente falar de um tema que lhe é caro - o amor - em "Para Roma, com Amor", que estreia hoje aqui no Brasil e onde o diretor aposta novamente na comédia dividida em diversas tramas paralelas.

Esperto, Allen deu para si mesmo o melhor papel do longa, Jerry, um produtor aposentado que vai a Roma com a mulher - Judy Davis - para conhecer Michelangelo - Flavio Parenti -, o noivo italiano de sua filha Hayley - Alison Pill.

Já na casa dos futuros sogros da filha, Jerry ouve o agente funerário Giancarlo - Fabio Armiliato -, pai de Michelangelo, cantando no chuveiro, com uma maravilhosa voz de tenor.

Imagens: Divulgação - Paris Filmes
Além de dirigir e roteirizar, Woody Allen - como Jerry - e Judy Davis, em cena do longa
A partir daí, Jerry tenta fazer com que o homem se torne cantor profissional, só que antes tem de enfrentar um pequeno problema: Giancarlo só canta bem no chuveiro, o que leva Jerry a levar chuveiro e água nas suas apresentações.

Em outra trama, conhecemos Leopoldo - o histriônico Roberto Benigni -, simples executivo que, sem motivo, do dia para a noite é transformado em celebridade, não pode sair de casa sem ser cercado por repórteres que querem saber o que comeu no café da manhã e que tipo de cueca usa, por exemplo.

Roberto Benigni como Leopoldo, em cena do longa
Aqui, o melhor é quando Allen usa o histrionismo de Benigni para a composição de Leopoldo, que vai da perplexidade à decepção com a fama momentânea.

Em seu segundo trabalho com o diretor - "Vicky Cristina Barcelona" lhe deu o Oscar de coadjuvante há quatro anos - a Diva espanhola Penélope Cruz tem aqui uma interpretação maravilhoso como Anna, prostituta sensualíssima que entra por engano no quarto de hotel de um recém-casado, Antonio - Alessandro Tiberi - cuja mulher , Milly - Alessandra Mastronardi - saiu e se perdeu nas ruas de Roma, já que eles são do interior, numa trama que homenageia o enredo do filme "Abismo de um Sonho" (1952), de Federico Fellini, um dos cineastas que Allen mais venera.

Alessandro Tiberi - como Antonio - e Penélope Cruz - como Anna - em cena do longa
Por fim, temos na última trama Jesse Eisenberg como Jack, jovem norte-americano que se vê envolvido numa confusão romântica: ele mora com Sally - Greta Gerwig - e se apaixona por Monica - Ellen Page -, amiga da namorada que vem passar uns dias na casa deles.

Alec Baldwin - como John - e Jesse Eisenberg - como Jack - em cena do longa
Nessa trama, Alec Baldwin aparece como John, um arquiteto que vai interceder mais como anjo da guarda de Jack do que como pessoa real.

A diva italiana Ornella Muti completa o bom elenco, numa ótima aparição.

Fantasia, romance, bom roteiro - como sempre, escrito pelo próprio Allen - interpretações deliciosas, fotografia caprichadíssima - do iraniano Darius Khondji - e locações maravilhosas.

Precisa mais?

Confira o trailer do filme:

*****
"PARA ROMA, COM AMOR"
Título Original:
To Rome with Love
Diretor:
Woody Allen
Elenco:
Ellen Page, Woody Allen, Jesse Eisenberg, Penélope Cruz, Alec Baldwin, Alison Pill, Greta Gerwig, Roberto Benigni, Ornella Muti, Judy Davis
Produção:
Letty Aronson, Stephen Tenenbaum
Roteiro:
Woody Allen
Fotografia:
Darius Khondji
Duração:
107 min.
Ano:
2012
País:
EUA/ Espanha/ Itália
Gênero:
Comédia
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Paris Filmes
Estúdio:
Gravier Productions / Mediapro / Medusa Film
Classificação:
12 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário