sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

"MACHETE": SANGUE, AÇÃO, VÍSCERAS E HUMOR

A bela e miúda Jessica Alba parece uma formiguinha ao lado de Danny Trejo, o musculoso, tatuado e enrugado protagonista de "Machete", o novo filme de Robert Rodriguez e Ethan Maniquis, em que ele interpreta o herói mexicano que leva a melhor sobre todos os vilões, "gringos" ou não.

Nas opiniões, no entanto, os dois atores concordam:
"Todo mundo já sabe que é mais do que tempo de mudar as leis de imigração nos EUA".
Jessica e Trejo comentam esse aspecto político que aparece no filme, mesmo que, fiel à marca Robert Rodriguez, com produção de Quentin Tarantino, a história beba mesmo na veia da diversão, embalada em tiroteios, perseguições e cenas do mais puro ‘gore’, com direito à visão de vísceras e uma crucificação!
SEN-SA-CIO-NAL!

Divulgação / Sony Pictures

Danny Trejo protagoniza o filme

"Machete" foi um dos filmes mais aclamados na abertura do festival de cinema de Veneza deste ano - fora de competição, e conta a história de Machete - Danny Trejo - um ex-policial tido como morto, e que tem que escapar das armadilhas de traficantes de drogas, policiais corruptos e um senador que procura expulsar imigrantes dos EUA - Robert De Niro, espetacular.

Atuar como protagonista requereu uma paciência fora do normal do californiano Trejo, 66 anos de idade e há 25 na profissão.

Se ele não reclama da demora, a causa está não só na sua incrível humildade, mas em sua inusitada biografia: antes de tornar-se ator, ele foi um delinquente juvenil, que acabou cumprindo pena na prisão de San Quentin, por assalto a mão armada e tráfico de drogas, mas foram também pessoas que conheceu ali dentro e uma série de coincidências que o colocaram na rota do cinema – mais precisamente no set da aventura "Expresso para o Inferno"(1985), do diretor Andrei Konchalovsky, em que ele fez o primeiro de uma enorme série de papeis de mau.

Trejo mostrou-se resolvido sobre a sua longa trajetória como eterno coadjuvante.
"Nos meus primeiros anos de carreira, a minha única fala costumava ser 'mate-me!' ou coisa assim. Eu era sempre o ‘detento número 1", diverte-se o ator.

O papel do maior vilão da história pertence justamente ao astro De Niro, com quem Trejo já havia compartilhado o set em “Fogo contra Fogo”(1995) , de Michael Mann.

Trejo não esconde sua admiração pelo intérprete de “Taxi Driver”:
“Eu queria trazer um café pra ele”. Mas De Niro não quis saber disso.
“Ele me deu os parabéns pelo papel de protagonista e disse que torceu por mim. ‘Sabia que você ia conseguir’, ele me dizia”.


Sobre a combinação de extrema violência e a crítica contra os excessos no combate à imigração ilegal nos EUA, o ator pondera:
“Acho que há mais violência na internet e na TV do que no cinema. Também acredito que, se o filme puder levantar alguma controvérsia sobre a corrupção, é bom. Mas não simpatizo tanto com a ideia de procurar ‘passar mensagem’”.

O aspecto que o ator mais curte sobre o filme é ser, como ele diz, “movido pelo entusiasmo dos fãs” - lembra, com orgulho, o caso de garotos ingleses que começaram a tatuar Machete nas costas só por causa do trailer em “À Prova de Morte”, origem do personagem do ex-policial vingador, há três anos.

Guindado ao posto não só de herói mexicano vingador e até como símbolo sexual, já que é objeto de desejo de todas as mulheres do elenco, Trejo desconversa:
“Que nada, é apenas meu trabalho. Além disso, se alguma mulher chega perto, minha filha de 20 anos já vem logo me controlando,” (risos).

Ao seu lado, Jessica Alba, que interpreta a agente do FBI Sartana Rivera, complementa:
“Acho que neste filme estão explodindo todos os estereótipos sobre mexicanos e, além disso, falando de algo socialmente relevante”.

A atriz também gostou que as personagens femininas mostrem-se tão ativas em “Machete”.
“Elas são vulneráveis mas valentes, de algum modo desafiando também os clichês”.

A atriz, que dispensou os dublês em todas as suas cenas perigosas, acha legal ver na tela heroínas valentes, tanto que vai repetir a dose no próximo filme de Robert Rodriguez, “Pequenos Espiões 4”, em que interpretará, como ela define, “uma mãe de maus bofes” - na vida real, a atriz, de 29 anos, tem uma filha de 2.

*****

O novo, sangrento e muito divertido filme de Robert Rodriguez - diretor dos já clássicos "Sin City" (2005) e "Um Drink no Inferno" (1996) - e Ethan Maniquis, é fruto de uma das habituais reciclagens do diretor texano.

Na verdade, "Machete" evoluiu de um trailer de "À Prova de Morte" (2007), de Quentin Tarantino, mas originalmente era uma ideia que Rodriguez havia imaginado 16 anos atrás, antes mesmo de fazer "El Mariachi" (1992) - o marco inicial de sua carreira, como suposto filme de menor orçamento até então feito (7.000,00 dólares).

Na hora de fazer o trailer, há três anos, o diretor lembrou-se do personagem Machete, um mexicano, ex-policial, que enfrenta na ponta de seu machete - uma enorme lâmina, semelhante a uma peixeira - traficantes de drogas, políticos e agentes federais corruptos.

No final, o projeto cresceu, incorporando até uma dose de crítica às duras políticas antiimigração ilegal do governo norte-americano.

Interpretado pelo veterano Danny Trejo - de "Con Air - A Rota da Fuga" (1997), aqui em seu primeiro papel como protagonista, a personagem é um heroi latino por excelência - ele é um policial federal mexicano honesto que cai vítima da emboscada que uniu colegas corruptos e o megatraficante Torrez - Steven Seagal, o veterano de "A Força em Alerta" - aqui fazendo um vilão.

O bandido assassina sua mulher e filho e acredita que matou Machete, que vai ressurgir bem longe, como um anônimo trabalhador braçal.

Machete cuida de sua vida mas, de algum modo, está sempre na mira dos piores tipos da sociedade, como um homem de negócios suspeito, Michael Booth - Jeff Fahey -, que o procura com a proposta de matar, por uma soma muitas vezes maior do que o seu salário de trabalhador, um senador que concorre à reeleição, John MacLaughlin - Robert De Niro.

Com uma campanha de combate radical aos imigrantes que atravessam ilegalmente a fronteira com o México, McLaughlin é a mais completa tradução da extrema-direita norte-americana, usando inclusive o termo "parasitas" para descrever os estrangeiros pobres que ele quer perseguir e expulsar a qualquer preço.

Mais uma vez, a trama é uma roubada para Machete que, apesar de não ter apertado o gatilho contra o senador, torna-se suspeito da tentativa de assassinato, e ovamente tem que fugir de tudo e de todos, especialmente da polícia - que, no filme de Rodriguez, é sempre um dos maiores vilões.

Além de seu irmão, um padre políticamente incorretíssimo - Cheech Marin -, Machete só pode contar com algumas mulheres - caso de Luz - Michelle Rodriguez, da série "Lost" -, que lidera uma organização guerrilheira clandestina de defesa dos imigrantes; e também Sartana Rivera - Jessica Alba, de "Quarteto Fantástico"(2005), uma honesta agente do FBI

Sony Pictures

Jessica Alba, em cena do filme

Um dos toques de humor da história está em transformar Trejo, um sessentão com cara de mau, todo tatuado e cheio de cicatrizes, num inusitado símbolo sexual, já que praticamente todas as belas mulheres que passam por seu caminho têm uma queda por ele.

No mais, o que há de cômico atende ao mais puro estilo Robert Rodriguez-Quentin Tarantino -um dos produtores: muitos tiroteios e sangue, com direito à exposição de algumas vísceras e até uma crucificação.

Outra marca registrada da dupla de diretores/produtores é a lembrança de alguns veteranos que andam meio sumidos - caso de Seagal e também de Don Johnson, da série "Miami Vice".

Outra que aparece, e bem - é Lindsay Lohan, interpretando a filha doida e drogada do bandidão Booth - o que remete aos problemas com drogas que a atriz, de 24 anos, vem enfrentando na vida real.

Com estética e fotografia que remete diretamente aos filmes de ação "B" dos anos 70 - muita ação, tiroteios e mulheres gostosas seminuas - "Machete" causou em mim a mesma admiração que o pessoal de Cannes sentiu.

Para quem gosta desse tipo de filme, é um prataço!

Confira o trailer do filme:


*****

"MACHETE"
Título original:
Machete
Diretores: Ethan Maniquis e Robert Rodriguez
Produtor: Quentin Tarantino
Estúdio: Sony Pictures
Elenco:
Danny Trejo
Robert De Niro
Jessica Alba
Steven Seagal
Michelle Rodriguez
Cheech Marin
Don Johnson
Lindsay Lohan
Gênero: Ação
Duração: 105 min, que passam rápido demais
Ano: 2010
Data da Estreia: 10/12/2010
Cor: Colorido
Classificação: Não recomendado para menores de 18 anos
País: EUA
COTAÇÃO DO KLAU:




Nenhum comentário:

Postar um comentário