sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

"MEU MUNDO EM PERIGO": SURPREENDENTE MELANCOLIA PAULISTANA

Só aqui no Brasil mesmo: nem sua qualidade, nem os prêmios recebidos no Festival de Brasília 2007, encorajavam os distribuidores a exibir "Meu Mundo em Perigo" , terceiro longa do diretor paulista José Eduardo Belmonte, já que nossos zelosos exibidores evidentemente ficaram temerosos pela melancolia da história.

Preconceito superado, o filme, que já estava em cartaz em São Paulo, está sendo lançado nessa sexta (17) também no Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Na trama, Elias - Eucir de Souza - é um fotógrafo desempregado, em luta contra a ex-mulher - Justine Otondo - para manter a guarda do filho de 8 anos - Rafael Henrique Miguel - ótimo ator mirim conhecido principalmente pelas muitas propagandas que faz.

Num dia de fúria, ele pega o carro, atropela e mata um velho - Wolney de Assis - pai de Fito - Milhem Cortaz.

Em fuga, Elias refugia-se num hotel do centro velho de São Paulo, atraído pela presença de uma jovem misteriosa, Ísis - Rosane Mulholland.

É um universo humano pequeno, em que as emoções em alta voltagem são mostradas aos espectadores por uma câmera que foge das tomadas óbvias - a batalha pela guarda do menino nos corredores do tribunal é captada por closes rápidos nos rostos e nas bocas dos atores, reproduzindo a histeria da situação -, tomadas que eu achei sen-sa-cio-nais.

DivulgaçãoCena do filme

Também foge-se do óbvio - e evita-se o tédio - na criativa e surpreendente troca de bilhetinhos entre Elias e Ísis sob a porta de seus quartos do hotel - o que resolve a aparente falha de comunicação, porquê a moça aparentemente é muda.

"Meu Mundo em Perigo" cresce pelo acúmulo de pequenos detalhes, quase imperceptíveis - como o uso da Polaroid pelo fotógrafo que perde de vista o foco de sua vida, o passado colorido - em super-8! - de seu romance com a ex-mulher, as inserções de conversas com personagens reais do hotel, e as cenas com veteranos do tamanho de Wolney de Assis - de
"Os Matadores - e Helena Ignez - de "Encarnação do Demônio" - que, em poucas falas, nos mostram a fundo personagens extremamente dúbios.

O filme muitas vezes se arrisca nas ruas de São Paulo, traduzindo a viagem desencontrada de seus personagens, descrevendo a amizade-romance entre Elias e Ísis, e a procura insegura de Fito pelo matador do pai - o que eu, apaixonado por essa cidade, a-do-rei.

A história termina, e os personagens não saem da nossa cabeça - e feliz é o espectador atento, que leva o filme dentro de si.

A obra ganhou os prêmios de melhor filme para a crítica, melhor ator - Eucir de Souza - e melhor ator coadjuvante - Milhem Cortaz - em Brasília 2007.

Antes tarde do que nunca, não é, senhores exibidores?
Escondendo uma obra tão bela como essa, e enchendo nossas telonas nesse meio tempo com toda sorte de lixo! Que feio!

Confira o trailer do filme:

*****
"MEU MUNDO EM PERIGO"
Título original:
Meu Mundo em Perigo
Diretor: José Eduardo Belmonte
Distribuição: Vitrine Filmes
Elenco:
Eucir de Souza
Rosanne Mulholland
Milhem Cortaz
Gênero: Drama
Duração: 92 mins.
Ano: 2007
Data da Estreia: 10/12/2010
Cor: Colorido
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos
País: Brasil
COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário