sábado, 11 de dezembro de 2010

A SEMANA NO CINEMA

Angelina Jolie, terminando sua estreia como diretora; Johnny Depp em três tempos; a Marvel, dando de 10 a 0 na DC; Daniel Radcliffe quer ser diretor;
"Tropa de Elite 2", o filme brasileiro mais rentável de todos os tempos...
Essas, e muitas outras, no resumo semanal de notícias das telonas.
Confira:

TOP 10 BILHETERIAS - BRASIL
01. MEGAMENTE
02. HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE - PARTE I
03. A REDE SOCIAL
04. TROPA DE ELITE 2
05. MUITA CALMA NESSA HORA
06. SKYLINE - A INVASÃO
07. VOCÊ VAI CONHECER O HOMEM DOS SEUS SONHOS
08. RED - APOSENTADOS E PERIGOSOS
09. DEMÔNIO
10. O GAROTO DE LIVERPOOL

TOP 10 BILHETERIAS - EUA
01. AS CRÔNICAS DE NÁRNIA: A VIAGEM DO PEREGRINO DA ALVORADA
02. O TURISTA
03. ENROLADOS
04. HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE - PARTE I
05. INCONTROLÁVEL
06. CISNE NEGRO
07. BURLESQUE
08. AMOR E OUTRAS DROGAS
09. UM PARTO DE VIAGEM
10. MEGAMENTE

ANGELINA JOLIE SE DIZ EMOCIONADA, AO TÉRMINO DAS FILMAGENS DE SEU PRIMEIRO FILME COMO DIRETORA

Angelina Jolie concluiu seu primeiro filme como diretora, uma tarefa que classificou de emocionante e que agora a faz se questionar: "como será voltar a ser atriz?", revelou a atriz em Paris.

"Foi muito divertido ser uma parte a mais da equipe, e estar nas diversas etapas do processo", explicou Jolie em coletiva em Paris, quando evitou revelar mais detalhes sobre o filme, uma história de amor entre um sérvio e uma muçulmana no início da guerra da Bósnia
(1992-95) filmada na Hungria e na Bósnia.

Depois de dizer que o trabalho dos atores é algo mais isolado, a Diva de 35 anos acrescentou que sua estreia como diretora foi "um trabalho diferente e muito emocionante".

"Emocionei-me ao ver o trabalho dos outros atores, e cenas que talvez eu teria feito diferente, e então eles fizeram melhor que eu podia imaginar e me deixaram muito contentes. Agora me pergunto como ser quando eu voltar a ser atriz",
acrescentou.
"Terminei as filmagens, e em janeiro vou começar a edição".

A atriz disse também que seu trabalho como cineasta teve influência de muitos diretores.

Foto: Bea Kallos/Efe - Arte Final: Cláudio Nóvoa
Angelina Jolie

"Aprendi muito com Clint
- Eastwood, que a dirigiu em "A Troca" (2008) - que é bastante austero como diretor. Aprendi muito com Michael Winterbottom - "O Preço da Coragem" (2007) - que realmente deu muita confiança aos atores".

Outra influência foi Robert de Niro.
"Ele me ensinou muito sobre ser um diretor de atores", contou a atriz, atualmente a mais bem paga de Hollywood.

Sobre essa questão - a escolha de papeis em filmes de grande arrecadação - Jolie foi taxativa:
"Nunca fiz nada pensando na bilheteria. Tive a sorte de ser capaz de manter uma carreira mesmo quuando a bilheteria não é boa", se referindo especificamente a "O Preço da Coragem" (2007); o filme arrecadou menos dos US$ 16 milhões que custou, e contava o drama da Mariane Pearl - seu marido, Daniel Pearl, jornalista do "Wall Street Journal", foi sequestrado e morto por um grupo paquistanês em 2002.

A Diva está em Paris com Johnny Depp para divulgarem o novo filme de ambos, "The Tourist", que estreará no próximo dia 10 nos Estados Unidos.

Também a acompanha seu marido Brad Pitt e seus seis filhos - todos, com Depp a tiracolo, aproveitaram a estada em Paris para participarem da première da animação "Megamente", onde Pitt empresta sua voz a um dos personagens.

Sorte à Diva, sempre!


NOVAS IMAGENS DE "PIRATAS DO CARIBE: NO STRANGER TIDES"

E por falar em Johnny Depp, o canal ET divulgou nesse semana novas imagens das filmagens do novo projeto da Disney, que tem estreia prometida para 20 de maio de 2011.

Confira:


Ainda sobre Depp: têm sido divulgadas muitas notícias sobre a adaptação cinematográfica da série "Anjos da Lei" (1987-1991), que tornou o ator celebridade.

Jonah Hill - de "Superbad" -, além de escrever o roteiro, irá também atuar ao lado de Channing Tatum - de "G.I. Joe - A Origem de Cobra" - neste projeto com direção de Phil Lord e Chris Miller - de "Tá Chovendo Hamburguer".

Relembre a abertura da série "Anjos da Lei" - no original "21 Jump Street":


Hill já comentou diversas vezes sobre uma possível participação especial de Depp, mas, durante uma entrevista à MTV News para a publicidade de "O Turista", o ator afirmou que nem mesmo foi contatado para aparecer no longa.
“Eu já disse que faria, mas ninguém me abordou ainda”, contou o astro.
“Ligue para ele. Eu estou dentro. Estou dentro”, alfinetou Depp, dizendo ainda que o papel seria “algo bem fácil”.

"Anjos da Lei" era uma excelente série da Fox TV, que mostrava jovens policiais que se infiltravam em colégios para trabalharem disfarçados, e assim desvendarem crimes praticados principalmente por adolescentes.

Ninguém acreditava que a série emplacasse mais de uma temporada, tanto que Johnny Depp, que não estava muito a fim de fazer esse papel, exigiu um contrato longo, para seis temporadas!

Resultado: "Anjos da Lei" - que a Globo passou aqui - foi um enorme sucesso, batendo em audiência séries da ABC e CBS; Depp, incorformado em ficar preso a um contrato tão longo, Depp conseguiu um distrato ao final da quarta temporada, e pode seguir sua carreira no cinema.
O filme tem lançamento previsto para março de 2012.


DANIEL HADCLIFFE QUER SER DIRETOR

Daniel Radcliffe, o Harry Potter das telonas, é o rosto inglês mais conhecido no mundo atualmente, e já trabalha para se distanciar da imagem do bruxinho, investindo na carreira de artista sério.

Radcliffe está terminando as filmagens de “The Woman in Black” - que será lançado no Brasil pela Paris Filmes - onde viverá um advogado que precisa viajar até uma cidade remota para investigar a morte de uma de suas clientes.

Baseado no livro de mesmo nome de Susan Hill, o longa tem roteiro de Jane Goldman - que também escreveu o roteiro de “Kick Ass” - e a direção é de James Watkins.

EFE

Daniel Radcliffe, no set de "The Woman in Black"

Num bate-papo de jornalistas de várias partes do mundo no set de "The Woman in Black", Radcliffe revelou que a direção de cinema está nos seus planos.
“Não é agora porque ainda tenho muito que aprender, mas é algo que gostaria de fazer. Dentro da indústria do cinema, quero trabalhar em todas as áreas.”

Foi com o a intenção de aprender que o ator escolheu uma produção de baixo orçamento para a iniciar a vida pós-Potter, já que, segundo ele, no blockbuster de David Yates todas as decisões já estavam tomadas, e ele pouco participava de questões técnicas.
“Aqui [no filme de Watkins] participo de reuniões com o pessoal da iluminação até coisas mais práticas, como roteiro. É um aprendizado diário e estou gostando muito disso.”

Eu sou suspeitíssimo em falar de Radcliffe; é só assistir, um a um, os filmes de Potter para ver o estupendo amadurecimento e a explosão do enorme talento desse jovem ator.

E quem viu seu desempenho nos palcos de teatro assina embaixo.

Toda a sorte e felicidade do mundo pro Daniel!


GEORGE LUCAS, EXUMANDO MORTOS DO CINEMA

O cineasta George Lucas não consegue ficar muito tempo longe da mídia.

Agora, a última é que ele quer ressuscitar digitalmente estrelas de Hollywood, para realizar filmes com a ajuda das novas tecnologias, informaram vários sites nos EUA nesta semana.

Arquivos do Klau

O Cineasta George Lucas

O projeto foi revelado pelo ator, diretor britânico e ex-colaborador de Lucas, Mel Smith, que assegurou que o criador da saga "Star Wars" "comprou os direitos cinematográficos de estrelas mortas do cinema".

Segundo Smith, Lucas acredita que o desenvolvimento das imagens geradas por computador vai permitir juntar famosos da era de ouro de Hollywood em um filme.
"Teria Orson Welles e Barbara Stanwyck ao lado de estrelas de hoje", disse Smith, que ainda criticou Lucas por utilizar muita tecnologia em seus projetos.

Acho isso uma doideira; Lucas pode gerar uma Marilyn Monroe ou um Erroll Flynn nas suas maquininhas, mas talento e magia não se copiam.

"A REDE SOCIAL" JÁ GANHOU UM GRANDE PRÊMIO

A história não autorizada sobre a criação do site Facebook foi eleito o Melhor Filme do Ano pela Associação dos Críticos de Cinema de Los Angeles.

O filme também levou os prêmios de Melhor Diretor - David Fincher, dividido com Olivier Assayas, por "Carlos" - Melhor Roteiro - para Aaron Sorkin - e Melhor Trilha Sonora - para Trent Reznor e Atticus Ross, empatados com Alexandre Desplat, por "O Escritor Fantasma".

Relembre o trailer do filme:


Colin Firth levou o prêmio de Melhor Ator por seu papel em "The King's Speech", e Kim Hye-ja ganhou como Melhor Atriz por "Mother".

Como Melhor Ator Coadjuvante foram escolhidos Niels Arestrup, por "O Profeta", e Jacki Weaver, por "Animal Kingdom".

Em outras categorias, foram premiados Matthew Libatique - pela Fotografia de "Cisne Negro"; Guy Hendrix - pelo Desenho de Produção de "A Origem"; "Last Train Home" - de Lixin Fan, como Melhor Documentário; e "Toy Story 3" - como Melhor Filme de Animação.

A cerimônia de entrega será em 15 de janeiro.


"TROPA DE ELITE 2" É A MAIOR BILHETERIA DO CINEMA BRASILEIRO, EM TODOS OS TEMPOS

Depois de bater o recorde de maior abertura de filme brasileiro desde a Retomada, "Tropa de Elite 2" atingiu a marca de maior bilheteria da história do cinema nacional, ao conseguir, nesta terça-feira (7), 10.736.995 espectadores - até então, a maior bilheteria brasileira era a de "Dona Flor e seus Dois Maridos" (1976), de Bruno Barreto, com 10.735.524.

Os dados são do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA), da Ancine - "Tropa de Elite 2" estreou em 8 de outubro deste ano e se mantém em cartaz., com 331 cópias, em todo o Brasil, na sua nona semana em circuito. Na décima, estará em aproximadamente 200 salas.

"Estima-se, que 'O Ébrio' teria feito, na década de 40, quando ainda não havia serviços de estatística para o setor cinematográfico, algo em torno de 14 ou 15 milhões de espectadores na carreira comercial", diz Marco Aurélio Marcondes, coordenador de lançamento de "Tropa 2" - o filme de Gilda de Abreu, com Vicente Celestino, foi lançado nos cinemas brasileiros em 28 de agosto de 1946.

Relembre o trailer de "Tropa de Elite 2":


Segundo Marcondes, tanto "O Ébrio" quanto "Dona Flor" foram lançados em épocas diferentes e em conjunturas diferentes.
"Em que pese termos, então, muito mais salas - ao redor de 4.200 e 3.300 respectivamente, em 1946 e 1976 -, os filmes ocupavam o mercado paulatinamente, em lançamentos que se iniciavam no Rio ou São Paulo e, aos poucos, iam sendo lançados nas demais cidades. Desta forma, não obtinham a marca que acabamos de alcançar com 'Tropa 2'."

A população do Brasil nestes três momentos também é um dado que relativiza o discurso de Marcondes. Em 1946, o país contava com 41 milhões de habitantes; em 1976, éramos 110 milhões, e hoje somos 190 milhões.

A semana 41 (8 a 14 de outubro) entrou para a história do cinema brasileiro: o cinema nacional ocupou 1.227 salas programadas de um total de 3.274 programações, segundo dados da Rentrak Edi.

Numa conta simples, 37,48% das programações estavam com filmes nacionais - em aproximadamente 2.200 salas existentes hoje no Brasil.

MARVEL LIBERA DATAS DE LANÇAMENTO DE "CAPITÃO AMÉRICA"
E "THOR"

A Marvel divulgou as datas do lançamento de "Thor" - no Brasil, poderemos conferir o deus do Trovão nas telonas em 29 de abril de 2011, uma estreia antes dos Estados Unidos, onde o filme estreia em 6 de maio - uma semana depois.

O longa é estrelado por Chris Hensworth - como Thor -, Natalie Portman - como Jane, o interesse amoroso do deus, e Sir Anthony Hopkins - como Odin, o deus dos deuses.

Dirigido por Kenneth Branagh, a história mostrará o momento em que Thor é punido e condenado a viver entre os humanos, por ter reiniciado uma guerra secular entre os deuses.

O deus acaba se tornando herói ao ter que impedir os planos de um vilão - seu meio irmão Loki - de trazer as forças malignas de Asgard para a Terra.

Confira um trailer especialíssimo de "Thor":




"Captain America: The First Avenger", filme estrelado por Chris Evans no papel principal, chegará nas telonas brasileiras em 29 de julho de 2011, uma semana após a estreia nos Estados Unidos e no Canadá.


Divulgação / Marvel

Chris Evans, em cena do filme

Na trama, Evans vive Steve Rogers, um homem franzino e comum que, ao se alistar no exército americano durante a segunda Guerra Mundial, é escolhido para um projeto experimental, que acaba transformando-o em um guerreiro com força e inteligência sobre-humanas.


No elenco, temos ainda Hailey Atwell e Hugo Weaving - que viverá o inimigo do capita, Caveira Vermelha.


E ainda tem as filmagens de "Os Vingadores", logo no início de 2011 em Los Angeles - por causa dos custos - onde Hensworth e Evans se juntarão a Robert Downey Jr e Scarlett Johansson - repetindo seus papéis de "Homem de Ferro 2", o próprio e a Viúva Negra -, além de Mark Rufallo como Hulk.


Enquanto isso, na rival DC, as cabeças continuam batendo, e o único projeto já aprovado é o "Batman - The Dark Rises".


É a Marvel, nadando de braçada - agora turbinada pelo império Disney.


*****

ATÉ SÁBADO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário