segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

'HORA UM': ESPERANDO RECUPERAR AUDIÊNCIA PERDIDA, GLOBO ACERTA EM PROMOVER MONALISA PERRONE A ÂNCORA


A Globo vinha, faz tempo, tomando pau na audiência nas primeiras horas da manhã - principalmente do SBT, com seus telejornais da noite requentados e depois, com o bom acerto de colocarem César Filho num jornal descontraído, mas com muita informação.

O sucesso do SBT no final das madrugadas e nas primeiras horas das manhãs dos dias úteis só aconteceu porquê a emissora líder demorou a perceber que os brasileiros acordam cada vez mais cedo - seja para o trabalho, seja para o estudo ou atividades físicas e querem, sim, informação enquanto tomam o café da manhã ou começam a se exercitar, num horário bem antes do imposto pela Globo há anos.

Rendendo-se às evidências, a Globo enfim resolveu copiar a concorrente, mas com toda a força, recursos e agilidade que são marcas do seu telejornalismo há décadas.

Primeiro, a emissora acertou em rifar o 'Globo Rural' diário da programação: com suas matérias 'frias' (feitas dias e dias antes de serem exibidas) e num ritmo desacelerado, o telejornal convidava o espectador a ficar na cama - e não ao contrário.

Depois, num exemplo de profissionalismo, resolveu não demitir ninguém da redação do diário rural: pelo contrário, não só aproveitou todos, como fez treinamento para que todos eles se adaptassem ao ritmo de um telejornal diário, ao vivo e com matérias e edições 'quentes' ( fatos e notícias que acontecem horas ou momentos antes de serem exibidas).

Por fim, escalou para ancorar o novo telejornal uma de suas jóias da coroa: Monalisa Perrone, uma das mais sensacionais repórteres de TV que esse país já teve e que já vinha se saindo muito bem, cobrindo férias de outros apresentadores - principalmente de César Tralli, no 'SPTV' da hora do almoço.

Surgiu assim o 'Hora Um da Notícia', telejornal  diário, gerado a partir de São Paulo para toda a rede e que estreou hoje - depois de ter sido 'ensaiado ao vivo' por cerca de 15 dias, em tempo real, para que tudo ficasse acertado para quando o produto fosse finalmente ao ar.

O programa de estreia, em conteúdo, simpatia e agilidade, deu um pau na concorrência.

Se nos primeiros instantes estava um pouco nervosa, Monalisa Perrone se valeu de todo o seu carisma e extrema simpatia para comanda-lo por toda a hora em que ele esteve no ar.

Segura, ela começou mostrando câmeras que mostravam ruas - algumas ainda vazias -  de várias capitais brasileiras àquela hora e interagiu muito bem e por duas vezes com Maria Júlia Coutinho, que passou todas as informações de tempo e temperaturas com uma leveza poucas vezes vista na tela da Globo - até dicas de que roupas usar a nova 'moça do tempo' deu!

As duas, juntas, tem uma química absurda, de tão boas.

Maria Júlia Coutinho e Monalisa Perrone interagem na edição de estreia do 'Hora Um', hoje de manhã - Reprodução/TV Globo

No decorrer da edição - leve e sem muitas novas informações, talvez por ser uma manhã de segunda - Monalisa ainda chamou o comentarista de política, Heraldo Pereira - que, debaixo de um temporal em Brasília (DF) deu novas notícias sobre a Operação Lava-Jato - e também os correspondentes Rodrigo Bocardi, em Jerusalém - que chamou matéria de Ilse Scamparini sobre a visita do Papa Francisco à Turquia - além de Márcio Gomes, de Tóquio, para noticiar um "banquete" com três toneladas de frutas e legumes para macacos na Tailândia.

O relógio marcava 5h08 e Monalisa já interagia com Heraldo Pereira, direto de Brasília e debaixo de um temporal - Reprodução/TV Globo

Com os dois últimos, Monalisa cometeu seus dois únicos erros, ao atropelar suas falas e não respeitar o 'delay' da transmissão ao vivo.

Monalisa interage com Márcio Gomes, numa das edições que fez nos últimos dias em tempo real, como ensaio para o novo telejornal - Divulgação/TV Globo

Cléber Machado, comentarista de esporte do novo jornal, surgiu inexplicavelmente gravado, para falar sobre a rodada do Brasileirão desse final de semana.

Só faltaram câmeras mostrando onde o bicho pega realmente: em São Paulo, por exemplo, terminais de ônibus, estações de trem e metrô e os ambulatórios do Hospital das Clínicas, por exemplo, já fervem de gente àquela hora.

E tudo num cenário simples, pequeno, claro - em branco, amarelo e laranja - ritmo ágil e com conteúdo para realmente acordar os brasileiros no final da madrugada.

Eu, que acordei às 4h55 só para acompanhar a estreia, por sinal, estou acordado até agora!

Menos que Monalisa Perrone: a nova âncora agora acorda à 1h, toma café da manhã à 1h30, às 2h já está na redação preparando o jornal e vai dormir ás 18h!!

Assim, com o 'Hora Um', a Globo tem agora oito horas e cinquenta minutos - das 5h às 13h50 de programação ao vivo todas as manhãs - só os jornalísticos vão das 5h às 9h.

No geral, o 'Hora 1' é bom, mas terá dias melhores quando houver notícia - usar um correspondente do quilate de um Márcio Gomes para falar de banquete de macaco foi um pouco demais.

Confira uma chamada do novo telejornal:

*****
'HORA UM DA NOTÍCIA'
O que é:
Telejornal diário e exibido em todo o Brasil
Emissora:
Globo
Dias e horário de exibição:
De segunda a sexta, às 5h
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário