Acabou o mistério.
O próximo filme da série oficial do agente secreto James Bond vai se chamar 'SPECTRE', mesmo nome da organização que 007 enfrentou nos primeiros filmes da franquia.
Junto com o anúncio, em entrevista coletiva no Pinewood Studios em Londres, a Sony Pictures, a MGM e a EON Productions divulgaram um teaser de apresentação do filme - onde um buraco de bala vai se transformando, aos poucos, no conhecido logo em forma de polvo da SPECTRE - uma pequena sinopse,o logo oficial (no selo, acima), o cartaz e o elenco.
Veja o teaser:
Mas qual é a importância da SPECTRE no universo de 007?
S.P.EC.T.R..E (do inglês: SPecial Executive for Counter-intelligence, Terrorism, Revenge and Extortion) é o nome de uma organização terrorista presente no universo dos livros e filmes do agente secreto inglês James Bond e tem como líder o fanático bilionário Ernst Stavro Blofeld.
A SPECTRE teve seu surgimento no romance de Ian Fleming, 'Thunderball', em 1961.
No cinema, a palavra surgiu já no primeiro filme da série, '007 Contra o Satânico Dr. No' (1962) onde o vilão homônimo fala sobre a organização para a qual trabalha - SPECTRE.
A partir de 'Dr. No' (1962), a SPECTRE e seu líder, Blofeld, apareceram em destaque nos longas da série oficial de 007:
'From Russia With Love/Moscou Contra 007'(1963), 'Thunderball/007 Contra Chantagem Atômica'(1965), 'You Only Live Twice/Com 007 Só se Vive Duas Vezes'(1967), 'On Her Majesty's Secret Service/ '007 A Serviço Secreto de Sua Majestade'(1969), 'Diamonds Are Forever/007 Os Diamantes São Eternos'(1971).
Embora acredite-se que Ian Fleming, criador do agente 007, tenha também criado a SPECTRE e Blofeld, o roteirista e escritor Kevin McClory sempre foi creditado ao menos como seu co-criador, o que gerou uma batalha entre Fleming, o produtor da cinessérie, Albert Broccoli e McCloy, pelos direitos autorais do romance e da filmagem de 'Thunderball'.
Em 1963, Fleming, cansado de brigar, selou um acordo com McCloy fora dos tribunais e ficou decidido que McClory ficaria com os direitos autorais do filme e Fleming, do livro.
A partir daí, toda vez que o produtor Broccoli usava a SPECTRE e Blofeld em um filme, tinha de pedir autorização e pagar - muito - por isso a McClory.
A partir de 'Diamonds Are Forever'(1971), último filme de Sean Connery como Bond, Albert Broccoli viu que já era hora de deixar a SPECTRE e Blofeld para trás - e Roger Moore foi um Bond sem SPECTRE e sem Blofeld.
Apenas em 'For Your Eyes Only/ 007 Somente Para os Seus Olhos' (1981) é que Broccoli resolveu matar, com ironia e bom humor, a organização e o vilão de vez na cinessérie oficial: na cena de abertura antes dos créditos, Bond joga Blofeld - seu nome não é citado - que estava numa cadeira de rodas e com seu icônico gato branco no colo, numa chaminé em Londres.
Reveja a cena:
A resposta de Kevin McClory não tardou: como ele tinha os direitos de 'Thunderball', em 1983 ele resolveu refilmar o longa de 1965, usando a SPECTRE, Blofeld e a surpresa: Sean Connery novamente como 007.
O longa teve o sugestivo título de 'Never Say Never Again/Nunca Diga Nunca Novamente' e fez sucesso.
No evento de hoje em Londres, também foi anunciado o elenco e, conforme especulado anteriormente, o ator austríaco Christoph Waltz interpretará o vilão Oberhauser.
No conto "Octopussy", de Ian Fleming, Hannes Oberhauser aparece como um instrutor de esqui e escalada austríaco, que estabelece uma relação paternal com Bond e é morto durante a Segunda Guerra.
No entanto, acredita-se que o personagem de Waltz seja Franz, filho de Hannes.
Outra especulação é de que Oberhauser pode ser apenas um disfarce para Ernst Stavro Blofeld, o icônico líder da SPECTRE.
Andrew Scott (Denbigh), Dave Bautista (Mr. Hinx), Monica Bellucci (Lucia Sciarra) e Léa Seydoux (Madeleine Swann) estarão no filme, que também conta com o retorno de Naomie Harris (Eve Moneypenny), Ben Whishaw ('Q'), Ralph Fiennes ('M') e Rory Kinnear (Tanner).
Daniel Craig será James Bond pela quarta vez: o ator britânico já deu vida ao agente 007 em '007 - Cassino Royale' (2006), '007 - Quantun of Solace' (2008) e '007: Operação Skyfall' (2012).
Confira o elenco e a nova Aston Martin DB10 - que Bond usará no filme (as fotos são do Twitter oficial @007):
A nova Aston Martin DB10 será a máquina usada por 007 em 'Spectre' |
Christoph Waltz será Franz Oberhauser |
Andrew Scott será Denbigh |
Dave Bautista será Mr. Hinx |
Léa Seydoux será Madeleine Swann |
Monica Bellucci será Lucia Sciarra |
Rory Kinnear será Tanner |
Naomie Harris repete em 'Spectre' seu papel de Eve Moneypenny, que já tinha feito em 'Skyfall' |
Ben Whishaw repete em 'Spectre' seu papel de 'Q", que já tinha feito em 'Skyfall' |
Ralph Fiennes - que já tinha aparecido em 'Skyfall' é o novo 'M", chefe do Serviço Secreto Britânico |
Léa Seydoux, Daniel Craig e Monica Bellucci, no anúncio oficial - agora pouco em Londres |
Veja o momento em que o elenco foi oficialmente anunciado pelo diretor Sam Mendes:
A sinopse de 'SPECTRE:
"Uma mensagem encriptada do passado de Bond coloca o agente secreto na mira de uma organização sinistra.
Enquanto 'M' batalha contra forças políticas para manter o serviço secreto britânico vivo, Bond cria um jogo de enganos para revelar a terrível verdade por trás da organização SPECTRE."
Não se sabe quem substituirá Adele, Oscar pelo tema do último longa, 'Skyfall', na composição e interpretação da música tema - item mais que importante na cinessérie de 007: rumores dão conta que o cantor e compositor britânico Sam Smith teria sido convidado e teria aceito.
O cartaz:
O cartaz:
Joan Logan, Neal Purvis e Robert Wade escreveram o roteiro base de 'SPECTRE', que foi revisado por Jezz Butterworth.
A direção é novamente de Sam Mendes - que dirigiu 'Skyfall', longa anterior e recorde de bilheteria da cinessérie.
As filmagens começam na próxima segunda (08) e ocorrerão na Cidade do México, Marrocos, Roma, Áustria, além dos estúdios Pinewood, em Londres - complexo gigantesco erguido nos anos 1960, justamente para abrigar os gigantescos cenários da saga 007.
'SPECTRE' estreia em 25 de outubro de 2015 no Reino Unido e 06 de novembro de 2015 nos EUA.
Vamos acompanhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário