quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

'O HOBBIT: A BATALHA DOS CINCO EXÉRCITOS': ESTICA E PUXA DO LIVRO EM TRÊS FILMES RESULTA EM INCHAÇO E ARRASTO DESNECESSÁRIOS


SINOPSE:

Após ser expulso da montanha de Erebor, o dragão Smaug (voz  e gestual de Benedict Cumberbatch) ataca com fúria a cidade dos homens que fica próxima ao local.

Após muita destruição, Bard (Luke Evans) consegue derrotá-lo.

Não demora muito para que a queda de Smaug se espalhe, atraindo os mais variados interessados nas riquezas que existem dentro de Erebor.

Entretanto, Thorin (Richard Armitage) está disposto a tudo para impedir a entrada de elfos, anões e orcs, ainda mais por ser tomado por uma obsessão crescente pela riqueza à sua volta.

Paralelamente a estes eventos, Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) e o mago Gandalf (Sir Ian McKellen) tentam impedir a guerra.

CRÍTICA:

Todos - principalmente quem não leu o livro - querem saber:  como acaba a aventura de Bilbo (Martin Freeman) e a expectativa gerada após o final do espetacular 'A Desolação De Smaug'?

Tudo indicava que teríamos a "batalha do século" nas telonas - pena que não é bem o caso.

'O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos' - que estreia hoje em 639 salas em todo o Brasil, padece, justamente, devido a essa expectativa gerada pelo segundo filme da trilogia.

Grandes batalhas, momentos épicos, muita ação estavam praticamente garantidos.

No entanto, cenas corridas, nem sempre bem construídas e acontecimentos importantes sem todo o detalhamento que poderiam ter, decepcionam.

Mesmo com quase três horas de filme e narrativa arrastada por demais, os principais momentos parecem terem sido feitos às pressas.

A maior frustração fica por conta da participação do próprio Smaug, já que seu fim é apresentado de maneira bem rápida e simples, sem grande tensão e quase como se sua existência não tivesse importância para a trama - o que causa grande decepção no espectador.

A história no novo filme começa no minuto seguinte ao fim de 'A Desolação de Smaug', com o dragão (voz e gestual de Benedict Cumberbatch) indo em direção a Cidade do Lago para destruí-la.

A partir daí, os anões começam o processo de recuperação de sua antiga casa e o agora Rei, Thorin (Richard Armitage),  se torna vítima da doença do ouro, convenientemente deixando-o em pé de guerra com qualquer um que queira uma moeda sequer de seu tesouro.

O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos : Poster
Richard Armitage como Thorin - Fotos dessa postagem: Divulgação/New Line Cinema
Ao mesmo tempo, diversos povos na Terra Média querem sua parte, afinal toda aquela riqueza agora está sem a vigilância do dragão.

Assim, conquistar seu antigo lar não foi o bastante e agora, Homens, Elfos e Orcs ameaçam entrar em guerra para conquistar a Montanha Solitária - com Thorin não pretendendo fazer nada para evitar essa batalha.

Além do belo visual e efeitos de primeira, um dos destaques do longa é justamente o líder dos anões: o personagem de Richard Armitage cresceu ao longo da saga e, nesse último filme, o ator consegue ir fundo em questões que aprofundam os sentimentos do Escudo-de-Carvalho.

Embora o roteiro não ajude e faça as mudanças do personagem parecerem bruscas demais e, até mesmo, sem sentido às vezes, a atuação do ator britânico é sólida, dando ao espectador as melhores cenas do longa.

O grande problema da trilogia foi a divisão da história, de um livro de trezentas e poucas páginas em três filmes.

E esse último sofre demais com essa decisão de Peter Jackson, já que para o capítulo final, sobra apenas a guerra para desenvolver, o que não permite muito espaço para se criar uma boa trama.

Pior: as batalhas tentam emular o clima de desespero dos grandes confrontos da trilogia 'Senhor dos Anéis' e se perdem exatamente por não ter motivo para tanto auê.

O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos : Poster
Martin freeman como Bilbo Bolseiro
Ao contrário de 'O Senhor dos Anéis', não era preciso três filmes para adaptar 'O Hobbit' - talvez, no máximo, dois.

Da maneira que foi feito, todos os longas  agora parecem inchados, quase como uma edição estendida exagerada, daquele tipo que estraga a qualidade do filme original e não a melhora.

'A Batalha Dos Cinco Exércitos' está longe de ser uma conclusão triunfal, como aconteceu em 'O Retorno Do Rei'.

O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos : Poster
Sir Ian Mckellen como Gandalf
Um dos sinais disso é que a melhor cena é protagonizada por três personagens coadjuvantes, Saruman, Elrond e Galadriel - infelizmente, eles aparecem pouco.

De qualquer forma, é possível dizer que a nova trilogia de Peter Jackson se despede das telonas dignamente e é capaz, sim, de divertir , porém, sem deixar mesma saudade que 'O Senhor dos Anéis' deixou.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'O HOBBIT: A BATALHA DOS CINCO EXÉRCITOS'
Título Original:
THE HOBBIT: THE BATTLE OF THE FIVE ARMIES
Gênero:
Aventura
Direção:
Peter Jackson
Roteiro: Fran Walsh, Guillermo del Toro, Peter Jackson, Philippa Boyens - baseados na obra de J. R. R. Tolkien
Elenco:
Adam Brown, Aidan Turner, Andy Serkis, Barry Humphries, Benedict Cumberbatch, Bret McKenzie, Cate Blanchett, Christopher Lee, Conan Stevens, Elijah Wood, Evangeline Lilly, Graham McTavish, Hugo Weaving, Iam Holm, Ian McKellen, James Nesbitt, Jed Brophy, Jeffrey Thomas, John Callen, Ken Stott, Lee Pace, Luke Evans, Mark Hadlow, Martin Freeman, Michael Mizrahi, Mikael Persbrandt, Orlando Bloon, Peter Hambleton, Ray Henwood, Renee Cataldo, Richard Armitage, Robin Kerr, Ryan Gage, Saoirse Ronan, Stephen Hunter, Sylvester McCoy, William Kircher
Produção:
Carolynne Cunningham, Fran Walsh, Peter Jackson
Fotografia:
Andrew Lesnie
Trilha Sonora:
Howard Shore
Duração:
144 min.
Ano:
2014
País:
Estados Unidos / Nova Zelândia
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
11/12/2014
Distribuidora:
Warner Bros
Estúdio:
3Foot7 / Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) / New Line Cinema / WingNut Films
Classificação:
12 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário