sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

COMIC CON EXPERIENCE: NO PRIMEIRO DIA, PAINEL DA PARAMOUNT COM 'TERMINATOR' E EDGAR VIVÁR EMOCIONANDO A TODOS


Qualquer fã de cultura pop tem o sonho de poder ir um dia para San Diego, Califórnia, conferir de perto a Comic-Con, maior evento do gênero do mundo.

Falar de San Diego Comic Con para quem ama cinema, quadrinhos, séries, RPG ou mangá, é falar de Copa do Mundo para quem ama futebol - os dois têm o mesmo peso.

Sabendo da dificuldade que é viajar para os Estados Unidos hoje em dia, ter a oportunidade de ter uma feira aqui no Brasil nos mesmos moldes da original é animal.

E as pessoa terão esse gostinho, conferindo a CCXP-Comic-Con Experience, maior evento de cultura pop da América Latina, que começou nessa quinta (04) em São Paulo e já atraiu milhares de fãs.

Comic-Con Experience
No stand da Marvel, uma parte da armadura do Homem de Ferro e o escudo do Capitão América - Cineclick
É bom deixar claro que essa convenção de Sampa não é igual ao que ocorre na Califórnia - quem for com o pensamento de encontrar algo do mesmo tamanho (lá são o triplo de stands expostos, por exemplo) vai se decepcionar.

Além disso, o clima é diferente e não espere grandes anúncios de filmes e séries, como acontece por lá.

Comic-Con Experience
Cosplay na CCXP - Cineclick
No entanto, não ser como a original não quer dizer que ela seja ruim e tenha menos qualidade.

Pelo contrário: quem for ao São Paulo Expo (antigo Espaço Imigrantes) - e isso ficou bem claro já no primeiro dia ao identificar a alegria das pessoas com o escudo do Capitão América ou o Batmóvel da cult série de TV - vai ter a oportunidade de ver tudo o que sonhou em uma Comic-Con.

Comic-Con Experience
Cosplay na CCXP - Cineclick
Vai ter a chance de ficar perto de ídolos do cinema e da televisão, conferir stands muito bem montados, cosplays de todos os tipos, grande variedade de produtos para comprar - inclusive colecionáveis exclusivos - e, principalmente, conteúdos inéditos nos painéis dos grandes estúdios.

No primeiro dia, tivemos:

PAINEL DA PARAMOUNT PICTURES

Nesse primeiro dia, vale destacar o Painel da Paramount.

Com os produtores de 'As Tartarugas Ninja' - Brad Fuller e Andrew Forn - o público foi ao delírio com o clipe estendido do filme dos quatro quelônios e, principalmente, com a estreia do trailer de 'Terminator: Genisys', um dos principais lançamentos de 2015 e que iniciará uma nova trilogia de 'O Exterminador do Futuro'.

Sem dúvida, o trailer - com direito a bis no final e a lenda Arnold Schwarzenegger mandando mensagem especial ao Brasil - foi um dos pontos mais alto de todo o primeiro dia, que também teve a presença do ator Sean Astin - o Sam de 'O Senhor dos Anéis' - contando sobre a trilogia de Peter Jackson e uma celebração de 75 anos do Batman.

Durante o painel, soubemos que a sequência de 'Tartarugas Ninjas' contará com todos do elenco do primeiro filme retornando aos seus papéis, além da apresentação de novos projetos, como o filme 'Projeto Almanaque', que conta a história de um grupo de jovens que descobre instruções secretas para construir uma máquina do tempo.

PAINEL EM HOMENAGEM A 'CHAVES'

Edgar Vivár, o sr. Barriga do cult seriado 'Chaves', fez sua primeira aparição na CCXP - Comic Con Experience na tarde desta quinta (4), em um painel carregado de emoção por conta da morte de Roberto Gómez Bolaños, o criador da série, na última sexta (28/11).

O ator contou histórias de bastidores da série e compartilhou imagens de seu acervo pessoal.

Vivar chegou à caráter, vestido com um terno e portando a maleta utilizada nas gravações de 'Chaves'  e logo de cara, respondeu uma dúvida de longa data dos fãs: 
Ele recebeu algum dos meses de aluguel?

“Só recebi duas vezes. E com intervalos de cinco anos entre uma e outra”, disse o ator.

Edgar Vivár, o sr. Barriga do cult seriado 'Chaves', no painel da CCXP - Omelete
Logo depois, Vivár contou sobre as origens de 'Chaves', dizendo que  Roberto Gómez Bolaños, o criador da série, era criativo em uma agência de publicidade antes de criar o memorável personagem.

A criação da produção se deu com o auxílio de Ruben Aguirre, o professor Girafales, que trabalhava na televisão.

“Chaves era um projeto muito íntimo do Roberto”, contou Vivár.

Tão íntimo,  que Bolaños exigia o máximo dos atores e da equipe de produção: uma semana antes de gravarem, eles se reuniam par ler o roteiro e receber as direções de Bolaños.

Eles gravavam 4 programas por semana, sem ponto eletrônico, algo que os atores mexicanos não costumavam fazer.

Outra dúvida clássica dos fãs também foi sanada: 
Por acaso Vivár se machucou com algumas das inúmeras pancadas que o sr. Barriga recebida toda vez que entrava na vila?

“Todos os meus óculos quebraram”, respondeu o ator.

Em seguida, Vivár enumerou seus episódios favoritos de 'Chaves' - entre eles, um especial de Natal em que toda a vila vai comemorar a ceia na casa do sr. Barriga; e, claro, o lendário episódio em que todos vão para Acapulco.

Apesar de ser um de seus favoritos, o episódio de Acapulco deu trabalho.

“Gravar lá era horrível. Era muito quente!”, relembra o ator.

Por conta da temperatura e do suor, o bigode postiço do ator nunca colava em seu rosto.

Vivár também interpretava o filho do sr. Barriga, Nhonho, mas preferia viver o pai.

“Não gostava muito da peruca do Nhonho”, revelou ator - segundo ele, na época, poucas pessoas acreditavam que ele fazia ambos os papeis.

Em seguida, Vivár mostrou um vídeo exclusivo dos bastidores de 'Chaves', gravado por ele mesmo, com uma câmera própria.

Muitos momentos com os atores não só gravando, mas também curtindo fora do set, com imagens nos Estados Unidos, no Peru, e também atuando em apresentações ao vivo por toda a América Latina.

E porquê essas apresentações não ocorreram aqui?

"Porque nenhum dos atores falava português".

Houve a opção de que os dubladores gravassem o áudio, mas Bolaños vetou a ideia - não queria “enganar” o público - o eterno Chaves queria que todos os atores soubessem falar português para apresentar-se ao vivo aqui.

No Brasil, 'Chaves' começou a ser exibido dez anos depois do que no resto da América Latina, diz Vivár - e, mesmo assim, o sucesso foi enorme.

“Das primeiras vezes que vim, muitas pessoas achavam que o Chaves era brasileiro”.

Emocionado, Vivár disse que não faltam lembranças de tanto tempo gravando com Bolaños & cia.

“Agora, me conhecem como Edgar Vivár. Mas, por muito tempo, fui apenas o sr. Barriga. E todos se lembram com um sorriso. É nessas horas que se vê que valeu a pena fazer esse personagem.”

No fim, foi exibido um vídeo homenageando Bolaños, que emocionou a todos no palco.

Antes de irem embora, Vivár pediu para que todos ficassem mais um momento e finalizou:

Não fiquem tristes pela morte dele. Onde quer que ele esteja, está bem, e deixou muitos sorrisos no nosso rosto. Esse é o legado dele. O mundo precisa de mais sorrisos.”

Voltando à feira: quem estiver pensando em gastar é bom preparar o bolso: é possível encontrar produtos com preços baixos, mas são poucos.

Com o objetivo de trazer todos os produtos de fora e originais, tudo é bem caro: um simples chaveiro, por exemplo, custa em torno de R$ 40,00, mas é possível encontrar pechinchas e raridades.

Comic-Con Experience
Escudo do Capitão América destruído - como vimos no trailer de 'Vingadores:Era de Ultron ' também está lá - Cineclick
Como toda primeira vez, nem tudo saiu perfeito: as filas para os painéis causaram confusão, problemas com cadastros de convidados e imprensa e problemas de som no auditório principal são, apenas, alguns exemplos.

Mas quem for à Comic-Con Experience vai sair satisfeito com o que foi apresentado e com a sensação de estar fazendo história, pois marcar presença no primeiro evento dessa amplitude de cultura pop no Brasil não é parta qualquer um.

A CCXP já confirmou as estreias especiais de 'O Hobbit - A Batalha dos Cinco Exércitos' (com a presença de Richard Armitage, o Thorin) e 'Operação Big Hero 6', e o painel de 'Vingadores: Era de Ultron', entre outros.

Comic-Con Experience
O icônico batmóvel da bat série está exposto no stand da Warner - Cineclick
Entre os convidados estão Jason Momoa, Sean Astin, Lino Facioli, Rebecca Mader, Brad Dourif e Fiona Dourif, os quadrinistas Scott Snyder, Sean Murphy, Olivier Coipel e Klaus Janson, além do colecionador Joe Maddalena, David Brevik, o criador de 'Diablo'.

Está confirmada também uma arena de games X-Fire e-Sports, um concurso de cosplay, 146 quadrinistas brasileiros, uma homenagem a Maurício de Souza  e colecionáveis da Tamashii Nations e do Iron Studios.

Não é San Diego, mas vale a pena.

Textos base: 
Pedro Tritto - Cineclick
Bruno Silva - Omelete
Redação final e seleção de fotos:
Cláudio Nóvoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário