sábado, 18 de dezembro de 2010

A SEMANA NO CINEMA

Oscar, Globo de Ouro e Prêmio do Sindicato dos Artistas de Hollywood; Jon Favreau, fora da terceira parte de "Homem de Ferro"; novo filme de Martin Scorsese terá De Niro, Joe Pesci e Al Pacino; as dez maiores bilheterias no Brasil tem três filmes brasileiros...
Confira o resumo de notícias das telonas desta semana:
OSCAR 2011: JÁ SAIRAM OS PRIMEIROS CARTAZES OFICIAIS

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood liberou as primeiras quatro imagens oficiais de promoção da 83ª edição do Oscar.

Todas trazem elementos típicos da festa: o tapete vermelho, o troféu, os holofotes e o envelope - e em todas as peças lê-se a inscrição: "Você está convidado".

A premiação será em 27 de fevereiro no Teatro da Kodak, e a lista de indicados será divulgada em 25 de janeiro, mas é possível deduzir boa parte deles pelas premiações que já estão acontecendo, como a eleição dos melhores pelas associações de críticos de todo mundo.
Confira as quatro imagens:



APÓS RECEBER MAIS UM PRÊMIO, HELEN MIRREN FALA SOBRE A DIFICULDADE DE ATRIZES MADURAS ENCONTRAREM BONS PAPÉIS

Helen Mirren recebeu um prêmio do Hollywood Reporter pelo conjunto da obra - no ano passado, o Sherry Lansing Leadership Award foi para Halle Berry, que entregou a honraria para Mirren neste ano - e a atriz britânica de 65 anos de idade aproveitou a selecionada platéia para discursar sobre as dificuldades que as mulheres maduras têm para encontrar bons papéis em filmes.
"Na minha carreira, enquanto eu envelhecia, os jornalistas me pediam para reclamar das oportunidades para mulheres mais velhas", disse.

Getty Images

Helen Mirren, no último dia do Festival de Veneza (11/09/2010)

"Vi muitas das minhas colegas brilhantes, que trabalhavam sem parar aos 20, 30 e 40. Elas encontraram um completo deserto aos 50 anos de idade",
afirmou Helen.

Se uma atriz do porte de Mirren reclama, é porquê a situação para as maduras está difícil mesmo.

EMMA STONE, COMO GWEN STACY, NO SET DO NOVO "HOMEM ARANHA"

As primeiras imagens do set de filmagens do reboot do Homem-Aranha começaram a aparecer.

Cortesia dos sites ComingSoon e Just Jared, vemos a ex-ruiva Emma Stone interpretando
Gwen Stacy em, ao que parece, ser um funeral: todo mundo vestido de preto, expressões sérias, limusine preta, chuva...

Just Jared

Emma Stone, filmando uma cena do novo "Homem Aranha"

No elenco do novo Homem-Aranha estão Andrew Garfield - Peter Parker/Homem Aranha -, Rhys Ifans como o vilão Lagarto, Martin Sheen como Tio Ben, Sally Field como Tia May e
Denis Leary como o pai de Gwen Stacy.

O reboot chega às telas em 3 de julho de 2012.

SCORSESE E DE NIRO, JUNTOS NOVAMENTE

Em entrevista gravada para a Academia Britânica, Martin Scorsese confirmou que vai trabalhar com Robert De Niro pela nona vez no filme policial "The Irishman".

Ao falar para o programa de entrevistas "A Life in Pictures", Scorsese revelou que o projeto está em fase de financiamento, e as filmagens devem começar no início do próximo ano - as informações são do site "Digital Spy".

O roteiro será escrito por Steve Zaillian, outro parceiro de Scorsese - que escreveu os roteiros de "Gangues de Nova York"(2002) e "Cabo do Medo"(1991).

De Niro e Scorsese trabalharam juntos pela primeira vez em "Caminhos Perigosos" (1973), parceria que seguiu em "Taxi Driver"(1976), "New York, New York"(1977), "Touro Indomável"
(1980), "O Rei da Comédia"(1983), "Os Bons Companheiros"(1990) e "Cassino"(1995).

Getty Images

Martin Scorsese - à esquerda e Robert De Niro

"The Irishman" é inspirado no romance "I Heard You Paint Houses", de Charles Brandt, e conta a história da vida do sindicalista convertido em assassino de aluguel
Frank "The Irishman" Sheeran.

De Niro, além de confirmar a informação, revelou, em entrevista ao MTV News, que Joe Pesci e Al Pacino também estarão no longa.
“Nós temos um excelente roteiro escrito pelo Steven Zaillian que definitamente realizaremos”, afirmou.

Segundo o AceShowBiz, Harvey Keitel também estaria cotado para entrar neste já surpreendente elenco.

O próximo projeto de Scorsese a ir para as telonas é o infantil
"The Invention of Hugo Cabret", que tem estreia no Brasil prevista para 20 de janeiro.

DISNEY DIVULGA TRAILER DE "PIRATAS DO CARIBE 4"

A Disney divulgou nesse semana o trailer da nova aventura do pirata Jack Sparrow.

"Piratas do Caribe - Navegando em Águas Misteriosas" (Pirates of the Caribbean - On Stranger Tides, EUA, 2011), traz Johnny Depp de volta ao papel de Jack Sparrow, o atrapalhado pirata que engana a morte, zomba dos inimigos e não se deixa seduzir facilmente.

Nesta nova aventura, Sparrow reencontra uma jovem de seu passado, Angélica - interpretada pela Diva espanhola Penélope Cruz.

Quando ela o obriga a entrar no Queen Anne's Revenge, o navio do pirata Barba Negra, seu pai - interpretado por Ian McShane -, ele se vê em uma aventura em busca da Fonte da Juventude.

O filme será exibido em 3D, a direção é de Rob Marshall, e será a grande aposta da Disney para o ano que vem.

Confira o trailer:


JON FAVREAU NÃO VAI MAIS DIRIGIR "HOMEM DE FERRO3"

Após dirigir os dois primeiros filmes da franquia, o diretor Jon Favreau está fora do terceiro Homem de Ferro, segundo o MovieFone.
"É verdade, eu vou dirigir "Magic Kingdom", não "Homem de Ferro3". Tive uma ótima temporada com a Marvel e desejo o melhor a eles."

Disney/Marvel

O diretor Jon Favreau e o cartaz de "Homem de ferro2"

Atualmente, Favreau está envolvido com a pós-produção de "Cowboys & Aliens", e deve se concentrar exclusivamente no projeto que citou, inspirado no Reino Mágico da Disney.

Lembrando que recentemente a Marvel foi comprada pela Disney - o que justifica a transição pacífica do diretor de um filme a outro - podemos esperar futuras alianças de Favreau com os super-heróis, já que ele é produtor-executivo de "Os Vingadores".

O filme, que tem estreia prevista para 2012, contará com diversos personagens já explorados no cinema - ou que estão prestes a ser - como o próprio Homem de Ferro, Hulk, Viúva Negra, Thor, Capitão América Ne ick Fury, entre outros.

Alguns dos nomes já sondados para substituir Favreau são Louis Leterrier - de "O Incrivel Hulk", Kenneth Branagh - de "Thor", Joe Johnston - de "O Lobisomem" e até mesmo
Joss Whedon , que vai dirigir "Os Vingadores".

A data de lançamento de "Homem de Ferro3" foi mantida para 3 de maio de 2013, e o roteiro deve ser uma espécie de continuação da trama do filme dos Vingadores.


CONFIRA OS INDICADOS AO PRÊMIO DO SINDICATO DOS ATORES DE HOLLYWOOD

O Sindicato de Atores de Cinema e Televisão dos EUA - SAG, de Screen Actors Guild - indicou nesta quinta-feira os atores de "O Discurso do Rei" e "O Vencedor" para quatro prêmios por cada filme, incluindo o de melhor elenco, reforçando as chances dos filmes na corrida às indicações ao Oscar.

Arquivos do Klau

O prêmio SAG

Juntam-se aos dois filmes na categoria de melhor elenco - o prêmio mais importante dado pelo SAG - os atores de "Cisne Negro", "Minhas Mães e Meu Pai" e "A Rede Social".

A ceriônia de entrega se realizará no dia 30 de janeiro de 2011 e terá transmissão ao vivo pelo canal TNT, com narração e comentários de Rubens Ewald Filho.

O SAG representa os atores e atrizes de cinema e televisão, e todos os anos seus prêmios são observados de perto para indicativos sobre os filmes e atores que poderão também competir pelo Oscar, os prêmios mais importantes do cinema mundial.

"O Discurso do Rei", que trata da gagueira do rei britânico George 6º na véspera da 2ª Guerra Mundial, recebeu também indicações do SAG para Colin Firth (ator principal), Helena Bonham Carter (atriz coadjuvante) e Geoffrey Rush (ator coadjuvante).

O drama sobre boxe "O Vencedor" valeu indicações para Christian Bale na categoria de ator coadjuvante e para Amy Adams e Melissa Leo como atrizes coadjuvantes - ficou faltando na lista do SAG o ator principal do filme, Mark Wahlberg.

O SAG escolheu cinco atores para disputar na categoria de melhor ator: além de Colin Firth, Jeff Bridges por "Bravura Indômita", Robert Duvall por "Get Low", James Franco por
"127 Horas" e Jesse Eisenberg por "A Rede Social".

Na categoria de melhor atriz, ficaram fora as atrizes principais dos dois filmes que foram os mais indicados: Annette Bening, de "Minhas Mães e Meu Pai", vai disputar com
Nicole Kidman, por "Rabbit Hole", Natalie Portman, por "Cisne Negro", Hilary Swank, por "Conviction", e a novata Jennifer Lawrence, por "Inverno da Alma".

Confira:

Melhor interpretação de ator em papel protagonista
JEFF BRIDGES / Rooster Cogburn – “BRAVURA INDÔMITA” (Paramount Pictures)
ROBERT DUVALL / Felix Bush - "GET LOW” (Sony Pictures Classics)
JESSE EISENBERG / Mark Zuckerberg - "A REDE SOCIAL" (Columbia Pictures)
COLIN FIRTH / Rei George VI - "O DISCURSO DO REI" (The Weinstein Company)
JAMES FRANCO / Aron Ralston - "127 HORAS" (Fox Searchlight Pictures)

Melhor interpretação de atriz em papel protagonista
ANNETTE BENING / Nic - "MINHAS MÃES E MEU PAI” (Focus Features)
NICOLE KIDMAN / Becca – “RABBIT HOLE” (Lionsgate)
JENNIFER LAWRENCE / Ree Dolly – “INVERNO DA ALMA” (Roadside Attractions)
NATALIE PORTMAN / Nina Sayers – “CISNE NEGRO” (Fox Searchlight Pictures)
HILARY SWANK / Betty Anne Waters – “CONVICTION” (Fox Searchlight Pictures)

Melhor interpretação de ator em papel coadjuvante
CHRISTIAN BALE / Dicky Eklund – “O VENCEDOR” (Paramount Pictures)
JOHN HAWKES / Teardrop – “INVERNO DA ALMA” (Roadside Attractions)
JEREMY RENNER / James Coughlin – “ATRAÇÃO PERIGOSA” (Warner Bros. Pictures)
MARK RUFFALO / Paul – “MINHAS MÃES E MEU PAI” (Focus Features)
GEOFFREY RUSH / Lionel Logue – “O DISCURSO DO REI” (The Weinstein Company)

Melhor interpretação de atriz em papel coadjuvante
AMY ADAMS / Charlene Fleming – “O VENCEDOR” (Paramount Pictures)
HELENA BONHAM CARTER / Queen Elizabeth – “O DISCURSO DO REI” (The Weinstein Company)
MILA KUNIS / Lily – “CISNE NEGRO” (Fox Searchlight Pictures)
MELISSA LEO / Alice Ward – “O VENCEDOR” (Paramount Pictures)
HAILEE STEINFELD / Mattie Ross – “BRAVURA INDÔMITA” (Paramount Pictures)

Melhor interpretação de elenco em filme

"CISNE NEGRO" (Fox Searchlight Pictures)

VINCENT CASSEL / Thomas Leroy
BARBARA HERSHEY / Erica Sayers
MILA KUNIS / Lily
NATALIE PORTMAN / Nina Sayers
WINONA RYDER / Beth Macintyre

"O VENCEDOR" (Paramount Pictures)

AMY ADAMS / Charlene Fleming
CHRISTIAN BALE / Dicky Eklund
MELISSA LEO / Alice Ward
JACK MCGEE / George Ward
MARK WAHLBERG / Micky Ward

"MINHAS MÃES E MEU PAI" (Focus Features)

ANNETTE BENING / Nic
JOSH HUTCHERSON / Laser
JULIANNE MOORE / Jules
MARK RUFFALO / Paul
MIA WASIKOWSKA / Joni

"O DISCURSO DO REI" (The Weinstein Company)

ANTHONY ANDREWS / Stanley Baldwin
HELENA BONHAM CARTER / Rainha Elizabeth
JENNIFER EHLE / Myrtle Logue
COLIN FIRTH / Rei George VI
MICHAEL GAMBON / Rei George V
DEREK JACOBI / Arcebispo Cosmo Lang
GUY PEARCE / Rei Eduardo VIII
GEOFFREY RUSH / Lionel Logue
TIMOTHY SPALL / Winston Churchill

"A REDE SOCIAL" (Columbia Pictures)

JESSE EISENBERG / Mark Zuckerberg
ANDREW GARFIELD / Eduardo Saverin
ARMIE HAMMER / Cameron e Tyler Winklevoss
MAX MINGHELLA / Divya Narendra
JOSH PENCE / Tyler Winklevoss
JUSTIN TIMBERLAKE / Sean Parker


HELENA BONHAM CARTAR PREFERE O PRÊMIO DO SINDICATO DOS ATORES AO GLOBO DE OURO

A atriz Helena Bonham Carter disse em entrevista ao site Hollywood Reporter nesta quinta-feira que a indicação aos prêmios SAG - Screen Actors Guild, do sindicato de atores - signfica mais para ela do que a indicação ao Globo de Ouro - ela recebeu as duas nesta semana.

Stefan Wermuth/Reuters

A atriz Helena Bonham Carter

"A indicação aos prêmios SAG significa mais para mim por que vem de pessoas das quais eu realmente espero aprovação: outros atores", disse Bonham Carter.

"Esses prêmios fazem muita diferença para filmes independentes e alcança uma audiência que normalmente não os veria."

Está certíssima; prêmios vindo de seus pares, realmente, valem muito mais.

GLOBO DE OURO 2011

E por falarmos em Globo de Ouro, nessa terça-feira saiu o anúncio dos filmes que concorrerão ao prêmio conferido pelos correspondentes estrangeiros em Hollywood, e considerado uma prévia do Oscar.

"O Discurso do Rei/The King"s Speech" - que tem previsão de estreia no Brasil em fevereiro -,com Colin Firth, Helena Bonhan Carter e Geoffrey Rush, é sério candidato, pois obteve sete indicações - entre elas a de melhor filme dramático e para os três.

Arquivos do Klau

Logo e troféu do Globo de Ouro

"A Rede Social", com seis indicações, empata com "O Vencedor/The Fighter", com os sempre elogiados Mark Wahlberg e Christian Bale. Os dois atores foram indicados, o primeiro como ator principal e o segundo, como coadjuvante, o mesmo para outras duas atrizes da produção, Amy Adams e Melissa Leo.

"O Turista/The Tourist" teve três indicações, uma delas para o ator Johnny Depp, que conseguiu outra como melhor ator de musical ou comédia por
"Alice no País das Maravilhas",de Tim Burton.
Sua companheira de cena em "O Turista", Angelina Jolie, aparece como indicada a melhor atriz de comédia ou musical.

"Cisne Negro/Black Swan" vem logo atrás, com três indicações: Natalie Portman concorre como atriz dramática, e o trabalho ainda concorre a melhor filme e atriz coadjuvante, para
Mila Kunis.

E por falar em atrizes, na categoria drama a briga vai ser boa, porque concorrem ainda Halle Berry, por "Frankie and Alice", Nicole Kidman por "Rabbit Hole", Jennifer Lawrence, por "Inverno da Alma" e Michelle Williams, por "Blue Valentine".
Para conferir o trabalho delas aguarde, pois a maioria desses filmes chega ao país somente no início do ano que vem - "Inverno da Alma" tem previsão de estreia para o dia 28 de janeiro, "Rabbit Hole" deve chegar por aqui em 18 de fevereiro e "Blue Valentine" uma semana depois, no dia 25.

"A Origem" aparece na lista, indicado para melhor filme, melhor diretor e roteiro - ambos assinados por Christopher Nolan -, além de trilha sonora, quesito em que as chances são muito boas, pois a trilha vem sendo considerada um dos maiores acertos do filme.

Confira a lista de indicações de cinema:

Melhor Filme - Drama

Cisne Negro (2010)

O Vencedor (2010)

A Origem (2010)

O Discurso do Rei (2010)

A Rede Social (2010)

Melhor Filme - Comédia ou Musical

Alice no País das Maravilhas

Burlesque

Minhas Mães e Meu Pai

Red - Aposentados e Perigosos

O Turista

Melhor Ator - Drama

Jesse Eisenberg - A Rede Social

Colin Firth - O Discurso do Rei

James Franco - 127 Hours

Ryan Gosling - Blue Valentine

Mark Wahlberg - O Vencedor

Melhor Atriz - Drama

Halle Berry - Frankie e Alice

Nicole Kidman - Rabbit Hole

Jennifer Lawrence - Inverno da Alma

Natalie Portman - Cisne Negro

Michelle Williams - Blue Valentine

Melhor Ator - Comédia ou Musical

Johnny Depp - O Turista

Johnny Depp - Alice no País das Maravilhas

Paul Giamatti - Barney"s Version

Jake Gyllenhaal - O Amor e Outras Drogas

Kevin Spacey - Casino Jack

Melhor Atriz - Comédia ou Musical

Annette Bening - Minhas Mães e Meu Pai

Anne Hathaway - O Amor e Outras Drogas

Angelina Jolie - O Turista

Julianne Moore - Minhas Mães e Meu Pai

Emma Stone - A Mentira

Melhor Ator Coadjuvante

Christian Bale - O Vencedor

Michael Douglas - Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme

Andrew Garfield - A Rede Social

Jeremy Renner - Atração Perigosa

Geoffrey Rush - O Discurso do Rei

Melhor Atriz Coadjuvante

Amy Adams - O Vencedor

Helena Bonham Carter - O Discurso do Rei

Mila Kunis - Cisne Negro

Melissa Leo - O Vencedor

Jacki Weaver - Animal Kingdom

Melhor Diretor

Darren Aronofsky - Cisne Negro

David Fincher - A Rede Social

Tom Hooper - O Discurso do Rei

Christopher Nolan - A Origem

David O. Russell - O Vencedor

Melhor Roteiro

127 Hours: Danny Boyle, Simon Beaufoy

A Origem: Christopher Nolan

Minhas Mães e Meu Pai: Stuart Blumberg, Lisa Cholodenko

O Discurso do Rei: David Seidler

A Rede Social: Aaron Sorkin

Melhor Música

Burlesque ("Bound to You")

Burlesque ("You Haven"t Seen The Last of Me")

Country Strong ("Coming Home")

As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada ("There"s A Place For Us")

Enrolados ("I See the Light")

Melhor Trilha Sonora

127 Hours: A.R. Rahman

Alice no País das Maravilhas: Danny Elfman

A Origem: Hans Zimmer

O Discurso do Rei: Alexandre Desplat

A Rede Social: Trent Reznor, Atticus Ross

Melhor Filme em Língua Estrangeira

Biutiful - México

Io Sono L"Amore - Itália

O Concerto - França

Kray - Rússia

H‘vnen - Dinamarca


SAIU O LISTÃO DOS 10 MELHORES DO ANO DO IMDb

O site International Movie Database - IMDb -, um dos maiores bancos de dados de cinema da internet, também nessa semana, divulgou sua lista com os dez melhores filmes do ano de 2010.

A lista busca mostrar apenas os longas que receberam as melhores votações neste ano. Confira:

10) Scott Pilgrim Contra o Mundo - 7.9 / 10
9) Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte I - 7.9 / 10
8) Ilha do Medo - 8.0 / 10
7) Kick-Ass - Quebrando Tudo - 8.0 / 10
6) Enrolados - 8.1 / 10
5) Como Treinar seu Dragão - 8.2 / 10
4) A Rede Social - 8.2 / 10
3) Toy Story 3 - 8.7 / 10
2) Cisne Negro - 8.9 / 10
1) A Origem - 9.0 / 10

Divulgação

Cartaz de "A Origem"


NO BRASIL, TRÊS FILMES BRASILEIROS ESTÃO ENTRE AS 10 MAIORES BILHETERIAS DO ANO

Quando o assunto é cinema nacional, ainda é comum encontrar os toscos que insistem em dizer: “Não gosto de filme brasileiro”.

Só que o ano de 2010 mostra que está ficando difícil para os xiitas de plantão condenar um cinema que tem produzido muita coisa boa nos últimos anos, e é fato que o brasileiro, aos poucos, está voltando a prestigiar o cinema feito aqui.

Em 2010 foram lançados no país 208 produções estrangeiras, que juntas arrecadaram R$ 962 milhões, e 71 filmes nacionais com renda total de R$ 211 milhões, o que significa uma fatia de mercado de 19,1% para produções nacionais, algo impensável há uma década.

Os 24 milhões de brasileiros que foram aos cinemas assistir à produção local foram responsáveis também por alçar três produções nacionais no ranking geral das 10 maiores bilheterias do ano no país: "Tropa de Elite 2", líder do ranking - superando inclusive o todo-poderoso "Avatar" -, "Nosso Lar", na oitava posição, e "Chico Xavier", em décimo.

Divulgação

Cartaz de "Tropa de Elite 2"

Segundo a Ancine, a arrecadação com bilheterias este ano deve ser cerca de30% maior que a de 2009, e o bom é saber que os filmes nacionais têm sua parcela nesses bons números.

Veja abaixo o ranking das 10 maiores bilheterias do ano no país:

1 – Tropa de Elite 2 (R$ 99,8 milhões)
2 – Avatar (R$ 72,8 milhões)
3 – Shrek para Sempre (R$ 70,4 milhões)
4 – Eclipse (R$ 53,8 milhões)
5 – Alice no País das Maravilhas (R$ 47,9 milhões)
6 – Toy Story 3 (42,2 milhões)
7 – Alvin e os Esquilos 2 (R$ 38,8 milhões)
8 – Nosso Lar (R$ 36,1 milhões)
9 – Harry Potter e as Relíquias da Morte (R$ 33,4 milhões)
10 – Chico Xavier (R$ 30,3 milhões)

*****

ATÉ +!

Fontes: Filme e Oca/Ancine, Sindicato dos Atores de Hollywood, Getty Images, Disney, Sindicato dos Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, Arquivos do Klau

Nenhum comentário:

Postar um comentário