SINOPSE:
O jovem urso Paddington (voz de Ben Whishaw) foi criado na floresta do Peru pelos tios Pastuzo (voz de Michael Gambon) e Luzy (voz de Imelda Staunton), mas um terremoto acaba separando o trio.
Diante disto, ele é enviado pelo tio para Londres, local onde mora um explorador que visitou o Peru décadas atrás.
Paddington faz a viagem clandestinamente e ao chegar, acaba indo para uma estação de trem.
Lá ele conhece a família Brown, que decide ajudá-lo a encontrar o tal explorador.
Só que a vida na civilização e entre humanos não é tão simples assim...
CRÍTICA:
Toda cultura possui suas peculiaridades, que muitas vezes resultam na criação de personagens extremamente populares em determinado local e pouco conhecidos no restante do planeta.
O pequeno e educado urso Paddington é o exemplo inglês desta realidade: criado em 1958, presente em vários livros infantis e até mesmo em uma série de animação produzida pela BBC nos anos 1970, poucos sabem quem é ele fora da ilha britânica.
Assim, 'As Aventuras de Paddington' estreia hoje em 219 salas em todo o Brasil, aproveitando a fama do ursinho junto aos ingleses mas também com a intenção de popularizá-lo mundo afora.
Para isso, o longa se utiliza da já conhecida união de atores reais e animação computadorizada - utilizada com competência em filmes de Scooby-Doo, Zé Colmeia e Os Smurfs (não por acaso, também clássicos infantis).
O protagonista Paddington - Fotos dessa postagem: Divulgação/Diamond Films |
Aqui, funciona - e funciona muito bem - pois os efeitos especiais são competentes, especialmente nas expressões faciais e no movimento da pelagem do ursinho, de acordo com os movimentos do personagem.
A interação com os atores também flui bem, graças a um roteiro competente, que privilegia diálogos muito bons e nas sequências onde alguma trapalhada acontece.
A interatividade de Paddington com a família Brown lembra bastante 'O Pequeno Stuart Little', outro filme infantil que também tem como foco principal os acertos e desacertos decorrentes da adoção de um animal por uma família humana.
Hugh Bonneville, Jim Broadbent, Sally Hawkins, Samuel Joslin: família Brown recebe Paddington |
As confusões provocadas por Paddington diante de seu desconhecimento da vida civilizada entregam ao espectador sequências muito divertidas, que prendem a atenção de crianças e adultos.
O tom infantil permeia o longa e está presente não apenas na abertura na floresta peruana – em preto e branco, simulando um documentário antigo – como na vilã caricata, interpretada magistralmente por Nicole Kidman.
Nicole Kidman como a vilã: magistral |
Ben Whishaw - melhor ator da sua geração e o novo 'Q' da cinessérie de James Bond - dá uma profundidade ao personagem principal, poucas vezes vista em um personagem de animação, principalmente um urso.
Ben Whishaw faz a perfeita interpretação do urso |
Pena que, para a dublagem brasileira, o escolhido foi Danilo Gentili, que pode ser bom comediante, bom entrevistador, mas é péssimo ator e transforma o protagonista num tedioso personagem com sotaque paulista, prejudicado pelas estranhas opções na adaptação do texto original.
Citações ao Corinthians e ao Flamengo surgem sem que haja o menor contexto para tanto e a saudação local usada pelo jovem urso é um “fala, mano” - difícil de engolir.
Por tudo isso, prefira a versão original com legendas e se os pequenos não conseguirem acompanhar, pode ir soprando os diálogos baixinho nos ouvidos deles - vale muito mais a pena.
Já o elenco conta com nomes bem conhecidos do cinema britânico, como Jim Broadbent, Julie Walters, Imelda Staunton, Michael Gambon, Sally Hawkins e Hugh Bonneville (da série 'Downton Abbey'), todos compondo muito bem seus papéis.
Hugh Bonneville é o patriarca da família Crown |
Um filme leve e despretensioso, que cumpre a cota básica de trapalhadas esperada em filmes deste tipo, apesar de não brilhar.
Boa pedida para essas pré férias.
TRAILER:
FICHA TÉCNICA:
'AS AVENTURAS DE PADDINGTON'
Título Original:
PADDINGTON
Gênero:
Comédia
Direção:
Paul King
Roteiro:
Michael Bond, Paul King
Elenco:
Ben Whishaw, Hugh Bonneville, Jim Broadbent, Julie Walters, Nicole Kidman, Peter Capaldi, Sally Hawkins
Produção:
David Heyman
Fotografia:
Erik Wilson
Montador:
Mark Everson
Duração:
98 min.
Ano:
2014
País:
Canadá / França / Reino Unido
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
04/12/2014
Distribuidor:
Diamond Films
Estúdio:
Heyday Films, DHX Media, StudioCanal
Classificação:
Livre
COTAÇÃO DO KLAU:
Nenhum comentário:
Postar um comentário